Atividade para impressão - Folha de reescrita
Plano de Aula
Plano de aula: O projeto “Árvore de haicai” - III
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de textos
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor. Papel, lápis e caneta. Cópia das folhas para reescrita. Fotografia/imagem usada. Primeira versão da produção de haicais finalizada. Galhos secos de árvores ou galhos de bambu para montar árvore, balde ou latas com areia/terra. Pequenos papéis coloridos onde a versão final dos poemas será redigida. Fitas de cetim ou fitilho coloridos.
É importante que a árvore esteja montada antes do início da aula, para que os alunos apenas fixem os poemas na versão final. Os papéis coloridos também devem estar cortados, furados. Combine com os alunos previamente, se possível, um dia para a “montagem” da árvore.
Caso não seja possível fazer uma árvore de Tanabata com pedaços de galhos ou de bambu, podem-se usar troncos e galhos desenhados em cartazes e cartolinas. Afixe esses galhos na parede e faça dos haicais as folhas. Nesse caso, os papéis em que o versão final dos haicais será escrita podem ser cortadas em formatos de folhas.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer as eventuais falhas apontadas pelo professor e alterá-las de forma autônoma.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas - disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1 - acesso em: 18 out 2018
Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
Seabra, C. in: https://cseabra.wordpress.com/haicais/ - acesso em 18 out 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que esta aula será dedicada à revisão e reescrita dos haicais.
- Antes da aula iniciar, é importante que a árvore em que os papéis serão colocados esteja pronta. Para isso, há algumas alternativas:
- Consiga galhos de bambus (com folhas) e fixe-os em um balde/lata com areia/terra. Podem-se fazer dois galhos por sala, sendo um para os haicais tradicionais e outro para as paródias.
- Caso não seja possível com os galhos de bambu, galhos secos de árvores podem fazer o mesmo papel. Nesse caso, coloque-os nos baldes ou latas da mesma forma. Caso deseje, decore com flores de papel crepom.
- Se houver uma árvore num jardim ou canteiro na escola, pode-se adotar esta árvore para o projeto. Neste caso, considere a possibilidade de a chuva estragar o trabalho dos alunos.
- Há a possibilidade de criar uma árvore num cartaz e colocar no mural, transformando os papéis coloridos em folhas.
- É tradição, no festival da Tanabata, que se enfeitem as árvores antes de pendurar os pedidos. Como esse projeto é uma adaptação da ideia, não há a necessidade de seguir à risca a tradição; contudo, caso julgue pertinente, podem-se fazer os enfeites com os alunos e colocá-los nas árvores. Veja vídeo com sugestões aqui: <https://www.youtube.com/watch?v=476pi4ogLD4&t=358s>. Para isso, organize o trabalho com os alunos antes desta aula.
- Escolha um local adequado no colégio para a exposição dessa árvore. Neste lugar, coloque também o QR code com a apresentação feita na aula 3 desta sequência e os links com os vídeos gravados durante os módulos de oralidade.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos a primeira versão dos textos corrigida.
- Projete o quadro de critérios e explique aos alunos como a correção foi feita, quadro por quadro.
- Aborde com eles os principais aspectos positivos que apareceram nessa produção. Se for possível, ressalte as ideias mais originais.
- Oriente-os quanto às possíveis falhas que possam surgir. Anote-as, de forma genérica, no quadro. Exemplo: cuidado com a escolha do kigô. A linguagem deve ser mais sucinta, ou fique atento ao excesso de informação.
Introdução
Orientações:
- Projete o quadro de critérios e explique aos alunos como a correção foi feita, quadro por quadro.
- Aborde com eles os principais aspectos positivos que apareceram nessa produção. Se for possível, ressalte as ideias mais originais.
- Oriente-os quanto às possíveis falhas que possam surgir. Anote-as, de forma genérica, no quadro. Exemplo: paráfrase do conto ao invés de paródia. A linguagem deve ser mais sucinta, ou fique atento ao excesso de informação.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos para observarem o texto corrigido, com seus apontamentos, e reescreverem procurando sanar as dúvidas. Para isso, dê a eles novas folhas.
- Oriente-os, após a reescrita, a trocar a produção com um colega e a fazer o trabalho de revisor: Ele será o revisor do texto do colega e vice-versa.
- O revisor deverá ler a produção original, os apontamentos feitos na correção e a versão reescrita. Depois, deverá apontar se a versão reescrita contempla as alterações orientadas na correção e, caso julgue necessário, sugerir mais alguma.
- Durante esse processo, circule pela sala auxiliando os alunos. À medida que forem terminando a reescrita e a revisão, verifique se as produções atendem ao esperado e peça para que eles passem a limpo nos papéis previamente recortados.
Materiais complementares:
Para acessar a folha de produção, acesse aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Assim que todos os alunos estiverem com seus poemas transcritos para o papel, peça para que eles pendurem os poemas nas respectivas árvores (paródia e tradicional).
- Oriente-os a pendurar, abaixo do haicai tradicional, a imagem que serviu como fonte inspiradora/disparadora daquele poema.
- Feito isso, reúna todos os alunos ao redor das árvores para que eles possam ler os poemas dos colegas e fazer comentários.
- Finalize a aula pedindo para que eles compartilhem as impressões sobre a experiência. Ouça e faça a mediação das falas dos colegas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
No mesmo arquivo (vídeo ou áudio), peça que os alunos resgatem o texto produzido na aula anterior (de acordo com as orientações do plano disponível aqui) e diga a eles que a aula será dedicada à revisão do texto já produzido. Nas orientações do plano, é pedido que o professor faça antecipadamente uma árvore para que os alunos, ao final da aula, colem os seus poemas. Neste caso, considerando o isolamento social, seria interessante pensar em outra estratégia para substituir a árvore: a criação de link e/ou QR code para o acesso ao texto, por exemplo (para isso, observe o tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos, por meio de foto pelo canal de comunicação mais acessível a todos ou da maneira que julgar mais adequado, a grade de correção presente nos slides de Introdução. Logo após a foto, envie um arquivo (vídeo ou áudio) e peça que os alunos resgatem o texto produzido na aula anterior (disponível aqui), comentando os principais problemas encontrados durante a produção textual para que sejam corrigidos.
Desenvolvimento
No mesmo arquivo de áudio ou vídeo, peça que os alunos reescrevam seus textos e, se possível, enviem a um colega para que ele dê dicas e ajude na reescrita. Oriente-os ainda que, quando acabarem de reescrever, compartilhem os textos com o professor por meio de um link e/ou QR code (para isso, observe o tutorial de criação de QR code já citado), que pode ser enviado por e-mail ou como foto em alguma rede social.
Fechamento
Quando todos os alunos tiveram mandado o QR code de acesso ao poema, disponibilize, por meio de mensagem de texto (no WhatsApp, por exemplo), os links dos poemas para que todos consigam ter acesso eletrônico aos textos produzidos. Sugira que os alunos divulgem os links em redes sociais e grupos de WhatsApp.
Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para ler os textos produzidos pelos colegas de classe. Além disso, a família pode auxiliar na revisão do texto, dando opiniões e dicas para que o poema se torne mais acessível ao público em geral.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O projeto “Árvore de haicai” - III
Finalidade da aula: Revisar textos feitos previamente, fazendo as alterações necessárias e/ou apontadas pelo professor. Montar a árvore com a versão final dos poemas.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre textos.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP36
Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.