13955
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Agrupamento de palavras com a mesma letra inicial

POR: Heloísa Jordão, Tania Rios 03/12/2018
Código: LPO1_02ATS03

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Agrupamento de palavras com a mesma letra inicial

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Materiais necessários: Impressão das cartas do jogo. É interessante imprimir as cartas em papel mais resistente e, se possível, plastificá-las para que possam resistir a várias rodadas.

Dificuldades antecipadas: Como muitas crianças no início da alfabetização não decodificam palavras, é preciso contar com um leitor experiente para ler e explicar as regras do jogo. No baralho, há frutas de diversos cantos do Brasil e do mundo, por isso é necessário que alguém leia para elas. Além disso, podem ter dificuldade de lidar com as regras do jogo, caso as desconheçam.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Antes da aula, imprima as cartas do Mico das Frutas, disponível no material complementar.
  • Leia as regras do jogo e tente antecipar como ele funciona, para se preparar para as dúvidas das crianças.
  • Convide as crianças a jogar o Mico das Frutas e divida a turma em quartetos.
  • Organize baralhos suficientes para que todos possam jogar: um conjunto para cada quarteto.
  • Num envelope, distribua as cartas e o breve texto contendo as regras do jogo.
  • Antes de iniciar o jogo, mostre as cartas para as crianças e explore o conteúdo delas: no centro há uma fotografia; no lado esquerdo acima, há uma letra; abaixo o nome da fruta. Há 14 pares de frutas no baralho e somente uma carta com a imagem do mico.
  • Leia o objetivo do jogo: formar o maior números de pares e não terminar com o mico na mão. Explique que, nesse jogo, se forma um par quando se tem duas frutas que começam com a mesma letra.
  • Leia as regras e forneça as explicações necessárias sobre como jogar. As regras são:
  • Embaralhe e distribua todas as cartas. Uma ou mais pessoas poderão receber uma carta a menos que as demais.
  • Antes de iniciar a partida, todos os participantes devem verificar se têm pares, formá-los e colocá-los na mesa à sua frente.
  • O primeiro jogador deverá pegar uma das cartas na mão de quem estiver à sua esquerda, sem olhar a figura. Se formar algum par, deverá colocá-lo na mesa, junto com outros pares já formados.
  • O jogo continua com cada jogador retirando uma carta por vez de quem estiver à esquerda.
  • O jogo termina quando sobrar apenas o mico com um dos jogadores. Quem conseguir formar o maior número de pares será o vencedor.
  • Você pode fazer o jogo uma vez com um grupo e todos assistindo, para treinarem e tirarem dúvidas.

Material complementar:

Clique aqui para acessar as cartas do Mico das Frutas.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Decida com a turma quem vai distribuir as cartas e quem vai começar o jogo.
  • Acompanhe os grupos, observando se estão cumprindo as regras e se conseguem negociar e interagir adequadamente. Dê dicas para as crianças que estão com dificuldades de encontrar os pares.
  • Faça pelo menos duas rodadas para que aprendam as regras e possam jogar em momentos de recreação, por exemplo.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Ao final, organize uma roda de conversa. Pegue um baralho e, junto com as crianças, forme os pares. Chame a atenção para as letras iniciais dos nomes das frutas.
  • Por fim, peça que observem o cartaz do pomar de A a Z. Pergunte: Há alguma fruta que apareceu no Mico das Frutas e não fazia parte da coleção? Converse sobre os achados e, se necessário, complemente o cartaz.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Heloísa Jordão / Tania Rios
Título da aula: Agrupamento de palavras com a mesma letra inicial
Finalidade da aula: Identificar letra inicial de palavras e agrupá-las por meio de jogo
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia; conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP10, EF01LP09, EF01LP02
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes