Plano de Aula
Plano de aula: Poemas de forma fixa e livre: a metáfora e a comparação na construção de sentidos
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em diferenciar o sentido conotativo e denotativo.
Referências sobre o assunto:
Denotação e conotação. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/conotacao-e-denotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.
Figuras de linguagem. Disponível em: <https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/denotacao-e-conotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.
Metáfora. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/metafora/>. Acesso em: 13 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Apresente aos alunos o título da aula. Se necessário, relembre, brevemente, o que são poemas de forma livre e de forma fixa. Os poemas de forma livre são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido, e não obedecem às formas fixas. Já os poemas de forma fixa sempre seguem a mesma regra em relação à quantidade de estrofes, versos e rimas.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Mostre o meme aos alunos. Discuta com os alunos qual a interpretação que pode ser feita dele:
- Qual o seu contexto de veiculação?
- Qual o sentido produzido por esta imagem?
- Qual a intenção ao veicular esta imagem?
- Conduza a discussão, com base nas ideias trazidas pelos alunos para que retomem o sentido conotativo e denotativo da linguagem. O sentido do meme é construído justamente no jogo do uso conotativo e denotativo da linguagem. É possível fazer uma interpretação literal da expressão "segurar vela", pois o ET está, realmente, segurando uma vela. E é possível, também, fazer uma interpretação conotativa da imagem, pois a expressão "segurar vela" foi empregada de forma conotativa, isto é, para representar o ato de uma pessoa, sozinha, acompanhar um casal, no dia dos namorados. No final da discussão, sistematize com os alunos, no quadro, uma breve definição do que é o sentido conotativo e o denotativo. O primeiro refere-se ao sentido figurado das palavras, ou seja, quando estas são utilizadas em um contexto diferente do esperado, trazendo interpretações que não são usuais. Já o segundo refere-se ao sentido literal e exato da palavra, no qual não cabe maiores interpretações.
Fonte: BALLARDIN, Everton; ZOCCHIO, Marcelo. Pequeno dicionário de expressões idiomáticas. São Paulo: Mandioca, 1999.
Fonte: Bombou no WA, Bombou no WA, Meu Deus, dia dos namorados está chegando, me solta, eu vou segurar vela. Disponível em: <http://www.bombounowa.com/imagens/meu-deus-dia-dos-namorados-esta-chegando-me-solta-eu-vou-segurar-vela/>. Acesso em: 14 out. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Separe os alunos em duplas e distribua uma cópia do texto “Desencanto”, de Manuel Bandeira, e uma cópia de “Sufoco”, de Paulo Leminski, para cada dupla.
- Leia o poema com os alunos e compartilhe, no quadro, as orientações que deverão nortear a interpretação dos textos. Se julgar necessário, retome com os alunos os conceitos de metáfora e comparação. Explique aos alunos que a metáfora é uma comparação, mas que se vale da linguagem não literal para estabelecer uma analogia, realizando-a de maneira implícita, sem utilizar nenhum recurso coesivo. Em contrapartida, na comparação, há o uso de recursos coesivos específicos (como, tal qual, assim como etc.) e a linguagem é empregada de forma denotativa, ou seja, literal. Circule entre os grupos para sanar possíveis dúvidas que possam surgir.
- Destaque, com cores diferentes, os trechos em que haja metáfora e comparação.
- Qual o efeito de sentido destas figuras de linguagem na interpretação do texto?
- Estas figuras de linguagem reforçam algum elemento ou sensação no texto? Por quê? Como isso se relaciona com a temática do poema?
- Nesta atividade, é possível que os alunos percebam apenas as comparações, devido ao uso do "como", no primeiro e no último verso. As metáforas são mais abstratas e trazem uma complexidade maior ao texto, não sendo, portanto, tão fácil a sua percepção. Em relação ao efeito de sentido das figuras de linguagem, os alunos podem perceber que estas reforçam o "desencanto" do poeta em relação à vida mas, não necessariamente, se apropriarão da questão metalinguística do texto, isto é, eles podem associar esse desencanto, de que fala o autor, à alguma experiência - talvez amorosa - vivida por ele mas, não necessariamente, à prática de escrita.
- Se necessário, compartilhe o seguinte glossário com os alunos, que diz respeito ao poema “Desencanto”, de Manuel Bandeira:
Glossário
Desalento: estado de desânimo.
Volúpia: sentir grande prazer.
Esparsa: espalhada.
Remorso: arrependimento.
Acre: ácido, azedo.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 15 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para que os grupos compartilhem suas respostas.
- Mostre aos alunos como o poema representa e descreve o estado do sujeito que o escreve, ou seja, alguém que está desencantado, alguém que se decepcionou, que perdeu as ilusões. Neste sentido, o desencanto representa o tema do "fazer poesia", ou seja, o poema diz para o que a poesia serve:
um desabafo. Tal sensação é reforçada pelas comparações e metáforas construídas ao longo das estrofes e que estão destacadas no slide. As marcações em laranja referem-se à comparação; e as marcações em azul referem-se às metáforas. - Sugira que os alunos reescrevam os poemas e transformem as metáforas em comparação, e vice-versa.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 15 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça para que os alunos compartilhem as produções elaboradas em dupla e reforce, oralmente, os efeitos de sentido das figuras de linguagem, ou seja, reforce que a metáfora é uma comparação, mas que se vale da linguagem não literal para estabelecer uma analogia, realizando-a de maneira implícita, sem utilizar nenhum recurso coesivo. Em contrapartida, na comparação, há o uso de recursos coesivos específicos (como, tal qual, assim como etc.) e a linguagem é empregada de forma denotativa, ou seja, literal.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicado
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade e discussões, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem a interação em encontros síncronos. Procure o mais adequado para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas – WhatsApp; até 6 pessoas – Instagram; até 50 pessoas – Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no artigo disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui).
Flippity (tutorial disponível aqui) para games e sorteios de grupos em roleta.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero poema solicita ainda mais as habilidades de escuta compreensiva e mais atenção à oralidade e à prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia no uso da língua. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para os efeitos de sentidos pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Além disso, há intencionalidades específicas nos poemas, que implicam também criar novos e diferentes sentidos para as palavras. Sendo assim, a leitura e produção textual desse gênero demandam discussões e reflexões para atribuir e produzir múltiplos sentidos às palavras no poema. Recomendamos, por isso, o uso de podcast e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados ao gênero.
Introdução: Poemas de forma livre e forma fixa – a metáfora e a comparação na construção dos sentidos
Tendo em vista o momento do ER, que solicita orientações e períodos mais breves nas diferentes etapas da aula, sugerimos que utilize uma ferramenta síncrona para esta aula (veja indicações no início desta adaptação, em “recursos necessários”). Escolha aquela que atender melhor a sua turma.
Nesta adaptação, iniciaremos a aula com o primeiro slide do desenvolvimento. Se você estiver aplicando esta sequência do gênero poemas, vá direto para a formação das duplas e trios, para que façam a atividade de análise dos poemas propostos, de Manuel Bandeira e Leminski. Caso, esteja iniciando por este plano, ou se achar mais adequado, certifique-se de que os estudantes conheçam ou tenham construído conhecimentos sobre os conceitos de metáfora e comparação, significados literais e atribuição de sentidos, além das relações de analogia no uso da língua. Se necessário, faça uma breve revisão, apoiando-se nos dois planos anteriores a este. Para formar as duplas e trios, escolha a maneira mais adequada para a turma. Se preferir sorteá-los, indicamos o Flippity. Comunique que, nas duas próximas etapas da aula, vão trabalhar nesses pequenos grupos.
Desenvolvimento: Vamos ler! Desencanto, de Manuel Bandeira, e Sufoco, de Paulo Leminski
Recomendamos que, ao trabalhar com poemas, situe sempre o poeta, seu contexto social, histórico, seu perfil, suas obras, suas predileções, seu estilo, o tom que imprime aos textos. Os gêneros literários demandam esses conhecimentos prévios para que a atribuição de sentidos e a fruição ocorram de uma maneira mais prazerosa, com menos resistência. Apresente a eles os poetas Manuel Bandeira e Paulo Leminski antes de começar a atividade, caso não o tenha feito ainda.
Para esta etapa, primeiramente, compartilhe os dois poemas propostos: Desencanto (de Manuel Bandeira) e Sufoco (de Leminski). Depois, siga as orientações do plano original ao professor, no slide 2 do desenvolvimento. Proponha as perguntas que lá estão para que os estudantes façam a análise dos poemas, a respeito das figuras de linguagem de comparação e metáfora. Estipule um tempo para que realizem a atividade. Você também deve compartilhar o glossário que está indicado nas orientações. Solicite que os/as estudantes compartilhem suas respostas no Padlet preparado por você para recebê-las. Quem terminar a atividade deve ler as respostas dos colegas.
Fechamento
Para o fechamento da aula, siga a proposta do segundo slide do desenvolvimento, no plano original. Compartilhe os trechos dos poemas em que se encontram as comparações e metáforas, destacando-os, e comente-os. Procure dar devolutivas para algumas respostas deles no Padlet, sempre reforçando as potencialidades e indicando a reformulação, no caso das fragilidades. Não indicamos realizar a última proposta do plano original, que está no segundo slide do desenvolvimento, que consiste na transposição de metáfora em comparação e vice-versa, nem a do fechamento do plano original, consequentemente.
No lugar dessa proposta, com os mesmo temas tratados nos poemas, emoções frente à vida e ao amor, solicite que os estudantes ensaiem a elaboração livre de comparações e metáforas. É importante que se sintam confortáveis para se arriscar no jogo dos sentidos e das palavras. Incentive-os a compartilhar o que produzirem no Padlet, organizando o espaço para isso. Comunique que fará devolutivas após a postagem deles e estipule um prazo para isso. Essa não deve ser uma atividade avaliada para nota, mas um passo a mais em direção à produção textual de poemas.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolve o gênero poema. Informe-os que os estudantes vão precisar trabalhar coletivamente, com você e a turma toda, de maneira síncrona nesta aula. Além disso, vão fazer uma atividade em duplas e trios. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Ao final, os estudantes terão uma tarefa para elaborar num determinado prazo, que devem entregar pelo Padlet, acessível pelo celular. Informe o prazo e oriente que incentivem os estudantes para a realização dessa tarefa. Reforce a importância do apoio da família para que eles cumpram a tarefa, participem e interajam com toda a turma e com as suas devolutivas. Comunique se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Poemas de forma fixa e livre: a metáfora e a comparação na construção de sentidos
Finalidade da aula: Reescrever poemas de forma livre a fim de aplicar as figuras de linguagem de comparação e de metáfora na construção de sentidos, considerando o efeito da abstração de ideias no tratamento literário de elementos concretos e cotidianos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema de forma fixa e livre
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP38
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em diferenciar o sentido conotativo e denotativo.
Referências sobre o assunto:
Denotação e conotação. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/conotacao-e-denotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.
Figuras de linguagem. Disponível em: <https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/denotacao-e-conotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.
Metáfora. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/metafora/>. Acesso em: 13 out. 2018.