Plano de aula: Preparação para a declamação de poemas

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Um computador por dupla.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em transpor para a oralidade a interpretação dos poemas.

Referências sobre o assunto:

GOLDSTEIN, Norma. Verso, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006 (Coleção Princípios).

PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em:
6 nov. de 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Apresente aos alunos o título da aula. Se necessário, relembre, brevemente, as estratégias de declamação mais importantes, por exemplo:
  • Como é a postura que se deve assumir?
  • Deve haver alguma movimentação corporal?
  • Como é a entonação da voz?
  • Como deve ser considerado o ritmo do texto?
  • Como deve ser a expressão corporal dos intérpretes ao declamar os poemas?
  • A expressão do intérprete está relacionada ao conteúdo do poema?
  • Quais sensações estes elementos podem provocar no espectador/ouvinte?
  • Estas questões foram trabalhadas na décima aula desta sequência de atividades, portanto, caso você, professor, não a tenha realizado, é importante que, antes de ministrar esta 11ª aula, os alunos tenham conhecimento dos pontos trabalhados acima, reconhecendo a importância de compreender o conteúdo textual do poema para declamá-lo. Além disso, é importante que os alunos tenham consciência de que o conteúdo do poema interfere no modo como ele será declamado, ou seja, a depender do conteúdo, a interpretação do texto será mais branda ou mais intensa; contará com movimentações corporais ou não. É importante que os alunos percebam que os poemas que tratam de sentimentos e sensações humanas, por exemplo, são interpretados de forma mais branda, com ritmo pausado, com pouca movimentação corporal e expressões suaves, criando uma atmosfera contemplativa, o que reforça o conteúdo dos textos. Em contrapartida, os textos de cunho social são expostos de forma mais forte e marcada em relação à entonação da voz e em relação aos gestos, ao ritmo (mais acelerado) e à postura corporal de cada intérprete, passando uma sensação de força e empoderamento, reforçando, assim, o conteúdo do texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos