Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhando a cultura popular brasileira com poemas
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer o eu-lírico nas produções bem como alguns valores culturais/identitários que são veiculados.
Referências sobre o assunto:
Reportagem sobre repente: Fonte: Repente, UOL, UOL. Disponível em: http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/repente. Acesso em: 29 de agosto de 2018.
Documentiário "Recriando o repente": Fonte: Poetas do repente- Tecendo o Repente – 26 min https://www.youtube.com/watch?v=kr1Q6QAm9q8. Acesso em: 29 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente para os alunos o título da aula. Inicie uma conversa sobre cultura popular, levantando, com isso, os conhecimentos prévios dos alunos em relação a esta temática.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é cultura popular e se conhecem alguns exemplos e manifestações da mesma. É possível que os alunos a definam como manifestações populares como, por exemplo, o carnaval e as lendas folclóricas. A partir das respostas dos alunos, reforce que a cultura popular representa uma série de saberes que reúne tradições relacionada à linguagem popular e oral.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um poema e quais são as características principais desse tipo de texto. É possível que os alunos respondam que estes são textos curtos, que tratam de sentimentos e, ao serem escritos, não preenchem uma linha completa. Caso já possuam certo conhecimento prévio sobre o assunto, podem utilizar termos mais técnicos, como versos, estrofes e rimas. Por fim, pergunte aos alunos se conhecem algum poema que tenha, como temática, alguma manifestação popular.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Verifique se os alunos conhecem algum poema que tenha como tema central a cultura popular brasileira.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um “repente”. Com base nas perguntas que estão no slide, elabore hipóteses com os alunos sobre o conteúdo e proponha: se vocês tivessem que elaborar um “repente”, como ele seria?
- Registre as principais respostas no quadro. O objetivo desta discussão inicial é trazer os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao repente e incentivá-los a olhar para a questão temática do texto e seu registro. Não há uma resposta correta para esta etapa, pois o importante é que os alunos tragam hipóteses sobre o texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 39 minutos
Orientações:
- Mostre o vídeo aos alunos (minutos 3:07 a 9:07) e discuta com eles se as hipóteses elaboradas pela turma se assemelham ao que é exposto no documentário.
- Registre as conclusões da turma no quadro. Com esta atividade, objetiva-se que os alunos percebam que o repente é praticado no sertão paraibano e pernambucano, sendo uma produção essencialmente oral e improvisada, acompanhada pela presença da música, com o violeiro. Caso julgue necessário, retome os aprendizados adquiridos em relação à literatura de cordel e pontue algumas semelhanças e diferenças entre os dois estilos, ou seja, que ambas são produções orais, abordam questões populares e do cotidiano, mas o repente é acompanhado da música, enquanto o cordel, não.
- O tempo sugerido para esta etapa é de 15 minutos.
Materiais complementares:
O vídeo sobre o repente está disponível online: Poetas do repente: Poetas do repente- Tecendo o Repente – 26 min, TV Escola, TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=kr1Q6QAm9q8. Acesso em: 29 de agosto de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua uma cópia do poema de José Bezerra para os alunos.
- Leia com os alunos o de José Bezerra de Carvalho. Você pode pedir para que cada aluno leia uma estrofe do poema.
- Discuta com os alunos a temática do texto bem como sua forma e linguagem por meio das questões propostas.
- Com base nas respostas dos alunos, conduza a discussão para que eles percebam as diferentes formas de tratar de um mesmo assunto (identidade cultural, costumes, tradições).
- Mostre que tanto no repente quanto no poema sobre o sertão há características importantes que resgatam o lugar de fala de cada um e, principalmente, da cidade de origem, e que isso é feito por meio de imagens do cotidiano, das características do clima do lugar bem como do sentimento que o eu-lírico nutre por sua origem e identidade. Além disso, pontue também as principais diferenças entre estas produções, ou seja, que o repente é um texto improvisado, oralizado e produzido por meio de uma linguagem mais informal, enquanto o poema se vale de um registro escrito e de uma linguagem mais formal. Caso julgue necessário, é interessante comparar o repente ao rap, no sentido de que ambas são produções orais e populares que surgem do improviso, contêm rima e ritmo, abordam questões do seu cotidiano particular. Surgindo interesse em relação a esta questão, compartilhe com os alunos o documentário Rap e Repente, da TV Escola.
- O tempo sugerido para esta etapa é de 24 minutos.
Materiais complementares:
O poema de José Bezerra está disponível aqui.
O documentário sobre rap e repente está disponível online. Fonte: Rap e Repente, Estação Periferia, TV Escola. Disponível em http://tvbrasil.ebc.com.br/estacao-periferia/episodio/rap-e-repente Acesso em: 29 de agosto de 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Peça para que os estudantes reflitam sobre a região em que vivem (costumes locais, características culturais) e proponham temas que poderiam servir de inspiração para a produção de um poema.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade e com discussões, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e interação. Escolha o mais adequado para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no artigo disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui).
Flippity (tutorial disponível aqui) para games e sorteios de grupos em roleta.
Quizizz (tutorial disponível aqui).
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero Poema solicita ainda mais as habilidades de compreensão auditiva e mais atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia no uso da língua. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para os efeitos de sentido pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Sendo assim, indicamos, sobretudo, o uso do podcast e do vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes nesta sequência de 15 planos dedicados ao gênero.
Introdução: Poetas do Repente - Tecendo o Repente (atividade assíncrona - preparação)
Nesta adaptação do plano de aula original, que apresenta o Repente, uma forma específica e musicada do gênero Poema, sugerimos que você inicie pelo slide 1 do desenvolvimento, tendo em vista o momento do ER, que solicita orientações e tempos mais breves nas diferentes etapas da aula.
Envie um áudio ou um vídeo aos estudantes, alguns dias antes da data da aula, com orientações para que assistam a um vídeo sobre o Repente, que tem o título: Poetas do Repente - Tecendo o Repente (26 min), no YouTube. Explique brevemente essa forma musicada e específica de poema, tradicional na cultura popular brasileira. Informe que vão receber por e-mail um roteiro com alguns itens aos quais eles devem estar atentos ao assistir ao vídeo (eles aparecem principalmente entre 3’07'' e 9’07''), solicitando que façam breves anotações, pois vão usá-las na aula seguinte. Nesse roteiro, solicite que observem a origem dos repentes, os lugares onde ocorrem (estados do Brasil e nas “Cantorias”), a temática que abordam, sua relação com o poema e com o Cordel (caso tenham trabalhado as aulas 1 e 2), como se expressam etc. É importante que esse roteiro leve os alunos a observar temática, estrutura composicional e estilo do gênero Repente.
O link do vídeo está disponível aqui.
Desenvolvimento: As coisa do meu sertão - José Bezerra de Carvalho (discussão em momento síncrono)
Esta etapa inicia-se, nesta adaptação, no slide 2 do desenvolvimento. Antes, no entanto, é preciso abrir espaço para que os estudantes possam trocar ideias e fazer uma síntese coletiva, junto com o professor, sobre o que assistiram e as anotações que fizeram seguindo o roteiro, conforme exposto na introdução.
Para isso, primeiro forme duplas ou trios. Se preferir, estabeleça os agrupamentos antecipadamente, ou use o Flippity (tutorial disponível aqui) para essa formação.
Solicite que as duplas ou trios reúnam-se, e estipule um tempo para que compartilhem entre eles as anotações. Informe que você vai retomar a aula na mesma ferramenta do início desta etapa, para propor um Quizizz baseado nos itens do roteiro. De acordo com o que forem respondendo, faça as intervenções necessárias, explicando o que não ficou claro e tirando dúvidas que possam surgir.
Na segunda parte desta etapa, siga o plano original. Comunique aos estudantes que vão fazer uma comparação com o que aprenderam sobre o Repente e um poema que também trata de questões da cultura popular e de temas regionais do sertão nordestino, “As coisa do meu sertão”, de José Bezerra de Carvalho. O poema está em materiais complementares (no plano original).
Escolha a forma de enviar o texto à sua turma e determine um tempo para que as mesmas duplas ou trios respondam às questões propostas no plano original. Você pode usar o Padlet tanto para propor as questões sobre o poema de José Bezerra de Carvalho à turma quanto para reunir e compartilhar as respostas dos grupos.
Retome com a turma, sincronamente, o momento coletivo. Solicite que um integrante de cada grupo leia a resposta a uma pergunta. Comente fazendo devolutivas para as respostas dadas por eles e complementando as informações. Mostre que tanto no repente quanto no poema sobre o sertão há características importantes que resgatam o lugar de fala de cada um e, principalmente, a cidade de origem, e que isso é feito por meio de imagens do cotidiano, das características do clima do lugar, bem como do sentimento que o eu-lírico nutre por sua origem e identidade. Além disso, pontue também as principais diferenças entre essas produções, ou seja, que o repente é um texto improvisado, oralizado e produzido por meio de uma linguagem mais informal, enquanto o poema se vale de um registro escrito e de uma linguagem mais formal. Siga o que está nas orientações ao professor, no slide 2 do desenvolvimento, no plano original.
Se perceber o interesse da sua turma por esse gênero e essa temática, ou se eles abordarem a semelhança entre o Rap e o Repente, indique que assistam ao vídeo disponível em materiais complementares, ao final das orientações ao professor no slide 2 do desenvolvimento, no plano original.
Fechamento: Se eu fosse escrever um poema sobre a região em que vivo, o tema seria...
Nesta etapa, informe aos estudantes que eles vão escolher um ou mais temas para escrever um poema falando sobre a sua região, cidade ou bairro onde moram.
Sugerimos que estipule um tempo breve para que os estudantes possam conversar em duplas ou trios, ou pensar individualmente, e registrar os temas escolhidos. Sugerimos que eles justifiquem a escolha. Para as devolutivas, solicite que gravem um áudio, que deve ser publicado em um mural no Padlet organizado previamente por você para recebê-las.
Solicite que todos ouçam os áudios dos colegas e faça a sua devolutiva coletiva sugerindo ideias de outros temas e comentando as justificativas, por meio de um podcast no Padlet. Deixe claro que suas “dicas” têm por objetivo o aperfeiçoamento das ideias deles. Avise quando sua devolutiva será publicada, para que eles ouçam e anotem as suas “dicas”.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolve o gênero poema. Convide os familiares a acompanhar as etapas desta aula sobre o Repente. Se algum familiar conhecer o Repente, peça que compartilhe com a criança seus conhecimentos, informações ou vivências. Se houver na família ou entre amigos da família algum cantador, peça que proponham que ele faça uma gravação para compartilhar com a turma.
Conte como essa troca é motivadora para os estudantes e incentive-os a compartilhar com a turma e professor o que aprenderam na família, nos momentos de aula síncrona (em que estão todos juntos, conectados). Além disso, informe que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros das duplas ou trios, em alguns momentos desta aula, e gravar mensagens para enviar ao professor. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.