Plano de Aula

Plano de aula: O gênero texto dramático

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Data show

Fotocópias de textos

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades de identificar e nomear os elementos composicionais do gênero texto dramático, por não estarem habituados à leitura e ao estudo do gênero.

Referências sobre o assunto:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente, em um slide, o tema da aula para os alunos. O objetivo desta aula é levar o aluno a perceber que o texto dramático tem por finalidade a encenação e que, para isso, o texto se apresenta diferente dos outros gêneros narrativos, pois tem como elementos composicionais mais marcantes: as falas que se sucedem, com os nomes dos personagens em destaque, e as rubricas ou didascálias, marcas para orientar o ator. É importante deixar que os alunos percebam isso através da leitura dos textos e da forma como eles serão apresentados, por isso, evite entregar explicações prontas e busque levar o aluno a pensar e a chegar às suas próprias conclusões.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos