Atividade para impressão - Coletânea de haicais
Coletânea de haicais
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Fotocópias de poemas previamente selecionados, projetor, caixa de som, celulares, computadores ou tablets com acesso à internet.
Dificuldades antecipadas: Entender e aplicar o conceito de metrificação. Para isso, é importante investir em exercícios, em duplas, para que eles possam testar as possibilidades e compreender a diferença entre sílaba gramatical e sílaba poética.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
Clement, Rose: Haicai e suas teorias. Disponível em: <http://www.sumauma.net/haicai/haicai-silabas.html>. Acesso em: 12 set 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 05 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Revista Metamorfosis. “Introdução ao Haicai”. Disponível em: < http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
Fonte: Almeida, Guilherme. Disponível em: <https://kakinet.com/caqui/gahai.htm>. Acesso em: 13 set. 2018.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Material para impressão disponível neste link.
Orientações:
Fonte:
Iura, E. Disponível em: <https://kakinet.com/antologia/>. Acesso em:24 jan. 2019.
Franchetti, Paulo. Disponível em: <http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/03_poesia_-_franchetti.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.
Material complementar: Caso haja tempo disponível e julgue adequado, projete o artigo de Rosa Clement sobre as sílabas poéticas, disponível neste link.
Orientações:
Compare o ritmo de leitura imposto pelos versos decassílabos, no soneto acima, ao ritmo dos verso do haicai. Que diferença há entre eles? A que você atribui essa diferença? Espera-se que o aluno perceba que a leitura do soneto tem um ritmo mais lento do que a leitura do haicai. Essa diferença vem não apenas do número de versos, mas também do número de sílabas em cada verso.
Material complementar
Atividade para impressão, disponível aqui.
Resolução de atividade, disponível aqui.
Caso haja tempo disponível, é possível tocar a música Monte Castelo para os alunos ouvirem antes de lerem o poema de Camões.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Material Complementar:
Se desejar, acesse o exercício para impressão aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o vídeo disponível no slide Introdução (ou disponibilize o link) e peça que eles expliquem a diferença entre sílaba poética e sílaba métrica, e a importância da métrica nos haicais. Oriente que eles enviem as respostas em um curto prazo. Quando terminarem, envie um novo vídeo e levante os questionamentos presentes nas instruções da aula, apresentando a metrificação do haicai do slide Introdução. Oriente-os a enviar as suas respostas pelo WhatsApp ou e-mail.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, oriente que os alunos se organizem em trios ou duplas, criando um grupo no WhastApp onde poderão discutir colaborativamente. Entregue para cada grupo as coletâneas de haicais disponíveis em Material complementar, pedindo que eles façam a metrificação a partir da contagem das sílabas poéticas. Peça que um aluno de cada grupo envie as suas respostas a todos da turma. Se possível, marque um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, no qual os grupos poderão apresentar as suas respostas e discutir a metrificação dos haicais, comparando-as com as dos outros grupos. Disponibilize, no final, uma breve explicação sobre a estrutura do haicai, conforme as orientações do plano.
Fechamento
Envie o vídeo disponível no slide Fechamento e, por áudio, leia a frase de Adriana Calcanhoto, pedindo que os alunos comentem-na, por meio de sínteses, com base no que aprenderam na aula. Peça que eles respondam pelo grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório de haicais dos alunos. Convide-os a apreciar os poemas do Grêmio Haicai-Ipê, disponíveis aqui. Além disso, a família pode auxiliar na contagem das sílabas métricas, por meio da escuta atenta dos sons, brincando com a musicalidade dos haicais.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Metrificação no haicai
Finalidade da aula: Analisar a métrica do haicai, percebendo a importância das sílabas poéticas no exercício de composição do gênero.
Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/figuras de linguagem.
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48, EF89LP37
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Fotocópias de poemas previamente selecionados, projetor, caixa de som, celulares, computadores ou tablets com acesso à internet.
Dificuldades antecipadas: Entender e aplicar o conceito de metrificação. Para isso, é importante investir em exercícios, em duplas, para que eles possam testar as possibilidades e compreender a diferença entre sílaba gramatical e sílaba poética.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
Clement, Rose: Haicai e suas teorias. Disponível em: <http://www.sumauma.net/haicai/haicai-silabas.html>. Acesso em: 12 set 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 05 set. 2018.
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 05 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Revista Metamorfosis. “Introdução ao Haicai”. Disponível em: < http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: