
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto para os alunos; computador; projetor multimídia e tela; lápis; papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer o eu-lírico nas produções, bem como não serem familiarizados com o gênero, pelo distanciamento cultural.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara, Dicionário do folclore brasileiro. 8°. Ed. – São Paulo: Global, 2000
PINHEIRO, Hélder. Cordel na sala de aula – São Paulo: Duas Cidades, 2001. – (Coleção literatura e ensino; 2).
ASSARÉ, Patativa do. Inspiração Nordestina: cantos de Patativa. São Paulo: Hedra, 2003.
LUYTEN, Joseph M. O que é literatura popular. São Paulo: Brasiliense, 1983
Fonte: Literatura de Cordel - Da teoria à prática da sala de aula, Amanda Vieira Ribeiro, CONEDU. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID6764_13082016135022.pdf. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 43 minutos
Orientações:
Material complementar:
O vídeo com a declamação do poema “Aí! Se sesse!", de Zé da Luz está disponível online. Fonte: Aí! Se Sesse!, Zé da Luz, Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GijMgM4B4ag. Acesso em 20 de agosto de 2018.
O texto do poema “Aí! Se sesse!", de Zé da Luz está disponível online. Fonte: Aí! Se Sesse!, Zé da Luz, ABLC. Disponível em: http://www.ablc.com.br/ai-se-sesse/. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Acesse o material do artista J. Borges e sobre a xilogravura nos links:
Disponível em: http://artepopularbrasil.blogspot.com/2011/01/j-borges.html. Acesso em 20 de agosto de 2018.
Disponível em:http://jborgesbrasil.blogspot.com/ Acesso em 20 de agosto de 2018.
Disponível em:https://followthecolours.com.br/art-attack/arte-popular-j-borges/ Acesso em 20 de agosto de 2018.
Disponível em:https://followthecolours.com.br/art-attack/xilogravura-nordestina/ Acesso em 20 de agosto de 2018.
Orientações:
Material complementar: O texto do poema “Brasi Cabroco!", de Zé da Luz está disponível online. Fonte: Brasi Cabroco, Zé da Luz, ABLC. Disponível em:http://www.ablc.com.br/brasi-caboco/ . Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e publicação de áudios e vídeos. Procure a mais adequada para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no link disponível aqui.
Spreaker Studio, para gravação, análise, edição e publicação de podcast (tutorial do app disponível aqui; na Play Store, disponível aqui; tutorial para criar podcasts disponível aqui).
Padlet (tutorial disponível aqui);
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero poema solicita ainda mais as habilidades de compreensão auditiva e mais atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para os efeitos de sentidos pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Sendo assim, indicamos, sobretudo, o uso do podcast e do vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados a esse gênero.
Introdução: Aí! Se sesse - Zé da Luz (atividade assíncrona - preparação)
Nesta adaptação do plano de aula original, que apresenta o cordel, uma forma específica do gênero poema, sugerimos que você reúna o slide da introdução e o slide 1 do desenvolvimento num mesmo momento, tendo em vista o ER, que solicita orientações e tempos mais breves nas diferentes etapas da aula.
Envie aos estudantes, alguns dias antes da data da aula, as perguntas que estão nas orientações para o professor, no slide 1 da introdução do plano original (levantamento de conhecimentos prévios), em formato de Quizizz. Dê o prazo de uma hora, no máximo, para que respondam.
Em seguida, envie um áudio ou vídeo comentando as respostas dadas, exponha as corretas e faça uma breve exposição sobre o cordel (veja as orientações do slide 1 do desenvolvimento, no plano original). Solicite ainda que os alunos assistam ao vídeo com a declamação do poema "Aí! Se sesse!", de Zé da Luz, ilustrado com xilogravuras (link indicado em materiais complementares, no plano original). Informe que vocês irão discutir sobre esse vídeo e o cordel na próxima aula, indicando a data.
Desenvolvimento: Aí! Se sesse - Zé da Luz (discussão em momento síncrono) e Brasi Cabroco - Zé da Luz (atividades em grupo e momento síncrono de fechamento)
Esta etapa inicia-se, nesta adaptação, no slide 1 do desenvolvimento, do item que propõe “Discuta com os alunos algumas questões relacionadas à linguagem do texto, à temática e às imagens utilizadas para representá-lo” em diante. Propomos que esta etapa seja desenvolvida por meio de uma ferramenta síncrona para que haja interação coletiva e possam levantar hipóteses e refletir sobre o texto trazendo seus conhecimentos prévios também.
Siga as orientações do plano original. Estabeleça um tempo para o levantamento de hipóteses e outro para anotação das conclusões que caracterizem o cordel enquanto contexto, forma e sobretudo o lugar de fala do eu-lírico.
Para compartilhar as anotações, solicite que os estudantes coloquem-nas no Padlet, já organizado por você para recebê-las. Faça seus comentários e devolutiva, fazendo um quadro-síntese sobre o que foi visto a respeito do cordel até esse momento.
Depois, siga o plano original, solicitando a atividade com o texto Brasi Cabocro em pequenos grupos (sugestão: reúna as duplas em grupos de 4 e mantenha os trios da aula anterior, ou utilize o Flippity para essa formação).
Compartilhe as questões para discussão, estabeleça um tempo e solicite que coloquem as respostas no Padlet para compartilhar com a turma toda.
Retome sincronamente o momento coletivo com a turma para devolutiva às respostas e conclusões sobre “organização composicional, conteúdo, sonoridade, grafia das palavras, termos típicos da cultura regional, oralidade, eu-lírico, ritmo e humor. Ao trabalhar estas questões é importante que os alunos percebam tanto a variedade linguística e estrutural dos textos quanto suas particularidades em relação à tradição regional nordestina”, conforme as orientações ao professor, no plano original.
Fechamento: A literatura de cordel é uma manifestação de...
Nesta etapa, sugerimos que estipule um tempo para que os grupos discutam e completem essa afirmação, gravando um podcast (no Spreaker Studio) que deve ser publicado no Padlet, já organizado por você para para recebê-las.
Solicite que ouçam os áudios dos colegas e faça a sua devolutiva coletiva também por meio de um podcast. Diga quando sua devolutiva será publicada na mesma ferramenta, para que eles ouçam e anotem a sua síntese.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolvem o gênero poema. Convide os familiares a acompanhar as etapas desta aula sobre o cordel. Solicite que, caso algum familiar conheça poemas de cordel, compartilhe com o aluno seus conhecimentos e informações. Conte como essa troca é motivadora para os estudantes e incentive-os a compartilhar com a turma e professora o que aprenderam em família, nos momentos de aula síncrona (em que estão todos juntos, conectados). Além disso, informe que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros do trio/grupo, em alguns momentos desta aula, e gravar mensagens para enviar ao professor. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: