Plano de Aula

Plano de aula: Poemas de forma fixa e livre: a metáfora e a comparação na construção de sentidos

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em diferenciar o sentido conotativo e denotativo.

Referências sobre o assunto:

Denotação e conotação. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/conotacao-e-denotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.

Figuras de linguagem. Disponível em: <https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/denotacao-e-conotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.

Metáfora. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/metafora/>. Acesso em: 13 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o título da aula. Se necessário, relembre, brevemente, o que são poemas de forma livre e de forma fixa. Os poemas de forma livre são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido, e não obedecem às formas fixas. Já os poemas de forma fixa sempre seguem a mesma regra em relação à quantidade de estrofes, versos e rimas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos