Plano de Aula

Plano de aula: Revisão e exercícios de fixação sobre pontuação

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cadê o ponto?

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

Materiais necessários:

Observação: Indicamos uma versão da Chapeuzinho Vermelho que está disponível na internet visando ampliar o acesso e, assim, o uso deste plano. No entanto, caso tenha disponibilidade, utilize versões impressas, tendo em vista que é uma história bem conhecida e popular (às vezes, até as crianças têm em casa e podem trazer para a aula). Uma versão que poderia ser utilizada é a de Charles Perrault, editada pela Companhia das Letrinhas.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em utilizar os pontos adequados, de acordo com o sentido solicitado, por não saber qual ponto usar (desconhecimento dos sinais de pontuação); confundir os aspectos gráficos dos sinais de pontuação (exclamação e interrogação em particular), utilizando-os de forma trocada, ainda que demonstrem conhecimento do sentido que determinada frase deveria ter.

Referências sobre o assunto: Fonte: “Como usar a pontuação para melhorar a compreensão de um texto”, Fundação Lemann, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n8HF8jxnBNY. Acesso em: 22 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: 1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA