Plano de Aula

Plano de aula: A coesão dando o sentido...

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica

Materiais necessários: Textos impressos e recursos digitais.

Informações sobre o gênero:

O Texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer e identificar as normas de escrita, especialmente os recursos de coesão pronominal em textos de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Leia o slide aos alunos.
2- Pergunte:

  • O que veremos na aula de hoje?
    Podem concluir que a aula abordará o uso dos pronomes como elementos coesivos que favorecem a construção do sentido em textos do gênero de “divulgação científica”, tratado nesta sequência de aulas.
  • Mas o que são os “pronomes”?

Explique: É o que vamos descobrir nas próximas etapas desta aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos