
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto para os alunos; computador; projetor multimídia e tela; lápis; papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer o eu-lírico nas produções, bem como não serem familiarizados com o gênero, pelo distanciamento cultural.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara, Dicionário do folclore brasileiro. 8°. Ed. – São Paulo: Global, 2000
PINHEIRO, Hélder. Cordel na sala de aula – São Paulo: Duas Cidades, 2001. – (Coleção literatura e ensino; 2).
ASSARÉ, Patativa do. Inspiração Nordestina: cantos de Patativa. São Paulo: Hedra, 2003.
LUYTEN, Joseph M. O que é literatura popular. São Paulo: Brasiliense, 1983
Fonte: Literatura de Cordel - Da teoria à prática da sala de aula, Amanda Vieira Ribeiro, CONEDU. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID6764_13082016135022.pdf. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 43 minutos
Orientações:
Material complementar:
O vídeo com a declamação do poema “Aí! Se sesse!", de Zé da Luz está disponível online. Fonte: Aí! Se Sesse!, Zé da Luz, Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GijMgM4B4ag. Acesso em 20 de agosto de 2018.
O texto do poema “Aí! Se sesse!", de Zé da Luz está disponível online. Fonte: Aí! Se Sesse!, Zé da Luz, ABLC. Disponível em: http://www.ablc.com.br/ai-se-sesse/. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Acesse o material do artista J. Borges e sobre a xilogravura nos links:
Disponível em: http://artepopularbrasil.blogspot.com/2011/01/j-borges.html. Acesso em 20 de agosto de 2018.
Disponível em:http://jborgesbrasil.blogspot.com/ Acesso em 20 de agosto de 2018.
Disponível em:https://followthecolours.com.br/art-attack/arte-popular-j-borges/ Acesso em 20 de agosto de 2018.
Disponível em:https://followthecolours.com.br/art-attack/xilogravura-nordestina/ Acesso em 20 de agosto de 2018.
Orientações:
Material complementar: O texto do poema “Brasi Cabroco!", de Zé da Luz está disponível online. Fonte: Brasi Cabroco, Zé da Luz, ABLC. Disponível em:http://www.ablc.com.br/brasi-caboco/ . Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e publicação de áudios e vídeos. Procure a mais adequada para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no link disponível aqui.
Spreaker Studio, para gravação, análise, edição e publicação de podcast (tutorial do app disponível aqui; na Play Store, disponível aqui; tutorial para criar podcasts disponível aqui).
Padlet (tutorial disponível aqui);
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero poema solicita ainda mais as habilidades de compreensão auditiva e mais atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para os efeitos de sentidos pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Sendo assim, indicamos, sobretudo, o uso do podcast e do vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados a esse gênero.
Introdução: Aí! Se sesse - Zé da Luz (atividade assíncrona - preparação)
Nesta adaptação do plano de aula original, que apresenta o cordel, uma forma específica do gênero poema, sugerimos que você reúna o slide da introdução e o slide 1 do desenvolvimento num mesmo momento, tendo em vista o ER, que solicita orientações e tempos mais breves nas diferentes etapas da aula.
Envie aos estudantes, alguns dias antes da data da aula, as perguntas que estão nas orientações para o professor, no slide 1 da introdução do plano original (levantamento de conhecimentos prévios), em formato de Quizizz. Dê o prazo de uma hora, no máximo, para que respondam.
Em seguida, envie um áudio ou vídeo comentando as respostas dadas, exponha as corretas e faça uma breve exposição sobre o cordel (veja as orientações do slide 1 do desenvolvimento, no plano original). Solicite ainda que os alunos assistam ao vídeo com a declamação do poema "Aí! Se sesse!", de Zé da Luz, ilustrado com xilogravuras (link indicado em materiais complementares, no plano original). Informe que vocês irão discutir sobre esse vídeo e o cordel na próxima aula, indicando a data.
Desenvolvimento: Aí! Se sesse - Zé da Luz (discussão em momento síncrono) e Brasi Cabroco - Zé da Luz (atividades em grupo e momento síncrono de fechamento)
Esta etapa inicia-se, nesta adaptação, no slide 1 do desenvolvimento, do item que propõe “Discuta com os alunos algumas questões relacionadas à linguagem do texto, à temática e às imagens utilizadas para representá-lo” em diante. Propomos que esta etapa seja desenvolvida por meio de uma ferramenta síncrona para que haja interação coletiva e possam levantar hipóteses e refletir sobre o texto trazendo seus conhecimentos prévios também.
Siga as orientações do plano original. Estabeleça um tempo para o levantamento de hipóteses e outro para anotação das conclusões que caracterizem o cordel enquanto contexto, forma e sobretudo o lugar de fala do eu-lírico.
Para compartilhar as anotações, solicite que os estudantes coloquem-nas no Padlet, já organizado por você para recebê-las. Faça seus comentários e devolutiva, fazendo um quadro-síntese sobre o que foi visto a respeito do cordel até esse momento.
Depois, siga o plano original, solicitando a atividade com o texto Brasi Cabocro em pequenos grupos (sugestão: reúna as duplas em grupos de 4 e mantenha os trios da aula anterior, ou utilize o Flippity para essa formação).
Compartilhe as questões para discussão, estabeleça um tempo e solicite que coloquem as respostas no Padlet para compartilhar com a turma toda.
Retome sincronamente o momento coletivo com a turma para devolutiva às respostas e conclusões sobre “organização composicional, conteúdo, sonoridade, grafia das palavras, termos típicos da cultura regional, oralidade, eu-lírico, ritmo e humor. Ao trabalhar estas questões é importante que os alunos percebam tanto a variedade linguística e estrutural dos textos quanto suas particularidades em relação à tradição regional nordestina”, conforme as orientações ao professor, no plano original.
Fechamento: A literatura de cordel é uma manifestação de...
Nesta etapa, sugerimos que estipule um tempo para que os grupos discutam e completem essa afirmação, gravando um podcast (no Spreaker Studio) que deve ser publicado no Padlet, já organizado por você para para recebê-las.
Solicite que ouçam os áudios dos colegas e faça a sua devolutiva coletiva também por meio de um podcast. Diga quando sua devolutiva será publicada na mesma ferramenta, para que eles ouçam e anotem a sua síntese.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolvem o gênero poema. Convide os familiares a acompanhar as etapas desta aula sobre o cordel. Solicite que, caso algum familiar conheça poemas de cordel, compartilhe com o aluno seus conhecimentos e informações. Conte como essa troca é motivadora para os estudantes e incentive-os a compartilhar com a turma e professora o que aprenderam em família, nos momentos de aula síncrona (em que estão todos juntos, conectados). Além disso, informe que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros do trio/grupo, em alguns momentos desta aula, e gravar mensagens para enviar ao professor. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: