Atividade para impressão - Folha de reescrita
Plano de Aula
Plano de aula: O projeto “Árvore de haicai” - III
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de textos
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor. Papel, lápis e caneta. Cópia das folhas para reescrita. Fotografia/imagem usada. Primeira versão da produção de haicais finalizada. Galhos secos de árvores ou galhos de bambu para montar árvore, balde ou latas com areia/terra. Pequenos papéis coloridos onde a versão final dos poemas será redigida. Fitas de cetim ou fitilho coloridos.
É importante que a árvore esteja montada antes do início da aula, para que os alunos apenas fixem os poemas na versão final. Os papéis coloridos também devem estar cortados, furados. Combine com os alunos previamente, se possível, um dia para a “montagem” da árvore.
Caso não seja possível fazer uma árvore de Tanabata com pedaços de galhos ou de bambu, podem-se usar troncos e galhos desenhados em cartazes e cartolinas. Afixe esses galhos na parede e faça dos haicais as folhas. Nesse caso, os papéis em que o versão final dos haicais será escrita podem ser cortadas em formatos de folhas.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer as eventuais falhas apontadas pelo professor e alterá-las de forma autônoma.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas - disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1 - acesso em: 18 out 2018
Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
Seabra, C. in: https://cseabra.wordpress.com/haicais/ - acesso em 18 out 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que esta aula será dedicada à revisão e reescrita dos haicais.
- Antes da aula iniciar, é importante que a árvore em que os papéis serão colocados esteja pronta. Para isso, há algumas alternativas:
- Consiga galhos de bambus (com folhas) e fixe-os em um balde/lata com areia/terra. Podem-se fazer dois galhos por sala, sendo um para os haicais tradicionais e outro para as paródias.
- Caso não seja possível com os galhos de bambu, galhos secos de árvores podem fazer o mesmo papel. Nesse caso, coloque-os nos baldes ou latas da mesma forma. Caso deseje, decore com flores de papel crepom.
- Se houver uma árvore num jardim ou canteiro na escola, pode-se adotar esta árvore para o projeto. Neste caso, considere a possibilidade de a chuva estragar o trabalho dos alunos.
- Há a possibilidade de criar uma árvore num cartaz e colocar no mural, transformando os papéis coloridos em folhas.
- É tradição, no festival da Tanabata, que se enfeitem as árvores antes de pendurar os pedidos. Como esse projeto é uma adaptação da ideia, não há a necessidade de seguir à risca a tradição; contudo, caso julgue pertinente, podem-se fazer os enfeites com os alunos e colocá-los nas árvores. Veja vídeo com sugestões aqui: <https://www.youtube.com/watch?v=476pi4ogLD4&t=358s>. Para isso, organize o trabalho com os alunos antes desta aula.
- Escolha um local adequado no colégio para a exposição dessa árvore. Neste lugar, coloque também o QR code com a apresentação feita na aula 3 desta sequência e os links com os vídeos gravados durante os módulos de oralidade.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO