Plano de aula: Prática de oralidade com recursos da Commedia dell'arte

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: projetor e computador, com áudio, para exibição do vídeo; quadro; cópia dos “canovacci” para preparação das cenas, disponíveis

aqui:

Canovaccio 1 - clique aqui

Canovaccio 2 - clique aqui

Canovaccio 3 - clique aqui

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas). O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador desse gênero. Por esse motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de ensaiar a improvisação, pois pode haver uma preocupação excessiva em repetir sempre o mesmo texto; por isso, é importante seguir a sequência da aula, em que serão apresentados critérios para avaliar uma apresentação e dicas para organizar o improviso.

Referências sobre o assunto: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a edição.

RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf. Acesso em 03/11/2018.

TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03/11/2018.

SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras,2003. Tradução Roberta Barni.

www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018

www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em 01/01/2018

https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Explicar aos alunos que esta aula tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca da Commedia dell'arte, utilizando seus recursos para planejar uma apresentação, além de desenvolver critérios para avaliá-la.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos