Plano de Aula

Plano de aula: O texto teatral: relação entre textos

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Data show

Fotocópias dos textos

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferentemente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de identificar as diferenças nos modos como os textos se organizam, pois estão habituados a dar maior atenção ao conteúdo em detrimento dos aspectos formais.

Referências sobre o assunto:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresentar o tema no slide e ler para os alunos.

Nesta aula, o aluno deverá perceber que é possível contar uma mesma história de maneiras diferentes, ou seja, que há diferentes modos de se organizar um texto, e que tal organização irá alterar a forma como os personagens são caracterizados e a maneira como as falas são apresentadas, por exemplo. Sendo assim, é interessante deixar que eles percebam, pelas leituras dos textos e pelas questões apresentadas, como a estrutura textual pode se modificar de acordo com a intenção comunicativa. Evite facilitar demais a compreensão, pois, ao tirarem suas próprias conclusões com base em suas descobertas, a aprendizagem ocorrerá de forma mais significativa.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos