Plano de Aula

Plano de aula: Preparação para a declamação de poemas

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Um computador por dupla.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em transpor para a oralidade a interpretação dos poemas.

Referências sobre o assunto:

GOLDSTEIN, Norma. Verso, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006 (Coleção Princípios).

PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em:
6 nov. de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o título da aula. Se necessário, relembre, brevemente, as estratégias de declamação mais importantes, por exemplo:
  • Como é a postura que se deve assumir?
  • Deve haver alguma movimentação corporal?
  • Como é a entonação da voz?
  • Como deve ser considerado o ritmo do texto?
  • Como deve ser a expressão corporal dos intérpretes ao declamar os poemas?
  • A expressão do intérprete está relacionada ao conteúdo do poema?
  • Quais sensações estes elementos podem provocar no espectador/ouvinte?
  • Estas questões foram trabalhadas na décima aula desta sequência de atividades, portanto, caso você, professor, não a tenha realizado, é importante que, antes de ministrar esta 11ª aula, os alunos tenham conhecimento dos pontos trabalhados acima, reconhecendo a importância de compreender o conteúdo textual do poema para declamá-lo. Além disso, é importante que os alunos tenham consciência de que o conteúdo do poema interfere no modo como ele será declamado, ou seja, a depender do conteúdo, a interpretação do texto será mais branda ou mais intensa; contará com movimentações corporais ou não. É importante que os alunos percebam que os poemas que tratam de sentimentos e sensações humanas, por exemplo, são interpretados de forma mais branda, com ritmo pausado, com pouca movimentação corporal e expressões suaves, criando uma atmosfera contemplativa, o que reforça o conteúdo dos textos. Em contrapartida, os textos de cunho social são expostos de forma mais forte e marcada em relação à entonação da voz e em relação aos gestos, ao ritmo (mais acelerado) e à postura corporal de cada intérprete, passando uma sensação de força e empoderamento, reforçando, assim, o conteúdo do texto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP53 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS