Plano de Aula

Plano de aula: O texto teatral: organização das falas e indicações cênicas

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas, e apresenta como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas, que são indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado geralmente segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de relacionar os textos e de identificar semelhanças em sua apresentação visual, por não estarem habituados à leitura de textos dramáticos.

Referências sobre o assunto:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: apresente o slide com o título da aula e leia para os alunos.

Nesta aula, os alunos deverão ler alguns textos dramáticos a fim de fazer comparações e de buscar semelhanças. Por isso, deixe que eles percebam que há, nos textos lidos, indicações de personagens, falas e explicações sobre a encenação. Evite apresentar respostas e explicações prontas pois, dessa forma, a aprendizagem será mais significativa e efetiva.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP44 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS