Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
Materiais necessários: Impressão das cartas do jogo. É interessante imprimir as cartas em papel mais resistente e, se possível, plastificá-las para que possam resistir a várias rodadas.
Dificuldades antecipadas: Como muitas crianças no início da alfabetização não decodificam palavras, é preciso contar com um leitor experiente para ler e explicar as regras do jogo. No baralho, há frutas de diversos cantos do Brasil e do mundo, por isso é necessário que alguém leia para elas. Além disso, podem ter dificuldade de lidar com as regras do jogo, caso as desconheçam.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Antes da aula, imprima as cartas do Mico das Frutas, disponível no material complementar.
- Leia as regras do jogo e tente antecipar como ele funciona, para se preparar para as dúvidas das crianças.
- Convide as crianças a jogar o Mico das Frutas e divida a turma em quartetos.
- Organize baralhos suficientes para que todos possam jogar: um conjunto para cada quarteto.
- Num envelope, distribua as cartas e o breve texto contendo as regras do jogo.
- Antes de iniciar o jogo, mostre as cartas para as crianças e explore o conteúdo delas: no centro há uma fotografia; no lado esquerdo acima, há uma letra; abaixo o nome da fruta. Há 14 pares de frutas no baralho e somente uma carta com a imagem do mico.
- Leia o objetivo do jogo: formar o maior números de pares e não terminar com o mico na mão. Explique que, nesse jogo, se forma um par quando se tem duas frutas que começam com a mesma letra.
- Leia as regras e forneça as explicações necessárias sobre como jogar. As regras são:
- Embaralhe e distribua todas as cartas. Uma ou mais pessoas poderão receber uma carta a menos que as demais.
- Antes de iniciar a partida, todos os participantes devem verificar se têm pares, formá-los e colocá-los na mesa à sua frente.
- O primeiro jogador deverá pegar uma das cartas na mão de quem estiver à sua esquerda, sem olhar a figura. Se formar algum par, deverá colocá-lo na mesa, junto com outros pares já formados.
- O jogo continua com cada jogador retirando uma carta por vez de quem estiver à esquerda.
- O jogo termina quando sobrar apenas o mico com um dos jogadores. Quem conseguir formar o maior número de pares será o vencedor.
- Você pode fazer o jogo uma vez com um grupo e todos assistindo, para treinarem e tirarem dúvidas.
Material complementar:
Clique aqui para acessar as cartas do Mico das Frutas.
Clique aqui para acessar as regras do Mico da Frutas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Decida com a turma quem vai distribuir as cartas e quem vai começar o jogo.
- Acompanhe os grupos, observando se estão cumprindo as regras e se conseguem negociar e interagir adequadamente. Dê dicas para as crianças que estão com dificuldades de encontrar os pares.
- Faça pelo menos duas rodadas para que aprendam as regras e possam jogar em momentos de recreação, por exemplo.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Ao final, organize uma roda de conversa. Pegue um baralho e, junto com as crianças, forme os pares. Chame a atenção para as letras iniciais dos nomes das frutas.
- Por fim, peça que observem o cartaz do pomar de A a Z. Pergunte: Há alguma fruta que apareceu no Mico das Frutas e não fazia parte da coleção? Converse sobre os achados e, se necessário, complemente o cartaz.