Atividade para impressão - Canovaccio 1 para treino das cenas
Plano de Aula
Plano de aula: Prática de oralidade com recursos da Commedia dell'arte
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: projetor e computador, com áudio, para exibição do vídeo; quadro; cópia dos “canovacci” para preparação das cenas, disponíveis
aqui:
Canovaccio 1 - clique aqui
Canovaccio 2 - clique aqui
Canovaccio 3 - clique aqui
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas). O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador desse gênero. Por esse motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de ensaiar a improvisação, pois pode haver uma preocupação excessiva em repetir sempre o mesmo texto; por isso, é importante seguir a sequência da aula, em que serão apresentados critérios para avaliar uma apresentação e dicas para organizar o improviso.
Referências sobre o assunto: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a edição.
RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf. Acesso em 03/11/2018.
TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03/11/2018.
SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras,2003. Tradução Roberta Barni.
www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018
www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em 01/01/2018
https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Explicar aos alunos que esta aula tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca da Commedia dell'arte, utilizando seus recursos para planejar uma apresentação, além de desenvolver critérios para avaliá-la.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO