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Plano de aula: Prática de oralidade: apresentação de improviso no estilo da Commedia dell'arte

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador com projetor; figurinos para a apresentação (que podem ser solicitados aos alunos previamente: máscaras de Arlequim, Pantalone, Doutor, Capitano; roupas; objetos cênicos, como: alimentos de mentira (canovaccio 1), armas de mentira, espada, flores (canovaccio 2) papel imitando testamento, caneta (canovaccio 3). Cópia dos canovacci para desenvolvimento das cenas. Cópia da tabela de auto avaliação dos grupos.

Canovaccio 1 - clique aqui

Canovaccio 2 - clique aqui

Canovaccio 3 - clique aqui

Tabela de autoavaliação: clique aqui

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas).

O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador desse gênero. Por esse motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades desta aula são de duas ordens diferentes: a primeira, está relacionada à vergonha, timidez, dificuldade de falar em público, e no caso, realizar uma apresentação de improviso; a segunda, está relacionada ao fato dos alunos não considerarem as regras para a improvisação. Por isso, é necessário reforçar a importância de seguir a estrutura do canovaccio - para que a improvisação ocorra dentro do esperado e que os alunos mais tímidos participem da experiência, sem medo.

Referências sobre o assunto:

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a ed.

MARCUSCHI, Beth, SUASSUNA, Lívia (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, 1a ed.

RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf. Acesso em 03/11/2018.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras, 2003.

TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03/11/2018.

www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018.

www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em 01/01/2018.

https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que nesta aula eles irão realizar uma cena de improviso e avaliá-la na sequência.
  • Essa cena será realizada baseando-se na Commedia dell'arte, teatro popular da Renascença, em que atores desenvolviam a cena baseados em um “canovaccio”, isto é, uma espécie de caderno que continha os elementos básicos da peça: os personagens, suas características, a trama (sem detalhes), a descrição das situações e das ações das personagens. A partir do canovaccio, os atores improvisavam as falas dentro do roteiro estipulado. Os principais personagens da Commedia dell'arte são tipos sociais, distribuídos basicamente em Criados, Velhos e Enamorados. Alguns exemplos são: Arlequim, palhaço acrobata e esperto; a Colombina, criada educada e refinada; Briguella, o criado trapaceiro e egoísta, o causador de intrigas; Pierrot, o palhaço triste apaixonado por Colombina e o Scaramuccia, contador de mentiras e covarde. O grupo dos Velhos, representados principalmente por Pantalone, velho rico e avarento e Doutor, geralmente um médico ou advogado intelectual e avarento. Por fim, os Enamorados, jovens e apaixonados perdidamente um pelo outro, eram os únicos que não usavam máscaras e a innamorata geralmente se chamava Isabella. Geralmente as companhias de Commedia dell'arte se apresentavam em praças e eram itinerantes. Os principais temas eram o amor, o ciúme, a velhice e o adultério. Além da improvisação, era comum o uso de acrobacias, mímica, ações cômicas já combinadas e máscaras que identificavam os personagens. Importante destacar que o improviso, na Commedia dell'arte, ocorre dentro de certas regras - além de seguir o canovaccio, os atores combinavam “frases-chave”, que determinavam a entrada e saída de atores da cena, alguns episódios cômicos que uniam os atos da peça, músicas e acrobacias. A escolha dessa vertente teatral (Commedia dell'arte) é uma possibilidade de trabalho com a improvisação, mas também com o desenvolvimento de figurinos, por meio de máscaras, e a observação das características estereotipadas das personagens. Além disso, contribui para repertoriar o aluno acerca do gênero dramático e das personagens que permanecem até hoje, como as figuras carnavalescas da Colombina e do Arlequim.
  • O objetivo da aula é desenvolver a oralidade, utilizando como estratégia o improviso das falas dentro de um roteiro pré-estipulado. Para maiores informações sobre a Commedia dell'arte e o improviso no teatro, consulte as obras de referência citadas no slide anterior, nas orientações. Outra possibilidade é assistir a um ensaio baseado na Commedia dell'arte, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wYMUBt_So_E. Último acesso em 23/11/2018. É importante que os alunos tenham em mente que o improviso acontece dentro de certas regras, e que é preciso haver coerência para que a apresentação de improviso seja considerada bem sucedida. Um exemplo mais atual de teatro de improviso são os jogos teatrais, dentre os quais é representante o grupo “Os Barbichas”.

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