Plano de aula: Leitura e reconhecimento de haicai

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixa de som, projetor (desejável, não obrigatório), fotocópias dos poemas selecionados, acesso à internet. Caso não haja computador e caixa de som, o professor pode fazer a leitura do poema respeitando as pausas e as entonações necessárias. É interessante pedir uma pesquisa prévia sobre “Eros e Psique” aos alunos.

Dificuldades antecipadas: Muitos alunos podem ter dificuldades em ler e compreender textos poéticos, em virtude da falta de contato com textos deste gênero. Mesmo para os leitores mais fluentes, a leitura interpretativa, percebendo e respeitando ritmo e pausas, e entonação pode ser um desafio. Propõe-se então vídeos que explorem esta leitura para que os alunos entrem em contato com exemplo prévio do que se pode fazer. Caso julgue necessário e haja tempo hábil, o professor pode acrescentar outros vídeos/áudios com exemplos.

Referências sobre o assunto:

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Hai cai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

Projete ou escreva o tema da aula e leia-o com os alunos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos