Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Poema de forma fixa e livre
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto para os grupos de alunos; computador; projetor multimídia e tela.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldade em reconhecer a finalidade dos textos, bem como sua adequação ao gênero trabalhado, por serem produzidos a partir de questões do cotidiano e, principalmente, por tratarem de objetos inanimados, o que quebra o paradigma de que poemas só podem ter como temática questões existenciais e subjetivas.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed. João Pessoa: Idéia, 2002.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia” p. 83-98.
TAVARES, B. Contando Histórias em versos. Poesia e Romanceiro Popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula, ressaltando brevemente que eles descobrirão diferentes formas de organizar estruturalmente os poemas e as possibilidades de temas que eles podem abordar.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO