
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computadores, tabets ou celulares com acesso à internet e caixa de som. Alternativa para ausência de internet: CD ou arquivo em MP3 de trechos da peça “As quatro estações”, de Vivaldi e cópias de vários haicais com kigô das quatro estações, para que os alunos possam selecionar, dentre esses, os haicais que serão declamados.
Para esse caso, recomenda-se a impressão dos haicais presentes na revista Kaki, disponível em: <https://kakinet.com/antologia/>. Acesso em: 5 set. 2018.
Como esta é uma aula que envolve música clássica, caso haja professor de música no colégio, é possível envolvê-lo no projeto e unir as duas disciplinas.
Sugere-se uma pesquisa prévia sobre o compositor Vivaldi, sua biografia e principais obras. Essa pesquisa pode ser impressa ou escrita no caderno e serve como ponto de partida para a introdução desta aula.
Dificuldades antecipadas: Encontrar e avaliar haicais em fontes confiáveis de pesquisa. Diferenciar haicais de poemas que não são do gênero. Para superá-las a orientação do professor durante o processo de pesquisa será fundamental.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. Disponível em:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance: Imagens poéticas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out 2018.
SEABRA, C. Haicais. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Material Complementar:
Caso julgue necessário, acesse o link com uma breve biografia do Vivaldi aqui ou aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=GHi9X77TqrY - Primavera
https://www.youtube.com/watch?v=bKXQizlezzs - Verão
https://www.youtube.com/watch?v=9mOux8ju0lc - Outono
https://www.youtube.com/watch?v=nvbfFfwzCqg - Inverno
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Seguem sugestões de sites em que os poemas podem ser encontrados:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
SEABRA, C. Haicais. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, instigando a respeito da relação entre o haicai e as estações do ano. Retome também o que é o kigô, de acordo com as orientações do slide.
Introdução
No mesmo vídeo, explique quem foi Vivaldi e exiba rapidamente alguns trechos de suas composições (veja as opções em Materiais complementares do plano de aula). Conforme o plano, “diga que eles irão realizar um trabalho que usará as composições de Vivaldi como música de fundo para haicais declamados. A proposta é que eles gravem um vídeo com a declamação e que eles terão 3 aulas para trabalhar no projeto”. Esse vídeo poderá será exposto em um canal do YouTube ou em um vlog.
Desenvolvimento
Oriente, no mesmo vídeo, que os alunos se dividam em grupo de até 4 integrantes, criando um grupo no WhastApp para interagir e fazer escolhas durante a realização das atividades da aula. Peça que os grupos: (i) pesquisem, na internet, haicais que tenham as estações do ano como kigô; (ii) depois de escolhidos pelos menos 6 haicais, escutem a música de Vivaldi referente à estação do ano escolhida (envie os links aos grupo, disponíveis em materiais complementares). Durante a pesquisa, acompanhe as discussões dos grupos pelo WhastApp.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que um aluno de cada grupo leia um dos haicais escolhidos e explique a motivação da escolha e a estação do ano à qual se refere. Peça que eles façam essa leitura por meio de um áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos. Convide-os a conhecer a obra do compositor e músico barroco Antonio Vivaldi. Veja as opções de busca sugeridas no plano de aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Haicai e a natureza - declamação de poemas
Finalidade da aula: Apreciar trechos da peça “As quatro estações” de Vivaldi e selecionar haicais com kigô, a fim de gravar um vídeo que apresente as peças de Vivaldi como música de fundo para a declamação de haicais.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computadores, tabets ou celulares com acesso à internet e caixa de som. Alternativa para ausência de internet: CD ou arquivo em MP3 de trechos da peça “As quatro estações”, de Vivaldi e cópias de vários haicais com kigô das quatro estações, para que os alunos possam selecionar, dentre esses, os haicais que serão declamados.
Para esse caso, recomenda-se a impressão dos haicais presentes na revista Kaki, disponível em: <https://kakinet.com/antologia/>. Acesso em: 5 set. 2018.
Como esta é uma aula que envolve música clássica, caso haja professor de música no colégio, é possível envolvê-lo no projeto e unir as duas disciplinas.
Sugere-se uma pesquisa prévia sobre o compositor Vivaldi, sua biografia e principais obras. Essa pesquisa pode ser impressa ou escrita no caderno e serve como ponto de partida para a introdução desta aula.
Dificuldades antecipadas: Encontrar e avaliar haicais em fontes confiáveis de pesquisa. Diferenciar haicais de poemas que não são do gênero. Para superá-las a orientação do professor durante o processo de pesquisa será fundamental.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance: Imagens poéticas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out 2018.
SEABRA, C. Haicais. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: