Plano de Aula

Plano de aula: Ponto de exclamação, interrogação e final em distintos suportes

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ponto de exclamação; de interrogação; final; letra maiúscula em início de frase

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar os pontos de exclamação, interrogação e final por meio de suportes formais e informais.

Materiais necessários: Computador conectado à internet, projetor multimídia, tela, quadro, caderno e cópias do texto.

Dificuldades antecipadas: Podem ocorrer questionamentos quanto à possibilidade de se utilizar distintos sinais de pontuação em uma mesma frase.

Atenção, professor: A mensagem instantânea é um gênero de texto muito comum no cotidiano dos alunos e pode ser explorado na sala de aula. Esse gênero se caracteriza por apresentar diferentes elementos semióticos, como imagens (emojis, gifs, fotos, vídeos, sons (mensagem áudio) e escrita (mensagem de texto), suprimir alguns elementos como alguns fonemas e alguns sinais de pontuação que, em alguns casos, são substituídos pelos elementos semióticos ou ainda assumem outras funções no enunciado, compondo por exemplo, imagens chamadas de emoticons. Para saber mais sobre gêneros como esse, recomendamos que você leia:

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 13-67.

Referências sobre o assunto:

PAULINA, Iraci. Gramática sem decoreba. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba (acesso em 22/10/2018)

PEREIRA, Cilene da C. Lexicon - Gramática Básica do Português Contemporâneo. Disponível em: http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica (acesso em 06/10/2018).

POSSENTI, Sírio. Aprendendo a escrever (re) escrevendo. Brasília: MEC. Campinas: IEL/Unicamp 2005.

SILVA, Anderson C. A pontuação e a constituição de sentidos: um estudo dialógico em texto midiático impresso. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a05.pdf (acesso em 03/10/2018)

VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario (acesso em 06/10/2018).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique rapidamente o que já sabem a respeito do ponto final, de exclamação e interrogação.

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