Plano de Aula

Plano de aula: Prática de oralidade com Teatro de improviso

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade e o objetivo deste plano é apresentar características do Teatro de improviso e principalmente da Commedia dell'arte (tipo de teatro popular da Renascença), focando aspectos temáticos, composicionais e estilísticos necessários para a realização de uma cena de improviso.

Materiais necessários: Projetor e computador, com áudio, para exibição dos vídeos.

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas).

O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto com o lírico e com o épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem pensar que, pelo fato de tratar-se de Teatro de improviso, não haja regras, tudo seja desorganizado e não seja possível encontrar sentido; por isso, é necessário desmistificar esta ideia e fazê-los perceber a necessidade de dar coerência à fala espontânea e à improvisação teatral.

Referências sobre o assunto:

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a edição.

RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: . Acesso em: 3 nov. 2018.

TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: <www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61>. Acesso em: 3 nov. 2018.

www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/ Acesso em 1º/1/2018.

www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/ Acesso em 1º/1/2018.

https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/ Acesso em 1º/1/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explicar aos alunos que nesta aula eles irão conhecer as características do Teatro de improviso, isto é, de apresentações teatrais que têm como característica a improvisação.

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