Plano de Aula

Plano de aula: Leitura e análise de textos multissemióticos

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública”. A aula faz parte do módulo de “Leitura”.

Materiais necessários: Textos/recursos multissemióticos impressos, tabela para preenchimento com as observações dos alunos. Os links com os materiais para a impressão estão disponíveis nas orientações dos slides.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldades na utilização de estratégias de compreensão dos textos diversos apresentados na aula (textos informativos, gráficos e tabelas).
  • Organização dos alunos em grupo de forma produtiva, participando e sendo capazes de ouvir as opiniões dos colegas.

Referências sobre o assunto:

  • MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. São Paulo: Artmed,1998.
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Leia o slide para os alunos. Pergunte:

  • O que vocês imaginam que trataremos na aula de hoje?
  • Vocês sabem o que significa “democratizando”?

Devem concluir que democratizar é “tornar acessível a todas as classes; popularizar.”

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos