Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os três planos de aula de declamação (produção oral e oralização) do gênero poema.
Recursos indicado
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade e discussões, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem a interação em encontros síncronos. Procure o mais adequado para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas – WhatsApp; até 6 pessoas – Instagram; até 50 pessoas – Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no artigo disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui).
Flippity (tutorial disponível aqui) para games e sorteios de grupos em roleta.
Spreaker Studio para gravação, análise, edição e publicação de podcasts (tutoriais disponíveis aqui e aqui).
Inshot para gravação e edição de vídeos (tutoriais disponíveis aqui, aqui e aqui).
TikTok, disponível aqui.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero poema solicita ainda mais as habilidades de escuta compreensiva e mais atenção à oralidade e à prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia no uso da língua. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para os efeitos de sentidos pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Além disso, há intencionalidades específicas nos poemas, que implicam também criar novos e diferentes sentidos para as palavras. Sendo assim, a leitura e produção textual desse gênero demandam discussões e reflexões para atribuir e produzir múltiplos sentidos às palavras no poema. Recomendamos, por isso, o uso de podcast e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados ao gênero.
Introdução: Estratégias para a declamação de poemas
Tendo em vista o momento do ER, que solicita orientações e períodos mais breves nas diferentes etapas da aula, sugerimos que utilize uma ferramenta síncrona para esta aula (veja indicações no início desta adaptação, em “recursos necessários”). Escolha aquela que atender melhor a sua turma.
Inicie esta adaptação do plano original LPO7_06SQA10 perguntando aos estudantes se já declamaram algum poema em público, se sabem o que é um sarau e se conhecem algum poema de cor. Siga as orientações ao professor do slide de introdução do plano original motivando-os a participar. Procure compartilhar sua tela e vá anotando as respostas sobre as estratégias para uma declamação bem-sucedida. O objetivo é consultar os conhecimentos prévios de sua turma sobre o tema.
Em seguida, divida a turma em grupos de 3 ou 4 participantes para que assistam a vídeos de declamação de poemas de diferentes estilos e poetas, para que observem o modo como são interpretados e declamados. Os links para esses vídeos estão indicados nas orientações ao professor, no slide de desenvolvimento do plano original. Para formar os grupos, considere o perfil da sua turma. Se preferir, utilize o Flippity para sortear as parcerias. Para que os grupos façam a observação dos vídeos de declamação, elabore uma tabela com as perguntas do slide 2 do desenvolvimento do plano original e estipule um tempo para que possam preenchê-la.
Oriente-os a trabalhar conjuntamente, por uma ferramenta que seja acessível a todos; no caso de trabalharem pelo WhatsApp, peça que elejam um componente apenas para registrar as respostas na tabela e depois compartilhá-la com todos. A tabela de cada grupo deve ser compartilhada no Padlet, previamente preparado por você para recebê-las. Ao final do tempo estipulado, todos devem seguir para um momento coletivo síncrono, para que você faça uma síntese das estratégias essenciais para uma declamação bem-sucedida, observando os diferentes estilos dos poemas. Siga as orientações da etapa de fechamento do plano original.
Desenvolvimento: Preparação para a declamação de poemas – seleção e planejamento
Informe aos estudantes que eles vão participar de uma sarau virtual, ou seja, que a turma vai gravar, em áudio ou vídeo, declamações de poemas escolhidos por eles. Essa declamação pode ser individual ou em duplas, e a escolha do poema será deles. Nesta etapa do plano original LPO7_06SQA11, os estudantes vão selecionar o poema a ser declamado e planejar as estratégias que vão usar, adequadas ao poema escolhido. Solicite que consultem a tabela realizada na introdução desta adaptação e, se necessário, que vejam e ouçam os vídeos disponibilizados também na introdução. Proponha sites confiáveis para que possam pesquisar poemas e poetas de que gostem. Os estudantes podem também consultar livros e outras fontes impressas que tenham em casa e/ou escolher poemas que já conheçam e de que gostem.
Siga as orientações do slide 1 do desenvolvimento do plano original e estipule um prazo para que eles planejem e registrem o que discutiram e decidiram fazer (sugerimos que você elabore um modelo para esse registro e compartilhe com eles). No caso das duplas, um só deve escrever e compartilhar com o colega. Faça um breve fechamento coletivo desta etapa e solicite que os estudantes falem um pouco sobre as dificuldades ou facilidades encontradas nesse processo. Os registros devem ser postados no Padlet, preparado por você para recebê-los.
Fechamento: Declamação de poemas
Esta etapa da aula corresponde ao plano original LPO7_06SQA12. No entanto, não será o momento da declamação, pois recomendamos que os estudantes tenham um prazo maior para ensaiarem, neste período de isolamento e ER. Sobretudo as duplas terão mais dificuldade para encontros síncronos, para gravar e enviar o material ao parceiro. Aproveite esse momento, então, para explicar como será a apresentação deles no sarau virtual. Eles devem enviar as gravações por áudio ou vídeo. No caso das duplas, oriente-os a gravarem separados e depois fazerem a edição no TikTok ou no Inshot. Os áudios também podem ter efeitos especiais se gravados como podcast no Speaker Studio. Eles devem postar as declamações no Padlet, preparado anteriormente por você. Comunique que, após a inauguração, haverá um prazo para que possam avaliar as apresentações dos colegas. Para isso, eles vão seguir os mesmos critérios que foram levantados no início desta aula. Informe que haverá uma oreintação sua sobre quem avaliará quem. Haverá também uma ficha de autoavaliação para preencherem. Estipule prazos para cada etapa e faça os combinados para que essas avaliações sejam feitas com respeito aos colegas e considerando os critérios, que sejam críticas construtivas para o aperfeiçoamento e o aprendizado de todos.
Comunique que os familiares serão convidados a visitar esse sarau virtual, motivando-os a participar e caprichar na realização da declamação. Proponha que alguns voluntários elaborem um convite aos familiares para a data de inauguração, que deve ficar em cartaz por algum tempo para que seja visto pela comunidade escolar também. Informe que receberão um cronograma com todas as datas desse processo para que se organizem e participem.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolve o gênero poema. Informe-os que os estudantes vão precisar trabalhar coletivamente, com você e a turma toda, de maneira síncrona nesta aula. Além disso, vão fazer uma atividade em duplas e trios. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Ao final, informe que os estudantes vão preparar e ensaiar a declamação de um poema (individualmente ou em dupla, à escolha deles) e vão ter um determinado prazo para ensaio e gravação (em áudio ou vídeo). Quando tiverem feito a atividade, devem postar o aúdio ou vídeo no Padlet, preparado como um sarau virtual para receber todas as declamações. Informe o prazo e oriente que conversem com o estudante para saber o que será necessário para a realização dessa atividade.
Reforce a importância do apoio da família, incentivando-os a cumprirem o prazo, participarem e interagirem com toda a turma. O sarau virtual terá uma data de inauguração para a qual os familiares serão convidados. Ele permanecerá aberto durante um tempo determinado a visitas de toda a comunidade escolar também. É importante comunicá-los, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.