Infográfico - Animais em extinção
Infográfico - Animais em extinção
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública”. A aula faz parte do módulo de “Leitura”.
Materiais necessários: Textos/recursos multissemióticos impressos, tabela para preenchimento com as observações dos alunos. Os links com os materiais para a impressão estão disponíveis nas orientações dos slides.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
1- Leia o slide para os alunos. Pergunte:
Devem concluir que democratizar é “tornar acessível a todas as classes; popularizar.”
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Retome oralmente com os alunos as conclusões registradas na aula anterior sobre as características de textos expositivos de divulgação científica (para acesso às conclusões, veja material complementar).
Pergunte:
2- Leia o slide, frase a frase, solicitando as opiniões dos alunos.
Material complementar:
A aula anterior objetivou que os alunos concluíssem que um texto de divulgação científica:
1- É expositivo.
2- Utiliza um padrão de linguagem formal.
3- Transmite conhecimentos de natureza científica.
4- Divulga informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.
5- Apresenta uma estrutura específica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Tempo sugerido: 38 minutos.
Orientações:
1- Divida a turma em grupos, proporcionando uma maior interação, troca de opiniões e percepções sobre a atividade proposta (máximo de quatro alunos por grupo, para não dispersar).
2- Organize antecipadamente as “estações de trabalho” para cada grupo. Por exemplo: sendo 5 grupos, 5 estações com carteiras agrupadas de forma a facilitar a interação e diálogo entre os alunos do grupo.
3- Distribua o material (textos e roteiro) aos alunos, sendo que os grupos receberão todos os textos. Isso será importante para a etapa de comparações, proposta posteriormente.
4- Entre os textos entregues a todos os grupos, especifique um, que será analisado de forma mais aprofundada pelo grupo, seguindo o roteiro proposto no slide. (link a seguir). Mas atenção! Cuide para que cada grupo analise um texto diferente, que posteriormente será compartilhado. Desta forma, todos terão acesso aos conteúdos de todos os textos apresentados na atividade.
5- De maneira breve e sucinta, cada grupo compartilhará suas observações com todos os alunos.
6- Após as colocações dos grupos e, com todos os textos “em mãos”, promova comparações, de forma coletiva.
Pergunte:
Podem responder: Mesmo assunto, objetivo de informar sobre um assunto, público de interesse.
Para conduzir as reflexões dos alunos, vale saber:
Veja a definição, encontrada em MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. P. 221 e 222 (indicação de estudo em link no slide “Sobre o plano”).
Trechos:
“...é um gênero que une texto verbal e imagem para explicar fatos, processos, fenômenos, objetos, estratégias, etc…”
“...são muito comuns em livros didáticos, jornais e revistas, principalmente as de divulgação científica…”
“...são considerados infográficos os diagramas e também os gráficos, tabelas e os mapas, todos eles gêneros multimodais, ou seja, construídos com mais de um tipo de linguagem, no caso, imagem e texto verbal…”
Devem observar:
-No texto “MMA e ICMBio divulgam novas listas de espécies ameaçadas de extinção” as duas primeiras imagens possuem a função de complementar e destacar as informações apresentadas no texto verbal, de forma mais objetiva, direta; já a última imagem ainda traz informações complementares,não presentes no texto verbal. Destaca-se, portanto, a importante função das imagens neste texto, deixando mais claras as informações, facilitando a leitura e compreensão do conteúdo.
- No texto “Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial”, as imagens apresentadas são meramente ilustrativas.
Podem responder: A estrutura apresentada - uns somente textos, outros texto e imagem, gráfico com legenda e outras que podem observar; a linguagem utilizada: O texto de divulgação científica mais formal, outros com linguagem mais objetiva; a linguagem visual, verbal e função.
Devem observar que os textos 1 e 5, apresentam texto verbal e imagens, portanto muitas informações são apresentadas ao leitor. Já nos textos 2, 3 e 4, encontramos informações específicas, apresentadas de forma mais objetiva.
Materiais para impressão:
1- MMA e IMCbio divulgam nova lista de animais ameaçados, disponível em “Instituto Chico Mendes- Ministério do Meio Ambiente”. Acesso em 03 de agosto de 2018.
2- Infográfico
4- Gráfico
5- Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial, disponível em “Portal de Divulgação Científica e Tecnológica”. Acesso em 03 de agosto de 2018.
6- Roteiro
Orientações:
1- Solicite aos alunos que identifiquem, entre os textos oferecidos no início da aula, o texto expositivo de divulgação científica (trechos no slide).
2- Realize a leitura com os alunos e peça que acompanhem pelo texto impresso.
3- Após a leitura coletiva, pergunte:
Podem falar sobre a importância social e sobre o fato de que o conhecimento pode modificar atitudes para um bem coletivo, como a preservação ambiental, tratada no texto apresentado.
Orientações:
1- Solicite aos alunos que identifiquem, entre os textos oferecidos no início da aula, o texto expositivo de divulgação científica. (trechos no slide)
2- Realize a leitura aos alunos e peça que acompanhem pelo texto impresso.
3- Após a leitura coletiva, pergunte:
Podem falar sobre a importância social e sobre o fato de que o conhecimento pode modificar atitudes para um bem coletivo, como a preservação ambiental, tratada no texto apresentado.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
1- Conclua a aula perguntando aos alunos: “O que vimos na aula de hoje?” Deixe que falem e depois leia o slide.
2- Peça que retomem o “Caderno de Descobertas” e anotem as conclusões da aula.
2- Instigue a curiosidade sobre o assunto da próxima aula, realizando a leitura final do slide.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Videoaula disponível aqui;
Texto para leitura: "Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial".
- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Zoom, Google Meet etc.
Introdução
Envie aos alunos, pelo WhatsApp ou e-mail, uma orientação sobre a atividade, que se trata da leitura de um texto de divulgação científica. Proponha que retomem as conclusões sobre o que aprenderam na aula anterior. Para ajudá-los a compreender melhor as características desse tipo de texto, envie uma videoaula sobre o assunto e oriente-os a assistir antes da atividade, para anotar o que não pode faltar em um texto de divulgação científica. (Sugestão de videoaula disponível aqui.)
Desenvolvimento
Envie o texto "Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial" e solicite aos alunos que leiam o texto e respondam às seguintes questões:
- O que nos permite identificar este texto como um texto de divulgação científica? (Neste momento, se necessário, reforce as características do gênero.)
- Por meio do título ”Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial”, é possível descobrir o assunto do texto?
- Em que local a pesquisa foi realizada?
- Por que você acha que os pesquisadores quiseram realizar esta pesquisa nesse local?
- Qual o objetivo da pesquisa?
- Como a pesquisa foi realizada?
- Qual a importância desta pesquisa e de outras pesquisas como esta?
Oriente os alunos a responder as questões no caderno. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Zoom ou outra de sua preferência, e possibilite que os alunos exponham suas respostas e dialoguem sobre o texto.
Fechamento
Oriente os alunos a registrar os conhecimentos da atividade: o que vimos na aula de hoje? Solicite que anotem no caderno as descobertas sobre o texto de divulgação científica.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem a família a dialogar sobre o tema do texto lido. Proponha que os alunos contem ou leiam o texto e conversem sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Leitura e análise de textos multissemióticos
Finalidade da aula: Localizar informações explícitas em textos expositivos de divulgação científica. Comparar informações apresentadas através de recursos gráfico-visuais, identificando os efeitos de sentido produzidos por esses recursos.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Textos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas, curiosidades, infográficos, ficha técnica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Apreciação estética / Estilo / Imagens analíticas em textos
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP03, EF15LP04, EF05LP23
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública”. A aula faz parte do módulo de “Leitura”.
Materiais necessários: Textos/recursos multissemióticos impressos, tabela para preenchimento com as observações dos alunos. Os links com os materiais para a impressão estão disponíveis nas orientações dos slides.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
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