Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias para a declamação de poemas
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter domínio da linguagem corporal ou mesmo se sentirem tímidos no momento de se expor. Além disso, podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo, em relação à prosódia.
Referências sobre o assunto:
GOLDSTEIN, Norma. Verso, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em: 6 nov. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente aos alunos o tema da aula. Questione se é preciso traçar alguma estratégia para declamar poemas. Permita que os alunos manifestem-se livremente, levantando hipóteses sobre o que estudarão nesta aula e sobre possibilidades de estratégias. É possível que os alunos digam que é preciso “decorar” o poema, ou até mesmo que não gostam disso por serem tímidos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO