Atividade para impressão - Coletânea de haicais
Coletânea de haicais
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixas de som, fotocópia dos haicais selecionados e disponíveis no material complementar, “guia sobre o haicai” previamente criado com os alunos (item válido se estiver seguindo a sequência de aulas), lápis, caderno ou folhas em branco. Alternativa para falta de internet: impressão das imagens retiradas do vídeo.
Para o desenvolvimento dessa aula, será necessário imprimir os poemas da coletânea presente no material complementar e recortar os versos de forma que eles fiquem separados uns dos outros, desconstruindo os poemas. O objetivo da atividade realizada no desenvolvimento é propor aos alunos que remontem os poemas pensando na relação entre os versos : situação - ação - transformação.
Dificuldades antecipadas: Perceber que o haicai não é apenas um texto com três linhas, mas que existe uma proposição estrutural planejada, com apresentação de uma situação inicial, rompida pelo último verso. Para isso, recomenda-se foco na discussão sobre os haicais visuais que fazem parte da introdução da aula.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Observação: A aula tem seu enfoque na relação entre os versos, o haicai é um poema que retrata um momento visto pelo poeta. Seus versos apresentam justaposição: uma situação, uma ação e uma transformação. Para o desenvolvimento dessa aula, será necessário imprimir os poemas da coletânea presente no material complementar e recortar os versos de forma que eles fiquem separados uns dos outros, desconstruindo os poemas.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Acesse material para impressão aqui.
Orientações:
Fonte dos poemas: Bashô, disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/?p=1969>. Acesso em: 28 out. 2018.
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Material Complementar:
Caso haja tempo disponível, projete para os alunos um trecho desse vídeo. Precisamente dos 4´25 até 5´47. Não projete o vídeo todo. Um trecho anterior a esse será parte fundamental da próxima aula da sequência.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Pergunte a eles se, para ser um haicai, o poema precisa apenas ter 3 versos. Peça que os alunos, em um breve período de tempo, enviem as suas impressões pelo WhatsApp. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
Envie aos alunos o vídeo disponível no slide Introdução (ou disponibilize o link) e peça, por meio de um áudio, que eles comparem-no com um haicai. Pelo áudio, levente os questionamentos presentes nas instruções da aula, de modo que os alunos comparem as imagens do vídeo com a estrutura de um haicai. Oriente-os a enviar as suas respostas pelo WhatsApp ou e-mail.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, oriente que os alunos se organizem em grupos, criando um grupo no WhastApp onde poderão discutir colaborativamente. Entregue para cada grupo as coletâneas disponíveis em Material complementar, pedindo que eles organizem os versos (que devem estar embaralhados) na ordem que julgarem mais adequada. Peça que um aluno de cada grupo envie as suas respostas a todos da turma. Se possível, marque um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, no qual os grupos poderão apresentar as suas respostas e discutir as suas escolhas, comparando-as com as escolhas dos outros grupos. Disponibilize, no final, os haicais originais para que eles comparem com os seus.
Fechamento
Por meio de áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos retomem a questão inicial da aula e respondam, de acordo com as conclusões que fizeram a partir desta aula, se um texto apenas precisa ter 3 versos para ser um haicai. Peça que eles respondam pelo grupo de WhatsApp da turma ao qual todos tenham acesso.
Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório de haicais dos alunos. Convide-os a apreciar os poemas do Grêmio Haicai-Ipê, disponíveis aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A estrutura composicional do haicai
Finalidade da aula: Entrar em contato com a estrutura do haicai percebendo o efeito de sentido e função de cada verso, (situação-ação-transformação).
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/figuras de linguagem.
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48, EF89LP37
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixas de som, fotocópia dos haicais selecionados e disponíveis no material complementar, “guia sobre o haicai” previamente criado com os alunos (item válido se estiver seguindo a sequência de aulas), lápis, caderno ou folhas em branco. Alternativa para falta de internet: impressão das imagens retiradas do vídeo.
Para o desenvolvimento dessa aula, será necessário imprimir os poemas da coletânea presente no material complementar e recortar os versos de forma que eles fiquem separados uns dos outros, desconstruindo os poemas. O objetivo da atividade realizada no desenvolvimento é propor aos alunos que remontem os poemas pensando na relação entre os versos : situação - ação - transformação.
Dificuldades antecipadas: Perceber que o haicai não é apenas um texto com três linhas, mas que existe uma proposição estrutural planejada, com apresentação de uma situação inicial, rompida pelo último verso. Para isso, recomenda-se foco na discussão sobre os haicais visuais que fazem parte da introdução da aula.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: