Plano de Aula
Plano de aula: A produção e a coesão textual
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica
Materiais necessários: Textos impressos e recursos digitais para vídeo e apresentação de slides.
Informações sobre o gênero:
O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer e identificar e utilizar em produções escritas os recursos de coesão pronominal em textos de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
- Miranda, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114p. Coleção Alfabetização e Letramento, disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018.
- ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.
- BRASIL. Senado Federal. Manual de elaboração de textos, páginas 29 a 37. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70468/Manual%20de%20Elaboracao%20de%20Textos.pdf?sequence=2. Acesso em 4 de setembro de 2018.
- MENDONÇA, Márcia. Recursos coesivos. Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos. Acesso em 10 de outubro de 2018.
- BRASIL. Ministério da Educação - Equipe SEDIS/Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Língua Portuguesa - Noções de Coesão e Mecanismos de Coesão Referencial, disponível em http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/061112_ling_port_a04.pdf . Acesso em 10 de outubro de 2018.
- FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. Série Princípios, Editora Ática, 1999.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Leia o slide para os alunos.
2- Pergunte: sobre o que trataremos nesta aula? Deixe que exponham suas opiniões. Espera-se que recordem sobre as descobertas das aulas anteriores sobre as características do gênero e a função dos pronomes como recurso coesivo.