Atividade para impressão - texto
Plano de Aula
Plano de aula: O texto teatral: relação entre textos
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Data show
Fotocópias dos textos
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferentemente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de identificar as diferenças nos modos como os textos se organizam, pois estão habituados a dar maior atenção ao conteúdo em detrimento dos aspectos formais.
Referências sobre o assunto:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresentar o tema no slide e ler para os alunos.
Nesta aula, o aluno deverá perceber que é possível contar uma mesma história de maneiras diferentes, ou seja, que há diferentes modos de se organizar um texto, e que tal organização irá alterar a forma como os personagens são caracterizados e a maneira como as falas são apresentadas, por exemplo. Sendo assim, é interessante deixar que eles percebam, pelas leituras dos textos e pelas questões apresentadas, como a estrutura textual pode se modificar de acordo com a intenção comunicativa. Evite facilitar demais a compreensão, pois, ao tirarem suas próprias conclusões com base em suas descobertas, a aprendizagem ocorrerá de forma mais significativa.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO