Plano de Aula

Plano de aula: Revisão e exercícios de fixação sobre pontuação

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cadê o ponto?

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

Materiais necessários:

Observação: Indicamos uma versão da Chapeuzinho Vermelho que está disponível na internet visando ampliar o acesso e, assim, o uso deste plano. No entanto, caso tenha disponibilidade, utilize versões impressas, tendo em vista que é uma história bem conhecida e popular (às vezes, até as crianças têm em casa e podem trazer para a aula). Uma versão que poderia ser utilizada é a de Charles Perrault, editada pela Companhia das Letrinhas.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em utilizar os pontos adequados, de acordo com o sentido solicitado, por não saber qual ponto usar (desconhecimento dos sinais de pontuação); confundir os aspectos gráficos dos sinais de pontuação (exclamação e interrogação em particular), utilizando-os de forma trocada, ainda que demonstrem conhecimento do sentido que determinada frase deveria ter.

Referências sobre o assunto: Fonte: “Como usar a pontuação para melhorar a compreensão de um texto”, Fundação Lemann, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n8HF8jxnBNY. Acesso em: 22 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: 1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA