Ensino Fundamental: 7 jogos de Matemática para usar com a sua turma

Atividades fazem parte de propostas de planos de aula alinhadas à BNCC

POR:
Ana Paula Bimbati
Foto: Getty Image

A Matemática é temida por muitos alunos. Mas, o que talvez, nem todo mundo deve saber, é que existem caminhos para mudar essa percepção dos estudantes. Uma forma, por exemplo, de engajar a turma e promover uma aprendizagem mais participativa é usando jogos.

Pesquisar planos de aula para usar a distância

Com os jogos, o professor pode dar um sentido mais sentido para o processo de ensino e aprendizagem. Para te ajudar nisso, NOVA ESCOLA selecionou 7 planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que sugerem uso de jogos em diferentes conteúdos. Vale destacar que, por conta da pandemia de coronavírus, os planos de aula estão trazendo também sugestões de como adaptá-los para uso em casa (saiba mais aqui).

Conheça abaixo:

Jogo de Trilha: construção de sequência numérica
Para os alunos do 1º ano do Fundamental, a proposta do jogo é trabalhar a reflexão e produção da escrita de números na sequência númerica. A brincadeira envolve a habilidade (EF01MA04) prevista na Base de contar a quantidade de objetos de até 100 unidades e apresentar o resultado por registro verbais e simbólicos.

Jogo das 10 cartas
Trabalhar a construção de sequências usando as ordens crescente e decrescente dos números é o objetivo do jogo das 10 cartas. Essa também é uma forma de abordar a unidade temática de Álgebra com os alunos.

Boliche para adição, subtração e multiplicação
Uma das propostas da BNCC é desenvolver nos alunos estratégias não convencionais de cálculo. Neste plano de aula, você pode entender como o boliche se aplica nesse contexto e poder levar a brincadeira para a sua turma.

Jogo “tapão da tabuada”
Que tal inovar ao falar sobre tabuada e multiplicação com a turma? O “tapão da tabuada” é uma ótima ideia para levar para sala de aula e desenvolver com os alunos a fluência na multiplicação.

Jogo mais ou menos
Nesta proposta, a ideia é desenvolver a habilidade de resolução e elaboração de problemas que envolvam operações com números inteiros. O objetivo é que durante o jogo, os alunos criem estratégias mentais de solução.

Jogo da velha das dízimas periódicas
Você já deve ter brincado de jogo da velha em algum momento da sua infância, não é mesmo? Mas duvido que você tenha brincado disso pensando em dízimas periódicas. Esse é o objetivo do jogo da velha deste plano de aula: reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

Jogo da memória
Para os alunos do 9º ano, o objetivo do jogo é que a turma compreenda os números e como eles são em notação científica. O conteúdo faz parte da unidade temática dos números.

Tags

Guias

Tags

Guias