Atividade - Jogo dos 5 erros da pontuação
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão e exercícios de fixação sobre pontuação
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cadê o ponto?
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.
Materiais necessários:
- Letra de texto escrito. (Texto da introdução: aqui. Fonte: “Chapeuzinho Vermelho”, Smart Kids, disponível em: https://www.google.com/url?q=https://www.smartkids.com.br/trabalho/contos-de-fadas-chapeuzinho-vermelho&sa=D&ust=1537634005908000&usg=AFQjCNHp9ZCqkhpTcE3GlJC2MVuOOcidpw. Acesso em: 22 de setembro de 2018.)
- Caixa pequena trazida pelo professor.
- Tesouras,
- Fitas para colar.
- Projetor ou quadro.
- Pincel ou giz.
- Modelo de atividade disponibilizado (Papéis para impressão - dinâmica de introdução aqui.
- Atividade realizada no desenvolvimento aqui.
- Resolução da atividade aqui. Fonte: “Colorir desenho pinte conforme a legenda”, Smart Kids, disponível em: https://www.smartkids.com.br/colorir/desenho-pinte-conforme-a-legenda. Acesso em: 22 de setembro de 2018.), lápis de cor.
Observação: Indicamos uma versão da Chapeuzinho Vermelho que está disponível na internet visando ampliar o acesso e, assim, o uso deste plano. No entanto, caso tenha disponibilidade, utilize versões impressas, tendo em vista que é uma história bem conhecida e popular (às vezes, até as crianças têm em casa e podem trazer para a aula). Uma versão que poderia ser utilizada é a de Charles Perrault, editada pela Companhia das Letrinhas.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em utilizar os pontos adequados, de acordo com o sentido solicitado, por não saber qual ponto usar (desconhecimento dos sinais de pontuação); confundir os aspectos gráficos dos sinais de pontuação (exclamação e interrogação em particular), utilizando-os de forma trocada, ainda que demonstrem conhecimento do sentido que determinada frase deveria ter.
Referências sobre o assunto: Fonte: “Como usar a pontuação para melhorar a compreensão de um texto”, Fundação Lemann, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n8HF8jxnBNY. Acesso em: 22 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: 1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA