
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade e o objetivo deste plano é apresentar características do Teatro de improviso e principalmente da Commedia dell'arte (tipo de teatro popular da Renascença), focando aspectos temáticos, composicionais e estilísticos necessários para a realização de uma cena de improviso.
Materiais necessários: Projetor e computador, com áudio, para exibição dos vídeos.
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas).
O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto com o lírico e com o épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem pensar que, pelo fato de tratar-se de Teatro de improviso, não haja regras, tudo seja desorganizado e não seja possível encontrar sentido; por isso, é necessário desmistificar esta ideia e fazê-los perceber a necessidade de dar coerência à fala espontânea e à improvisação teatral.
Referências sobre o assunto:
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a edição.
RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em:
TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: <www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61>. Acesso em: 3 nov. 2018.
www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/ Acesso em 1º/1/2018.
www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/ Acesso em 1º/1/2018.
https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/ Acesso em 1º/1/2018.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explicar aos alunos que nesta aula eles irão conhecer as características do Teatro de improviso, isto é, de apresentações teatrais que têm como característica a improvisação.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça um vídeo apresentando aos alunos o Teatro de Improviso moderno (vídeo d'Os Barbixas, disponível aqui) e a antiga Commedia dell'Arte (vídeo explicativo disponível aqui). Aproveite as Orientações do Plano para fazer um vídeo contextualizando a Commedia del Arte. Envie os links dos vídeos e solicite que os alunos assistam. Envie também o link de uma encenação no estilo Commedia del Arte, disponível aqui. Estabeleça um prazo para que todos assistam aos vídeos.
Desenvolvimento
Após todos terem assistido, peça, em um áudio, que comparem o Teatro de Improviso moderno com a antiga Commedia dell'Arte, e respondam em duplas às questões do slide de Fechamento. Estabeleça um prazo e peça que todas as duplas publiquem suas respostas em um Documento único, colaborativo, no Google Drive (sugestão). Após todos terem publicado, peça que os alunos leiam as produções dos colegas para que aprendam com seus pares.
Fechamento
Faça uma compilação das respostas dos alunos com as aprendizagens desta aula e acrescente o que você julgar necessário. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem ver os vídeos disponibilizados no Plano e ajudar os alunos a perceberem as semelhanças e as diferenças. Também podem tentar fazer o jogo de improviso proposto no vídeo d'Os Barbixas, em casa, e gravar esse momento para enviar para o grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francisca Brasil
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Prática de oralidade com Teatro de improviso
Finalidade da aula: Conhecer as características que envolvem o Teatro de improviso atual e a Commedia dell'arte a fim de observar os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas e da encenação.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP52
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: