Atividade para impressão - Canovaccio 1 para treino das cenas
Canovaccio 1 para treino das cenas
Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador com projetor; figurinos para a apresentação (que podem ser solicitados aos alunos previamente: máscaras de Arlequim, Pantalone, Doutor, Capitano; roupas; objetos cênicos, como: alimentos de mentira (canovaccio 1), armas de mentira, espada, flores (canovaccio 2) papel imitando testamento, caneta (canovaccio 3). Cópia dos canovacci para desenvolvimento das cenas. Cópia da tabela de auto avaliação dos grupos.
Canovaccio 1 - clique aqui
Canovaccio 2 - clique aqui
Canovaccio 3 - clique aqui
Tabela de autoavaliação: clique aqui
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas).
O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador desse gênero. Por esse motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades desta aula são de duas ordens diferentes: a primeira, está relacionada à vergonha, timidez, dificuldade de falar em público, e no caso, realizar uma apresentação de improviso; a segunda, está relacionada ao fato dos alunos não considerarem as regras para a improvisação. Por isso, é necessário reforçar a importância de seguir a estrutura do canovaccio - para que a improvisação ocorra dentro do esperado e que os alunos mais tímidos participem da experiência, sem medo.
Referências sobre o assunto:
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a ed.
MARCUSCHI, Beth, SUASSUNA, Lívia (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, 1a ed.
RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf. Acesso em 03/11/2018.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras, 2003.
TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03/11/2018.
www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018.
www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em 01/01/2018.
https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).