Plano de Aula

Plano de aula: A estrutura composicional do haicai

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixas de som, fotocópia dos haicais selecionados e disponíveis no material complementar, “guia sobre o haicai” previamente criado com os alunos (item válido se estiver seguindo a sequência de aulas), lápis, caderno ou folhas em branco. Alternativa para falta de internet: impressão das imagens retiradas do vídeo.

Para o desenvolvimento dessa aula, será necessário imprimir os poemas da coletânea presente no material complementar e recortar os versos de forma que eles fiquem separados uns dos outros, desconstruindo os poemas. O objetivo da atividade realizada no desenvolvimento é propor aos alunos que remontem os poemas pensando na relação entre os versos : situação - ação - transformação.

Dificuldades antecipadas: Perceber que o haicai não é apenas um texto com três linhas, mas que existe uma proposição estrutural planejada, com apresentação de uma situação inicial, rompida pelo último verso. Para isso, recomenda-se foco na discussão sobre os haicais visuais que fazem parte da introdução da aula.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.

Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Projete a pergunta no quadro e questione os alunos: Para escrever um haicai, é preciso escrever somente três versos? O objetivo dessa pergunta é que os alunos reflitam sobre os aspectos que podem definir se um texto é (ou não) um haicai. Se apenas a quantidade de versos ou se há a estrutura do poema deve ser levado em consideração. Ao serem questionados sobre esse aspecto, os alunos irão “aguçar” o olhar para os versos do haicai, e, ao longo da aula, observarão como esses versos se relacionam.
  • Ouça a resposta dos alunos e não faça nenhuma interferência, diga a eles que voltarão a essa questão no final da aula. É importante não fazer nenhuma interferência para que eles sejam provocados a formular as hipóteses e comprová-las (ou refutá-las) durante a aula. Ao final da aula, esse questionamento será retomado e, se necessário, será possível fazer inferências.

Observação: A aula tem seu enfoque na relação entre os versos, o haicai é um poema que retrata um momento visto pelo poeta. Seus versos apresentam justaposição: uma situação, uma ação e uma transformação. Para o desenvolvimento dessa aula, será necessário imprimir os poemas da coletânea presente no material complementar e recortar os versos de forma que eles fiquem separados uns dos outros, desconstruindo os poemas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos