Plano de Aula
Plano de aula: Prática de oralidade com Teatro de improviso
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade e o objetivo deste plano é apresentar características do Teatro de improviso e principalmente da Commedia dell'arte (tipo de teatro popular da Renascença), focando aspectos temáticos, composicionais e estilísticos necessários para a realização de uma cena de improviso.
Materiais necessários: Projetor e computador, com áudio, para exibição dos vídeos.
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas).
O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto com o lírico e com o épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem pensar que, pelo fato de tratar-se de Teatro de improviso, não haja regras, tudo seja desorganizado e não seja possível encontrar sentido; por isso, é necessário desmistificar esta ideia e fazê-los perceber a necessidade de dar coerência à fala espontânea e à improvisação teatral.
Referências sobre o assunto:
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a edição.
RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em:
TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: <www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61>. Acesso em: 3 nov. 2018.
www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/ Acesso em 1º/1/2018.
www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/ Acesso em 1º/1/2018.
https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/ Acesso em 1º/1/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explicar aos alunos que nesta aula eles irão conhecer as características do Teatro de improviso, isto é, de apresentações teatrais que têm como característica a improvisação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO