Atividade para impressão - Roteiro: Orientações
Plano de Aula
Plano de aula: A oralidade em foco: planejando uma exposição oral
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos Expositivos de Divulgação Científica, no campo de atuação Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: recursos audiovisuais para acesso aos materiais de pesquisa, como vídeos, áudios, textos e imagens; computador disponível para elaboração da apresentação oral ou cartolinas, canetas e demais recursos para elaboração de cartazes.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
Acesso aos recursos audiovisuais. O aluno ser capaz de identificar os pontos principais do tema exposto. Que o assunto desperte a curiosidade e mantenha uma concentração necessária para a escuta, a compreensão e a realização do planejamento da exposição oral.
Referências sobre o assunto:
- CAVALCANTI, Marianne C B et al (Org.). Gêneros Orais na Escola. In: SANTOS, Carmi Ferraz et al (Org.). Diversidade textual: Os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 89-102,disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf. Acesso em 18 nov. 2018.
- GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. A exposição oral: nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.
- BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao. Acesso em 14 nov. 2018.
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, v. 9, n. 1, p. 119-146, set. 2009, disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/7396/5262. Acesso em 18 nov. 2018.
- ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006, 60 p, disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf. Acesso em 14 nov. 2018.
- MARCUSCHI, L.A, DIONISIO, A. P. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em 14 nov. 2018.
- GOULART, CLÁUDIA. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino - Campinas, SP, 2005, disponível em http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/270428/1/Goulart_Claudia_M.pdf . Acesso em 20 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Leia o slide aos alunos e apresente a proposta da aula. Os alunos irão trabalhar com a pesquisa de repertório, entendimento do tema e planejamento de uma exposição oral no gênero divulgação científica.
2- O propósito desta aula é desenvolver habilidades para que o aluno se expresse oralmente de forma clara e adequada aos contextos sociais apresentados.
3- Sabemos que “...a exposição oral é um instrumento importante e necessário na escola, porque funciona como um mediador fundamental no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e produção de fala em contextos formais dentro e fora da escola. Embora os aprendizes passem, em média, oito anos no Ensino Fundamental, a maioria deles - apesar de estar ao longo do processo escolar produzindo a exposição oral em seminários ou debates - não demonstra ter desenvolvido, ao final desse nível, uma competência em relação a esse gênero.” (GOULART, 2005).