Plano de Aula

Plano de aula: A origem do haicai e seus contextos de produção e recepção

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. Esta aula trabalha com a metodologia de aula invertida, por isso, peça aos alunos uma pesquisa prévia solicitada como tarefa. Acesse as orientações aqui. Acesse o roteiro de pesquisa aqui. Caso a pesquisa prévia não seja possível, pode-se pedir para que os alunos pesquisem durante a aula, fazendo, para isso, o devido remanejamento do tempo de acordo com necessidade de cada turma.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Telefone, tablet ou computador com acesso à internet, projetor de slide, cópias do roteiro de pesquisa. Alternativa para falta de internet: sugira aos alunos pesquisa em biblioteca da cidade ou imprima o material teórico que permita aos alunos a pesquisa sobre haicais. Caso necessário, consultar referências sobre o assunto, indicadas abaixo. Neste caso, é preciso levar para a sala cartolinas ou folhas sulfites para que os alunos possam construir o guia sobre haicai.

Dificuldades antecipadas: Ordenar as informações pesquisadas de forma coesa. Compreender, em linhas gerais, o modernismo. Para solucioná-las, as orientações do professor aos alunos durante prática da pesquisa e a intervenção, durante a apresentação - para conduzir aspectos que julgar pertinentes - são fundamentais.

Referências sobre o gênero:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ Acesso em: 13 ago. 2018

FRANCHETTI, Paulo. O haicai no Brasil. Alea: estudos neolatinos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007 Acesso em: 13 ago. 2018

GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

IENDO, V. F. Recepção do haikai na literatura amazonense: Luiz Bacellar e Anibal Beça. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/12769/1/2015_VirginiaFerreiradeCastroIendo.pdf Acesso em: 13 ago. 2018

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942 Acesso em: 13 ago. 2018

Revista prosa, verso e arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ Acesso em: 13 ago. 2018.

Sumaúma Haicai. Disponível em: http://www.sumauma.net/ Acesso em: 13 ago 2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva as informações no quadro. Apresente aos alunos o objetivo da aula: conhecer a origem do haicai e como ele chega ao Brasil.
  • Para desenvolver esta aula, é imprescindível que os alunos tenham feito previamente a pesquisa sugerida no slide 1. A pesquisa pode ser feita em casa ou, se houver tempo disponível, em aula prévia.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos