
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em diferenciar o sentido conotativo e denotativo.
Referências sobre o assunto:
Denotação e conotação. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/conotacao-e-denotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.
Figuras de linguagem. Disponível em: <https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/denotacao-e-conotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.
Metáfora. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/metafora/>. Acesso em: 13 out. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Fonte: BALLARDIN, Everton; ZOCCHIO, Marcelo. Pequeno dicionário de expressões idiomáticas. São Paulo: Mandioca, 1999.
Fonte: Bombou no WA, Bombou no WA, Meu Deus, dia dos namorados está chegando, me solta, eu vou segurar vela. Disponível em: <http://www.bombounowa.com/imagens/meu-deus-dia-dos-namorados-esta-chegando-me-solta-eu-vou-segurar-vela/>. Acesso em: 14 out. 2018.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Glossário
Desalento: estado de desânimo.
Volúpia: sentir grande prazer.
Esparsa: espalhada.
Remorso: arrependimento.
Acre: ácido, azedo.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicado
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade e discussões, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem a interação em encontros síncronos. Procure o mais adequado para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas – WhatsApp; até 6 pessoas – Instagram; até 50 pessoas – Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no artigo disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui).
Flippity (tutorial disponível aqui) para games e sorteios de grupos em roleta.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero poema solicita ainda mais as habilidades de escuta compreensiva e mais atenção à oralidade e à prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia no uso da língua. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para os efeitos de sentidos pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Além disso, há intencionalidades específicas nos poemas, que implicam também criar novos e diferentes sentidos para as palavras. Sendo assim, a leitura e produção textual desse gênero demandam discussões e reflexões para atribuir e produzir múltiplos sentidos às palavras no poema. Recomendamos, por isso, o uso de podcast e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados ao gênero.
Introdução: Poemas de forma livre e forma fixa – a metáfora e a comparação na construção dos sentidos
Tendo em vista o momento do ER, que solicita orientações e períodos mais breves nas diferentes etapas da aula, sugerimos que utilize uma ferramenta síncrona para esta aula (veja indicações no início desta adaptação, em “recursos necessários”). Escolha aquela que atender melhor a sua turma.
Nesta adaptação, iniciaremos a aula com o primeiro slide do desenvolvimento. Se você estiver aplicando esta sequência do gênero poemas, vá direto para a formação das duplas e trios, para que façam a atividade de análise dos poemas propostos, de Manuel Bandeira e Leminski. Caso, esteja iniciando por este plano, ou se achar mais adequado, certifique-se de que os estudantes conheçam ou tenham construído conhecimentos sobre os conceitos de metáfora e comparação, significados literais e atribuição de sentidos, além das relações de analogia no uso da língua. Se necessário, faça uma breve revisão, apoiando-se nos dois planos anteriores a este. Para formar as duplas e trios, escolha a maneira mais adequada para a turma. Se preferir sorteá-los, indicamos o Flippity. Comunique que, nas duas próximas etapas da aula, vão trabalhar nesses pequenos grupos.
Desenvolvimento: Vamos ler! Desencanto, de Manuel Bandeira, e Sufoco, de Paulo Leminski
Recomendamos que, ao trabalhar com poemas, situe sempre o poeta, seu contexto social, histórico, seu perfil, suas obras, suas predileções, seu estilo, o tom que imprime aos textos. Os gêneros literários demandam esses conhecimentos prévios para que a atribuição de sentidos e a fruição ocorram de uma maneira mais prazerosa, com menos resistência. Apresente a eles os poetas Manuel Bandeira e Paulo Leminski antes de começar a atividade, caso não o tenha feito ainda.
Para esta etapa, primeiramente, compartilhe os dois poemas propostos: Desencanto (de Manuel Bandeira) e Sufoco (de Leminski). Depois, siga as orientações do plano original ao professor, no slide 2 do desenvolvimento. Proponha as perguntas que lá estão para que os estudantes façam a análise dos poemas, a respeito das figuras de linguagem de comparação e metáfora. Estipule um tempo para que realizem a atividade. Você também deve compartilhar o glossário que está indicado nas orientações. Solicite que os/as estudantes compartilhem suas respostas no Padlet preparado por você para recebê-las. Quem terminar a atividade deve ler as respostas dos colegas.
Fechamento
Para o fechamento da aula, siga a proposta do segundo slide do desenvolvimento, no plano original. Compartilhe os trechos dos poemas em que se encontram as comparações e metáforas, destacando-os, e comente-os. Procure dar devolutivas para algumas respostas deles no Padlet, sempre reforçando as potencialidades e indicando a reformulação, no caso das fragilidades. Não indicamos realizar a última proposta do plano original, que está no segundo slide do desenvolvimento, que consiste na transposição de metáfora em comparação e vice-versa, nem a do fechamento do plano original, consequentemente.
No lugar dessa proposta, com os mesmo temas tratados nos poemas, emoções frente à vida e ao amor, solicite que os estudantes ensaiem a elaboração livre de comparações e metáforas. É importante que se sintam confortáveis para se arriscar no jogo dos sentidos e das palavras. Incentive-os a compartilhar o que produzirem no Padlet, organizando o espaço para isso. Comunique que fará devolutivas após a postagem deles e estipule um prazo para isso. Essa não deve ser uma atividade avaliada para nota, mas um passo a mais em direção à produção textual de poemas.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolve o gênero poema. Informe-os que os estudantes vão precisar trabalhar coletivamente, com você e a turma toda, de maneira síncrona nesta aula. Além disso, vão fazer uma atividade em duplas e trios. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Ao final, os estudantes terão uma tarefa para elaborar num determinado prazo, que devem entregar pelo Padlet, acessível pelo celular. Informe o prazo e oriente que incentivem os estudantes para a realização dessa tarefa. Reforce a importância do apoio da família para que eles cumpram a tarefa, participem e interajam com toda a turma e com as suas devolutivas. Comunique se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Poemas de forma fixa e livre: a metáfora e a comparação na construção de sentidos
Finalidade da aula: Reescrever poemas de forma livre a fim de aplicar as figuras de linguagem de comparação e de metáfora na construção de sentidos, considerando o efeito da abstração de ideias no tratamento literário de elementos concretos e cotidianos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema de forma fixa e livre
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP38
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em diferenciar o sentido conotativo e denotativo.
Referências sobre o assunto:
Denotação e conotação. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/conotacao-e-denotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.
Figuras de linguagem. Disponível em: <https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/denotacao-e-conotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.
Metáfora. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/metafora/>. Acesso em: 13 out. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: