Plano de Aula

Plano de aula: Pontuação

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ponto de exclamação; de interrogação; final; letra maiúscula em início de frase

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar os sinais de exclamação, interrogação e ponto final dentro de cartas pessoais.

Materiais necessários: Computador conectado à internet, projetor multimídia, tela, quadro e cópias do texto.

Dificuldades antecipadas: Podem ocorrer questionamentos quanto à possibilidade de se utilizar distintos sinais de pontuação em uma mesma frase.

Referências sobre o assunto:

http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica (acesso em 06/10/2018).

http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario (acesso em 06/10/2018).

POSSENTI, Sírio. Aprendendo a escrever (re) escrevenedo. Brasília: MEC; Campinas: IEL/Unicamp 2005. (acessado em 02/10/2018)

https://gutennews.com.br (acesso em 06/10/2018).

Pontuação: a gramática da legibilidade” de Telma Weisz. Disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf (acesso em 06/10/2018).

https://www.netflix.com/watch/80243761?trackId=200257859 (vide observação abaixo)

Atenção, professor: No momento em que este plano está sendo escrito, encontra-se à disposição na Netflix um documentário intitulado “Explicando”. Ele aborda assuntos diversificados, de um modo rápido e bastante acessível. Um das opções ofertadas pelo documentário refere-se à pontuação e se chama “!”. Se for de seu interesse, assista-o, considerando as informações que possam enriquecer seus planos de aula.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique o que já sabem a respeito da pontuação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO