Plano de Aula

Plano de aula: As várias possibilidades de pontuação em uma mesma frase

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ponto de exclamação; de interrogação; final; letra maiúscula em início de frase

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é observar em pequenas frases a função e os efeitos de sentido dos pontos de interrogação, exclamação e final.

Materiais necessários: Computador conectado à internet, projetor multimídia, tela, quadro e cópias do texto.

Dificuldades antecipadas: Podem ocorrer questionamentos quanto à possibilidade de se utilizar distintos sinais de pontuação em uma mesma frase.

Referências sobre o assunto:

http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica (acesso em 06/10/2018).

http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario (acesso em 06/10/2018).

POSSENTI, Sírio. Aprendendo a escrever (re) escrevenedo. Brasília: MEC; Campinas: IEL/Unicamp 2005. (acessado em 02/10/2018)

https://gutennews.com.br (acesso em 06/10/2018).

Pontuação: a gramática da legibilidade” de Telma Weisz. Disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf (acesso em 06/10/2018).

https://www.netflix.com/watch/80243761?trackId=200257859 (vide observação abaixo)

NUNES, Lygia Bojunga.O bife e a pipoca in Tchau. Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 25 a 46.

Atenção, professor: No momento em que este plano está sendo escrito, encontra-se à disposição na Netflix um documentário intitulado “Explicando”. Ele aborda assuntos diversificados, de um modo rápido e bastante acessível. Um das opções ofertadas pelo documentário refere-se à pontuação e se chama “!”. Se for de seu interesse, assista-o, considerando as informações que possam enriquecer seus planos de aula.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique o que sabem a respeito da pontuação.