Plano de Aula

Plano de aula: Leitura de haicais: japoneses x brasileiros

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há a narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Projetor, computador com acesso à internet, cópia das coletâneas para o desenvolvimento das aulas. Essa aula adota a metodologia de rotações por estações de aprendizagem. Para agilizar o processo, organize a sala em 3 estações diferentes antes do início da aula. Caso a sala seja numerosa, é possível fazer mais de uma estação da mesma atividade e dividir a sala em grupos menores. O ideal seria em três ou quatro alunos por grupo, para que eles possam discutir as nuances do poema. Essa aula pressupõe que os alunos sejam capazes de reconhecer as seguintes figuras de linguagem: personificação, metonímia, antítese e metáfora. Caso esse pré-requisito não seja cumprido, pode-se optar por uma pesquisa prévia ou por antecipar o conceito em uma aula anterior a essa.

Dificuldades antecipadas: Comparar os poemas percebendo as nuances de diferenças temáticas e de abordagens. Para auxiliar na atividade comparativa, haverá uma atividade de com uma tabela cujo objetivo é anotar, de forma direcionada, características dos grupos de poema facilitará essa comparação.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 05 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e suas teorias. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: . Acesso em: set. 2018.

FRANCHETTI, P. O Haicai no Brasil. Alea - estudos neolatinos. Rio de Janeiro, vol.10 no.2. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007>. Acesso em: 24 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.

Revista Metamorfosis. Introdução ao Haicai. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e leia a temática para os alunos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos