Atividade para impressão - Canovaccio 1 para treino das cenas
Canovaccio 1 para treino das cenas
Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador com projetor; figurinos para a apresentação (que podem ser solicitados aos alunos previamente: máscaras de Arlequim, Pantalone, Doutor, Capitano; roupas; objetos cênicos, como: alimentos de mentira (canovaccio 1), armas de mentira, espada, flores (canovaccio 2) papel imitando testamento, caneta (canovaccio 3). Cópia dos canovacci para desenvolvimento das cenas. Cópia da tabela de auto avaliação dos grupos.
Canovaccio 1 - clique aqui
Canovaccio 2 - clique aqui
Canovaccio 3 - clique aqui
Tabela de autoavaliação: clique aqui
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas).
O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador desse gênero. Por esse motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades desta aula são de duas ordens diferentes: a primeira, está relacionada à vergonha, timidez, dificuldade de falar em público, e no caso, realizar uma apresentação de improviso; a segunda, está relacionada ao fato dos alunos não considerarem as regras para a improvisação. Por isso, é necessário reforçar a importância de seguir a estrutura do canovaccio - para que a improvisação ocorra dentro do esperado e que os alunos mais tímidos participem da experiência, sem medo.
Referências sobre o assunto:
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a ed.
MARCUSCHI, Beth, SUASSUNA, Lívia (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, 1a ed.
RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf. Acesso em 03/11/2018.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras, 2003.
TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03/11/2018.
www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018.
www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em 01/01/2018.
https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Orientações:
Canovaccio 1 - clique aqui
Canovaccio 2 - clique aqui
Canovaccio 3 - clique aqui
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Atividade para impressão - Canovaccio 1 para treino das cenas
Canovaccio 1 para treino das cenas
Atividade para impressão - Canovaccio 2 para treino das cenas
Canovaccio 2 para treino das cenas
Atividade para impressão - Canovaccio 3 para treino das cenas
Canovaccio 3 para treino das cenas
Atividade para impressão - tabela de auto avaliação
Tabela de auto avaliação
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça um áudio dizendo que os alunos devem se organizar em duplas para criar pequenos diálogos teatrais utilizando as noções de Variação Linguística. Caso queira, utilize as sugestões de cenas disponíveis aqui e faça um sorteio utilizando um Sorteador Online, disponível aqui, de forma que cada dupla fique com uma cena. Oriente que os alunos escrevam o texto dos diálogos e façam a encenação gravando em áudio ou vídeo, com as vozes das duplas. O vídeo pode ser feito no aplicativo TikTok para que os dois personagens (alunos) da dupla apareçam. Auxilie-os pelos canais já combinados por vocês. Estabeleça um prazo para que todos realizem a atividade e peça que entreguem via WhatsApp.
Desenvolvimento
Após todos terem entregado, peça, em um novo áudio, que as duplas vejam o que os demais colegas produziram para comparar e aprender com os pares. Envie, por escrito, as perguntas do slide de Fechamento para que as duplas reflitam sobre a atividade. Solicite que publiquem as respostas em uma pasta do Google Drive específica para esta atividade.
Fechamento
Depois que todos tiverem respondido, faça uma compilação das respostas dos alunos com as aprendizagens desta aula e acrescente o que você julgar necessário. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem apoiar a encenação das pequenas esquetes das duplas. Você também pode sugerir que, depois dessa atividade, sorteiem entre si essas pequenas cenas e façam as representações de forma oral, em casa. Podem gravar esse momento e enviar para o grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Wania Silva
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Prática de oralidade: apresentação de improviso no estilo da Commedia dell'arte.
Finalidade da aula: Realizar uma apresentação de improviso seguindo critérios para a encenação e avaliar a apresentação realizada, a fim de desenvolver aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas, bem como outros elementos importantes para a encenação de textos dramáticos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP52
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador com projetor; figurinos para a apresentação (que podem ser solicitados aos alunos previamente: máscaras de Arlequim, Pantalone, Doutor, Capitano; roupas; objetos cênicos, como: alimentos de mentira (canovaccio 1), armas de mentira, espada, flores (canovaccio 2) papel imitando testamento, caneta (canovaccio 3). Cópia dos canovacci para desenvolvimento das cenas. Cópia da tabela de auto avaliação dos grupos.
Canovaccio 1 - clique aqui
Canovaccio 2 - clique aqui
Canovaccio 3 - clique aqui
Tabela de autoavaliação: clique aqui
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas).
O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador desse gênero. Por esse motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades desta aula são de duas ordens diferentes: a primeira, está relacionada à vergonha, timidez, dificuldade de falar em público, e no caso, realizar uma apresentação de improviso; a segunda, está relacionada ao fato dos alunos não considerarem as regras para a improvisação. Por isso, é necessário reforçar a importância de seguir a estrutura do canovaccio - para que a improvisação ocorra dentro do esperado e que os alunos mais tímidos participem da experiência, sem medo.
Referências sobre o assunto:
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a ed.
MARCUSCHI, Beth, SUASSUNA, Lívia (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, 1a ed.
RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf. Acesso em 03/11/2018.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras, 2003.
TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03/11/2018.
www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018.
www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em 01/01/2018.
https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: