Texto 1
Plano de Aula
Plano de aula: O gênero texto dramático
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Data show
Fotocópias de textos
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades de identificar e nomear os elementos composicionais do gênero texto dramático, por não estarem habituados à leitura e ao estudo do gênero.
Referências sobre o assunto:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente, em um slide, o tema da aula para os alunos. O objetivo desta aula é levar o aluno a perceber que o texto dramático tem por finalidade a encenação e que, para isso, o texto se apresenta diferente dos outros gêneros narrativos, pois tem como elementos composicionais mais marcantes: as falas que se sucedem, com os nomes dos personagens em destaque, e as rubricas ou didascálias, marcas para orientar o ator. É importante deixar que os alunos percebam isso através da leitura dos textos e da forma como eles serão apresentados, por isso, evite entregar explicações prontas e busque levar o aluno a pensar e a chegar às suas próprias conclusões.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO