Orientações para trabalho digital
Orientações para trabalho digital
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Cópias da coletânea de poemas (ou projeção da coletânea), computador ou tablet com acesso à internet, celular com câmera fotográfica ou câmera fotográfica. Impressora. Pode ser necessário cabo para transferência das fotos da câmera para o computador.
Alternativa para a falta de internet, computador e câmera fotográfica: lápis de desenho e folha sulfite/papel canson.
Dificuldades antecipadas: Ler e compreender haicais previamente selecionados interagindo com o espaço escolar para exercitar o olhar poético para as mínimas situações. Para sensibilizar os meninos, é possível guiar a leitura para que eles percebam como o haicai retrata aspectos simples, ligados à natureza e a fatos cotidianos.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista Brasileira de Haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ - Acesso em: 13/8/2018.
GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Revista Prosa, Verso e Arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ - Acesso em: 13/8/2018.
Sumaúma Haicai: http://www.sumauma.net/ - Acesso em: 13/8/2018.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Fonte dos poemas
Leminski, P. - disponível em: https://kakinet.com/caqui/leminsha.htm - Acesso em: 13 de agosto de 2018.
Onitsura. - disponível em: https://kakinet.com/caqui/antojapp.shtml - Acesso em: 13 de agosto de 2018.
Clement, R. - disponível em: ttp://www.sumauma.net/haicai/haiku_2012.pdf -Acesso em: 13 de agosto de 2018.
Shiki - disponível em: https://kakinet.com/caqui/antojapi.shtml - Acesso em: 13 de agosto de 2018.
Materiais complementares:
Se desejar ampliar/alterar a coletânea, consulte os materiais abaixo:
Caqui: Revista Brasileira de Haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ - Acesso em: 13/8/2018.
GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Revista Prosa, Verso e Arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ - Acesso em: 13/8/2018.
Sumaúma Haicai: http://www.sumauma.net/ - Acesso: em 13/8/2018.
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse orientações complementares para a construção da apresentação. Clique aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, questionando o que é um “olhar poético”. Peça que os alunos respondam por um meio de comunicação mais acessível a ales (WhatsApp, por exemplo). Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
Disponibilize aos alunos, por e-mail ou pelo canal mais acessível, os haicais presentes no slide de Introdução. Com um áudio ou por um pequeno vídeo que deve ser enviado junto com os textos, peça que os alunos respondam às perguntas sugeridas (veja no plano de aula, no slide de Introdução) via mensagem de texto, pelo mesmo canal em que as atividades foram disponibilizadas aos alunos.
Desenvolvimento
Lidos os poemas e respondidas as questões, por meio de um novo vídeo, áudio ou mensagem de texto, faça a comanda para que o aluno procure, em sua casa (no plano original pede-se que seja procurado na escola, o que é inviável em tempos de isolamento social), cenas que dialoguem com os poemas lidos. Deve ser orientado também, no mesmo arquivo, que os alunos registrem essas cenas por meio de fotos (ou desenhos) e que essas imagens sejam compartilhadas com o professor (observe a sugestão do plano original, com tutorial sobre os aplicativos Sway, Google Apresentações e Canvas).
Fechamento
Quando todos os alunos estiverem mandando suas imagens, peça, por meio de um áudio ou mensagem de texto, que eles as compartilhem (junto com o haicai que os inspirou a escolher a imagem) pelo canal de comunicação mais acessível a todos, para que os outros alunos tenham acesso às atividades produzidas. Ainda na mesma orientação, peça que os alunos relatem como foi a experiência, de acordo com as orientações presentes no slide Fechamento. Para isso, sugere-se que seja estipulado um prazo para a entrega.
Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para encontrar, em casa e na vida cotidiana, a presença de elementos poéticos: o voo de um pássaro, o pouso de uma borboleta, o brilho do sol, o nascer do dia etc. Trata-se de uma maneira de perceber que a poesia está presente em todos os lugares, não só em textos verbais.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Leitura de haicais
Finalidade da aula: Ler e compreender haicais previamente selecionados interagindo com o espaço escolar para exercitar o olhar poético para as mínimas situações.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de leitura - apreciação e réplica
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP33
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Cópias da coletânea de poemas (ou projeção da coletânea), computador ou tablet com acesso à internet, celular com câmera fotográfica ou câmera fotográfica. Impressora. Pode ser necessário cabo para transferência das fotos da câmera para o computador.
Alternativa para a falta de internet, computador e câmera fotográfica: lápis de desenho e folha sulfite/papel canson.
Dificuldades antecipadas: Ler e compreender haicais previamente selecionados interagindo com o espaço escolar para exercitar o olhar poético para as mínimas situações. Para sensibilizar os meninos, é possível guiar a leitura para que eles percebam como o haicai retrata aspectos simples, ligados à natureza e a fatos cotidianos.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista Brasileira de Haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ - Acesso em: 13/8/2018.
GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Revista Prosa, Verso e Arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ - Acesso em: 13/8/2018.
Sumaúma Haicai: http://www.sumauma.net/ - Acesso em: 13/8/2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: