Plano de Aula
Plano de aula: Haicai e a natureza - declamação de poemas
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computadores, tabets ou celulares com acesso à internet e caixa de som. Alternativa para ausência de internet: CD ou arquivo em MP3 de trechos da peça “As quatro estações”, de Vivaldi e cópias de vários haicais com kigô das quatro estações, para que os alunos possam selecionar, dentre esses, os haicais que serão declamados.
Para esse caso, recomenda-se a impressão dos haicais presentes na revista Kaki, disponível em: <https://kakinet.com/antologia/>. Acesso em: 5 set. 2018.
Como esta é uma aula que envolve música clássica, caso haja professor de música no colégio, é possível envolvê-lo no projeto e unir as duas disciplinas.
Sugere-se uma pesquisa prévia sobre o compositor Vivaldi, sua biografia e principais obras. Essa pesquisa pode ser impressa ou escrita no caderno e serve como ponto de partida para a introdução desta aula.
Dificuldades antecipadas: Encontrar e avaliar haicais em fontes confiáveis de pesquisa. Diferenciar haicais de poemas que não são do gênero. Para superá-las a orientação do professor durante o processo de pesquisa será fundamental.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. Disponível em:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance: Imagens poéticas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out 2018.
SEABRA, C. Haicais. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete o slide e pergunte aos alunos qual a relação que eles podem estabelecer entre as quatro estações e o haicai. Espera-se que eles digam que o haicai aborda a natureza e que apresenta o kigô, palavra temática que faz referência a uma estação do ano.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos o que eles pesquisaram sobre Vivaldi, ouça as informações que eles trazem e complemente-as, se preciso: Vivaldi nasceu em Veneza em 1678 e morreu em Viena em 1741, ele era compositor e violinista, dentre suas composições estão “As Quatro Estações”, um conjunto de quatro concertos para violinos escritos por volta de 1720. Cada composição traz a essência da estação que representa.
- Toque um pequeno trecho de cada uma das composições para apreciação (e reconhecimento) dos meninos. Recomenda-se um minuto de cada uma delas (disponível nos materiais complementares).
- Diga que eles irão realizar um trabalho que usará as composições de Vivaldi como música de fundo para haicais declamados. A proposta é que eles gravem um vídeo com a declamação e que eles terão 3 aulas para trabalhar no projeto. Esse vídeo poderá será exposto aos alunos numa mostra sobre haicai, a ser organizada no final da sequência sobre haicais e, também, disponibilizado num canal do youtube ou um vlog. Pode-se escolher com a turma o destino dado aos vídeos depois de pronto.
- Caso não seja possível gravar os vídeos, sugere-se a organização de um sarau com a declamação dos haicais selecionados.
- Caso seja possível e haja tempo disponível, converse com o professor de Música para que ele fale um pouco para os alunos sobre o ritmo e a melodia de cada uma das peças de Vivaldi e de que forma esses elementos da composição da música conseguem representar a essência de cada estação do ano.
Material Complementar:
Caso julgue necessário, acesse o link com uma breve biografia do Vivaldi aqui ou aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=GHi9X77TqrY - Primavera
https://www.youtube.com/watch?v=bKXQizlezzs - Verão
https://www.youtube.com/watch?v=9mOux8ju0lc - Outono
https://www.youtube.com/watch?v=nvbfFfwzCqg - Inverno
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em 4 grupos e atribua a cada um deles uma estação do ano.
- Dê a eles duas atividades:
- Pesquisar na internet haicais que tenham kigôs que se refiram à estação da natureza atribuída ao grupo (haicais com kigô de inverno devem ser selecionados pelo grupo que ficou com a estação de inverno etc). Assegure que eles estejam pesquisando em fontes seguras. Seguem sugestões de sites nos materiais complementares.
- Ouvir o concerto de Vivaldi correspondente à sua estação e selecionar trechos que sirvam como música de fundo para a leitura dos haicais.
- Oriente-os a dividirem as funções, para que as duas atividades sejam feitas na aula.
- Os alunos responsáveis pela coletânea de haicais devem criar um documento no Google Docs, Word, ou similar para compilar os poemas selecionados.
- Recomenda-se selecionar aproximadamente 5 a 7 poemas. Caso não seja possível fazer um documento online, peça aos alunos que façam a coletânea manuscrita (em folha de caderno ou sulfite).
- Os alunos responsáveis pela música devem ouvir todo o concerto referente à sua estação anotando o tempo selecionado como música de fundo.
- Controle o tempo para que os integrantes do grupo possam se reunir e trocar informações sobre o que pesquisaram. Peça para que cada grupo selecione um poema para ler na sala, no fechamento da aula.
- Durante o trabalho de pesquisa, circule entre os grupos dando as orientações necessárias, questionando-os sobre os critérios que eles estão usando na seleção dos haicais. Esse é um momento para orientá-los quanto à qualidade da pesquisa, para que eles não peguem os primeiros poemas que encontrarem na internet. Além disso, é possível verificar se eles dominam o reconhecimento e a análise de características do gênero.
- Caso não seja possível que os alunos pesquisem na internet a coletânea de poemas, recomenda-se a impressão de poemas de todas as estações, presentes nos links disponibilizados abaixo. Neste caso, a impressão de vários poemas da mesma estação é importante para que os alunos possam pesquisar, neste corpus, os poemas que julgarem mais interessantes para compor a própria coletânea.
Materiais complementares:
Seguem sugestões de sites em que os poemas podem ser encontrados:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
SEABRA, C. Haicais. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Peça para que cada grupo encerre a pesquisa e compartilhe o documento criado para futura conferência. Se for um documento manuscrito, sugere-se recolher no final da aula para correção e devolver, antes da próxima aula da sequência, para que eles possam ensaiar a declamação.
- Convide um aluno de cada grupo para declamar o haicai escolhido para a turma.
- Nesse momento, vale relembrar a diferença entre a leitura e a declamação, vista na primeira aula desta sequência, e incentivá-los a fazerem pausas, entonações que consigam transformar a leitura numa experiência estética.
- Diga aos alunos que, em casa, eles deverão ensaiar a declamação dos poemas. Caso julgue necessário, combine quais alunos irão declamar os poemas e quais ficarão na atividade de filmagem, controle de som e edição do vídeo.
- Peça aos alunos para, na próxima aula, trazerem celulares com filmadoras ou máquinas filmadoras. Caso não seja possível, verifique se a escola tem a máquina/o celular para a filmagem ou invista na ideia de organização de um Sarau.
- Diga aos alunos que o vídeo deve ser criativo: eles podem usar figurinos, desenhos/fotos que representem os haicais lidos, ou animação. Peça ao grupo para que eles se organizem e tragam o material necessário para a filmagem na próxima aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, instigando a respeito da relação entre o haicai e as estações do ano. Retome também o que é o kigô, de acordo com as orientações do slide.
Introdução
No mesmo vídeo, explique quem foi Vivaldi e exiba rapidamente alguns trechos de suas composições (veja as opções em Materiais complementares do plano de aula). Conforme o plano, “diga que eles irão realizar um trabalho que usará as composições de Vivaldi como música de fundo para haicais declamados. A proposta é que eles gravem um vídeo com a declamação e que eles terão 3 aulas para trabalhar no projeto”. Esse vídeo poderá será exposto em um canal do YouTube ou em um vlog.
Desenvolvimento
Oriente, no mesmo vídeo, que os alunos se dividam em grupo de até 4 integrantes, criando um grupo no WhastApp para interagir e fazer escolhas durante a realização das atividades da aula. Peça que os grupos: (i) pesquisem, na internet, haicais que tenham as estações do ano como kigô; (ii) depois de escolhidos pelos menos 6 haicais, escutem a música de Vivaldi referente à estação do ano escolhida (envie os links aos grupo, disponíveis em materiais complementares). Durante a pesquisa, acompanhe as discussões dos grupos pelo WhastApp.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que um aluno de cada grupo leia um dos haicais escolhidos e explique a motivação da escolha e a estação do ano à qual se refere. Peça que eles façam essa leitura por meio de um áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos. Convide-os a conhecer a obra do compositor e músico barroco Antonio Vivaldi. Veja as opções de busca sugeridas no plano de aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Haicai e a natureza - declamação de poemas
Finalidade da aula: Apreciar trechos da peça “As quatro estações” de Vivaldi e selecionar haicais com kigô, a fim de gravar um vídeo que apresente as peças de Vivaldi como música de fundo para a declamação de haicais.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computadores, tabets ou celulares com acesso à internet e caixa de som. Alternativa para ausência de internet: CD ou arquivo em MP3 de trechos da peça “As quatro estações”, de Vivaldi e cópias de vários haicais com kigô das quatro estações, para que os alunos possam selecionar, dentre esses, os haicais que serão declamados.
Para esse caso, recomenda-se a impressão dos haicais presentes na revista Kaki, disponível em: <https://kakinet.com/antologia/>. Acesso em: 5 set. 2018.
Como esta é uma aula que envolve música clássica, caso haja professor de música no colégio, é possível envolvê-lo no projeto e unir as duas disciplinas.
Sugere-se uma pesquisa prévia sobre o compositor Vivaldi, sua biografia e principais obras. Essa pesquisa pode ser impressa ou escrita no caderno e serve como ponto de partida para a introdução desta aula.
Dificuldades antecipadas: Encontrar e avaliar haicais em fontes confiáveis de pesquisa. Diferenciar haicais de poemas que não são do gênero. Para superá-las a orientação do professor durante o processo de pesquisa será fundamental.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance: Imagens poéticas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out 2018.
SEABRA, C. Haicais. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.