Plano de Aula

Plano de aula: Trabalhando a cultura popular brasileira com poemas

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer o eu-lírico nas produções bem como alguns valores culturais/identitários que são veiculados.

Referências sobre o assunto:

Reportagem sobre repente: Fonte: Repente, UOL, UOL. Disponível em: http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/repente. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

Documentiário "Recriando o repente": Fonte: Poetas do repente- Tecendo o Repente – 26 min https://www.youtube.com/watch?v=kr1Q6QAm9q8. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente para os alunos o título da aula. Inicie uma conversa sobre cultura popular, levantando, com isso, os conhecimentos prévios dos alunos em relação a esta temática.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é cultura popular e se conhecem alguns exemplos e manifestações da mesma. É possível que os alunos a definam como manifestações populares como, por exemplo, o carnaval e as lendas folclóricas. A partir das respostas dos alunos, reforce que a cultura popular representa uma série de saberes que reúne tradições relacionada à linguagem popular e oral.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um poema e quais são as características principais desse tipo de texto. É possível que os alunos respondam que estes são textos curtos, que tratam de sentimentos e, ao serem escritos, não preenchem uma linha completa. Caso já possuam certo conhecimento prévio sobre o assunto, podem utilizar termos mais técnicos, como versos, estrofes e rimas. Por fim, pergunte aos alunos se conhecem algum poema que tenha, como temática, alguma manifestação popular.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos