Plano de Aula
Plano de aula: O texto teatral: organização das falas e indicações cênicas
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Data show.
- Fotocópias de textos teatrais: Machado, Maria Clara. Minha Infância Querida.
- Disponível em: http://www.teatronaescola.com/~teatrona/index.php/banco-de-pecas/item/minha-infancia-querida-maria-clara-machado. Acesso em 02 de setembro de 2018.
- Folhas para anotações.
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas, e apresenta como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas, que são indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado geralmente segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de relacionar os textos e de identificar semelhanças em sua apresentação visual, por não estarem habituados à leitura de textos dramáticos.
Referências sobre o assunto:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: apresente o slide com o título da aula e leia para os alunos.
Nesta aula, os alunos deverão ler alguns textos dramáticos a fim de fazer comparações e de buscar semelhanças. Por isso, deixe que eles percebam que há, nos textos lidos, indicações de personagens, falas e explicações sobre a encenação. Evite apresentar respostas e explicações prontas pois, dessa forma, a aprendizagem será mais significativa e efetiva.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que a aula será de leitura e que, para isso, será necessário formar equipes de 3 a 5 alunos, pois haverá compartilhamento de textos.
- Oriente para que formem as equipes e que disponham as cadeiras em pequenos círculos, pois os textos serão compartilhados e haverá necessidade de troca entre os participantes.
- Obs.: É importante dispor as cadeiras em pequenos círculos, pois, dessa forma, facilitará a interação entre os alunos e a própria dinâmica da atividade, uma vez que eles irão ouvir e ver melhor os colegas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue cópias de textos dramáticos aos alunos e peça que façam uma leitura silenciosa. Você pode escolher textos variados na biblioteca da escola. Entregue cópias de dois textos dramáticos para cada equipe.
- Peça a cada aluno que, ao terminar a leitura, troque de texto com um colega da equipe. Explique que ele terá um tempo determinado para fazer a leitura dos textos. Oriente os alunos das equipes para que não se limitem à leitura de um só texto, pois haverá necessidade de compará-los entre si.
- Observe como cada equipe está interagindo. Caso haja necessidade, oriente sobre a troca de textos e a dinâmica da atividade.
- Após 15 minutos de leitura, avise que o tempo está encerrado.
Desenvolvimento
Orientações:
- Ao terminar o tempo da leitura, entregue a cada equipe uma folha para anotações.
- Peça que conversem entre si, troquem ideias e anotem as semelhanças encontradas na forma como os textos estão escritos.
- Caso haja necessidade, coloque as questões indicadas no slide para facilitar a compreensão da atividade.
- Obs.: Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que os textos apresentam indicações dos personagens e que há sinais de pontuação que indicam o início das falas (travessões) e explicações sobre as ações e falas dos personagens (parênteses).
- Explique aos alunos que evitem anotações muito longas, pois, após a leitura, elas serão lidas para o restante da turma.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Peça a um representante de cada equipe que leia as anotações feitas pelo grupo.
- Caso seja necessário, anote no quadro algumas respostas pertinentes dadas pelos alunos.
- Após fazer os comentários sobre as respostas dadas pelos alunos, explique que os textos lidos são semelhantes por apresentarem indicações dos personagens. Observe que há sinais que marcam as falas dos personagens (dois pontos e travessões), e parênteses, que servem para colocar algumas explicações necessárias para a encenação do texto.
Obs.: Espera-se que, ao terminar a aula, os alunos já consigam perceber que o texto dramático é feito para ser encenado, diferente de outros textos narrativos, que são feitos para serem contados.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio pedindo que leiam textos teatrais. Faça uma pré-seleção dos textos disponíveis aqui, da página Teatro na Escola, que disponibiliza uma coletânea com diversos esquetes curtos e cômicos da renomada autora Maria Clara Machado. Sorteie os textos entre os alunos, de forma que cada um leia dois textos diferentes. Para sortear, sugerimos o sorteador online, disponível aqui. Determine um prazo para que leiam os textos.
Desenvolvimento
Encerrado o prazo da leitura, envie um novo áudio pedindo que se juntem em duplas para comparar os textos que leram e responder às questões do slide 2 de Desenvolvimento do Plano. Oriente os alunos a compartilharem suas respostas em um Documento colaborativo criado no Google Drive (um documento para toda a turma). Após essa atividade, peça, por áudio ou por escrito, que as duplas leiam os trabalhos umas das outras, para trocar aprendizagens entre os pares. Estabeleça um prazo para essa leitura e intervenha acrescentando comentários no Documento colaborativo, se necessário.
Fechamento
Depois desse processo, sorteie uma das duplas para fazer um resumo das principais ideias, um apanhado geral a partir das respostas das demais duplas e dos seus comentários. Esse procedimento de sorteio de duplas para fazer o resumo das conclusões da aula pode ser repetido em outras aulas, para que outras duplas sejam escolhidas. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem ler os textos disponibilizados no link, pois são bem divertidos, leves, curtos e interessam leitores de qualquer idade. Você pode incentivá-los a escolher um dos textos para fazer uma pequena encenação em família, gravar e enviar para o grupo de WhatsApp da turma.