Plano de Aula

Plano de aula: Prática de oralidade com recursos da Commedia dell'arte

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: projetor e computador, com áudio, para exibição do vídeo; quadro; cópia dos “canovacci” para preparação das cenas, disponíveis

aqui:

Canovaccio 1 - clique aqui

Canovaccio 2 - clique aqui

Canovaccio 3 - clique aqui

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas). O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador desse gênero. Por esse motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de ensaiar a improvisação, pois pode haver uma preocupação excessiva em repetir sempre o mesmo texto; por isso, é importante seguir a sequência da aula, em que serão apresentados critérios para avaliar uma apresentação e dicas para organizar o improviso.

Referências sobre o assunto: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a edição.

RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf. Acesso em 03/11/2018.

TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03/11/2018.

SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras,2003. Tradução Roberta Barni.

www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018

www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em 01/01/2018

https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explicar aos alunos que esta aula tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca da Commedia dell'arte, utilizando seus recursos para planejar uma apresentação, além de desenvolver critérios para avaliá-la.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados