Atividade para impressão - Roteiro
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo a escrita de textos expositivos de divulgação científica.
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades, ficha técnica” e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Textos impressos para leitura, roteiro preenchido na aula 13 desta sequência e material (papel, lápis, borracha) para escrita.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- O acesso aos recursos audiovisuais e internet.
- A organização dos alunos em grupos de forma produtiva de trabalho, pois podem dispersar-se durante o trabalho.
- Os alunos poderão apresentar dificuldades na escrita do texto, considerando os conteúdos abordados nas aulas anteriores desta sequência de 15 aulas no gênero “expositivo de divulgação científica”. Tais conhecimentos serão necessários na proposta desta aula, onde realizarão uma atividade de produção, sendo eles: utilizar na escrita do texto as características do gênero e a estrutura de composição (introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão); considerar sua função social e meio de circulação; utilizar recursos como o uso de imagens, gráficos e infográficos; considerar os aspectos de coesão pronominal e a aplicação correta de citações, caso as utilizem.
Referências sobre o assunto:
- DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
- SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30 de novembro de 2018.
- NÓBREGA, M. J. de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011. Disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
- LUPPI, S. E. O gênero divulgação científica para crianças: Alternativas para o ensino. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/612-4.pdf. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
- LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: Reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o slide para os alunos, deixando-os realizarem antecipações sobre o que imaginam que será tratado nesta segunda aula do módulo de “produção de texto”. Estimule-os, recordando sobre a importância do produto final proposto na aula 13: produção e distribuição de um informativo, com periodicidade definida de acordo com as possibilidades da escola, levando ao público relacionado à comunidade escolar textos com curiosidades e temas científicos relevantes produzidos pelos alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Solicite aos alunos que se reúnam em grupos, que devem ser os mesmos organizados na aula anterior, constantes no plano 13 desta sequência de atividades.
2- Realize a leitura do slide, retomando as características do gênero, apresentadas nas aulas 01, 02 e 03 desta sequência de atividades.
Para recordar, retome as anotações realizadas no decorrer das aulas no “caderno de descobertas”, descritas resumidamente a seguir:
- Trata-se de um texto expositivo.
- Utiliza um padrão de linguagem formal.
- Transmite conhecimentos de natureza científica.
- Divulga informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.
- Geralmente apresenta uma estrutura específica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Podem utilizar recursos gráfico-visuais, como os infográficos, imagens e gráficos, para apresentar informações de forma mais objetiva, complementando e/ou facilitando o entendimento de um assunto.
Vale destacar que, segundo ROJO (2008), “nos gêneros da divulgação científica (artigos, reportagens), quando há diferenças na esfera de produção e circulação, quando os autores e leitores-modelo são diferentes, os textos também vão refletir, no modo como estão escritos, essas diferenças, pois há certos mecanismos textuais que permitem ao autor dirigir-se ao leitor da maneira que julgar mais adequada ao leitor-modelo que tem um mente: a) se for um leitor leigo, que o autor julga saber pouco sobre o assunto, ele escolherá um linguajar mais cotidiano, inclusive gírias; evitará a linguagem científica especializada, ou, se a usar, buscará explicar e exemplificar em linguagem cotidiana os termos; procurará dirigir-se diretamente ao leitor, como se estivesse interagindo numa conversa (…). Vemos nesses mecanismos de textualização o estilo de autor. Os estilos de autor podem variar bastante, de acordo com a avaliação que esse faz de seus leitores-modelo. Esses usos da língua já fazem parte do estilo de gênero de divulgação científica, aparecendo tanto em verbetes como em artigos, reportagens e notas. Finalmente, cabe lembrar que os gêneros modernos e pós-modernos da divulgação científica que se valem das publicações jornalísticas para circular, tais como os artigos, reportagens e notas, são também multissemióticos e hipertextuais (...) as características multissemióticas desses gêneros impactam as práticas / eventos de letramento e de leitura. Em primeiro lugar, há diferentes tipos de ilustração: algumas, simplesmente ilustram ou exemplificam, tornando o texto menos monótono; outras acrescentam maiores informações. Outras ainda acrescentam informações novas que podem ser decisivas para a compreensão do texto, por exemplo, os gráficos e infográficos.” (ROJO, 2008: p. 594-595).
Material complementar
Fonte: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – A apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (dis)curso – Lemd, Tubarão, 2008, v. 8, n. 3, p.581-612, disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
O tempo destinado a esta etapa pode ser organizado da seguinte forma: 10 minutos para a retomada do roteiro de planejamento preenchido na aula anterior, 5 minutos para a organização dos papéis no grupo, 23 minutos para a escrita do texto.
1- Realize a leitura do slide e apresente a situação comunicativa proposta.
2- Entregue a cada grupo os roteiros preenchidos por eles na aula anterior, conforme modelo apresentado na aula 13, e solicite aos alunos que façam a leitura e revisão do trabalho já realizado. Nesta etapa, caso considerem necessário, podem realizar alguma alteração ou complemento nos roteiros.
3- Agora é o momento da produção! Oriente os alunos na organização do trabalho e na divisão de funções: escolha do escriba, colaboradores e revisores.
Sugere-se que os papéis sejam distribuídos aleatoriamente, por meio de um sorteio. Observe como esses papéis são efetivados ao longa da atividade e faça intervenções, se julgar necessário.
Sugestão de leitura ao professor:
Entrevista - O desafio de organizar e mediar o trabalho em grupos, de Anna Rachel Ferreira, publicada por Nova Escola em 19 de Abril de 2017, disponível neste link.
Desenvolvimento
Orientações:
1- Solicite aos alunos que escrevam um texto respeitando as características do gênero expositivo de divulgação científica, com base no acompanhamento do roteiro preenchido na aula anterior, considerando os aspectos tratados nesta sequência de aulas e as informações relacionadas ao tema.
2- Observe as seguintes dicas a serem dadas aos alunos:
- Organize os parágrafos considerando o que se pretende escrever em cada um:
- O primeiro parágrafo é destinado à introdução - define-se o que escrever para a apresentação do tema.
- Do segundo parágrafo em diante - desenvolve-se a escrita das informações relevantes, interessantes e curiosidades científicas definidas no preenchimento do roteiro. Neste momento, define-se a quantidade necessária de parágrafos para discorrer sobre os assuntos previamente selecionados, bem como a ordem em que os mesmos serão apresentados.
- Último parágrafo - reservado à conclusão das ideias apresentadas, conforme definido no roteiro.
Nesta etapa, é preciso que os alunos decidam se utilizarão alguma imagem ou infográfico e definam em que parte do texto esse recurso será incluído. Mas atenção: para que a sua utilização tenha sentido no texto, avalie se esse recurso contribui para o entendimento do assunto tratado.
b) Retorne ao roteiro e verifique, a cada trecho ou parágrafo produzido, se a escrita atende aos critérios definidos no planejamento da escrita realizado na aula anterior.
3- Durante o trabalho dos alunos nos grupos, circule e observe as dificuldades encontradas. Ao julgar necessário, promova reflexões durante o processo de escrita:
- Em que vocês devem pensar para definir o título do texto?
Devem indicar que consideraram o tema tratado no texto.
- Na introdução, quais recursos de escrita vocês pretendem utilizar para deixar o leitor curioso, querendo ler o restante do texto?
Oriente que a introdução deve revelar a ideia principal a ser abordada.
- De que forma vocês pretendem convencer o leitor sobre a importância do tema?
Indique que podem utilizar os recursos gráfico-visuais, presentes em textos multissemióticos abordados nas aulas 2 e 3 desta sequência de aulas dedicadas ao gênero expositivo de divulgação científica, através da inclusão infográficos, gráficos com dados estatísticos, imagens.
Vale lembrar que “(...) os letramentos multissemióticos exigidos pelos textos contemporâneos, ampliando a noção de letramento para o campo da imagem, da música, das outras semioses e sistemas de signos que não somente a escrita alfabética, como já prenunciava, por exemplo, a noção de “numeramento”; o conhecimento de outros meios semióticos está ficando cada vez mais necessário no uso da linguagem, tendo em vista os avanços tecnológicos: as cores, as imagens, os sons, o design etc., que estão disponíveis na tela do computador e em muitos materiais impressos, que têm exigido outros letramentos…” (ROJO, 2008: 585).
- Como o grupo pretende adequar o texto ao público-alvo, leitor do informativo a ser distribuído na comunidade escolar?
Lembre aos alunos que, na escrita dos textos de divulgação científica, prevalece o padrão formal da linguagem por meio do uso dos verbos na terceira pessoa do singular. Esse fato imprime um caráter impessoal ao discurso, porém, considerando-se o público alvo, o grau de formalidade pode ser reduzido, evitando a inclusão de termos técnicos.
- De que maneira os alunos pensam em desenvolver as ideias e informações selecionadas sobre o tema?
Oriente-os a apresentarem as informações de maneira clara, relacionando-as entre si através da utilização de recursos de coesão pronominal, quando necessário, tratados nas aulas 7, 8 e 9 desta sequência de aulas destinadas ao estudo do gênero em questão. Recorde-os de que, ao realizarem a substituição de palavras repetidas por pronomes ou ao utilizarem os mesmos para remeter a informações ditas anteriormente, estarão utilizando recursos coesivos que pretendem garantir o sentido do texto.
- Para validar informações, os alunos podem incluir, nos textos, exemplos de falas de especialistas no assunto ou pesquisadores do tema tratado. Se considerarem necessário, de que forma incluirão esses exemplos no texto?
Lembre-os dos aspectos tratados nas aulas 4, 5 e 6 desta sequência de aulas, quando vimos que, ao utilizar exemplos de falas de pesquisadores ou especialistas, essas devem ser apresentadas em forma de “citações”, devendo aparecer entre aspas e com indicação da fonte ou autor da “fala”.
- O que planejam escrever ao finalizar o texto?
Explique que o texto deve ser finalizado indicando as conclusões acerca do que foi anteriormente abordado. Geralmente, o fechamento dos assuntos confirma a relevância do tema.
Materiais complementares:
BRASIL. Ministério da Educação - Equipe SEDIS/Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Língua Portuguesa - Noções de coesão e mecanismos de coesão referencial, disponível em http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/061112_ling_port_a04.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2018.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Formas de citações, disponível em monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/formas-citacoes.htm. Acesso em 4 de setembro de 2018.
MENDONÇA, Márcia. Recursos coesivos, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos. Acesso em 10 de outubro de 2018.
UFRGS. Biblioteca da Escola de Administração. Como citar no texto acadêmico as entrevistas oriundas de pesquisas qualitativas? Estudo elaborado pela equipe de bibliotecários da Biblioteca da Escola de Administração da UFRGS, disponível em https://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/wp-content/uploads/2017/07/como-citar-entrevistas.pdf. Acesso em 8 de setembro de 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Finalize a aula solicitando aos alunos que compartilhem, com os colegas, suas percepções acerca do trabalho realizado. Pergunte:
- Como foi a organização do trabalho de produção escrita para que o mesmo acontecesse de forma satisfatória? Resposta pessoal.
- Quais fatores foram importantes para promover um trabalho colaborativo entre os integrantes do grupo? Resposta pessoal.
- Qual a maior dificuldade encontrada? Resposta pessoal.
- Qual ou quais fatores ou atividades facilitaram o trabalho de escrita de um texto com características do gênero de divulgação científica? Resposta pessoal.
- O que levará o leitor deste texto a compreender o assunto e identificar as características do gênero expositivo de divulgação científica? Resposta pessoal.
2- Conclua: O que vocês aprenderam hoje? Sugestões de tópicos:
- O planejamento prévio é indispensável para a realização de uma atividade de escrita de texto. Através dele, definimos conteúdo/tema, estrutura da escrita do gênero, recursos linguísticos, uso de imagens entre outros aspectos.
- É importante conhecer, reconhecer as características do gênero proposto para a escrita.
- É necessário considerar o público-alvo, o meio de divulgação do texto e o objetivo para a realização da atividade.
- O trabalho em grupo também precisa ser planejado e organizado de forma produtiva, definindo papéis e funções.
- É essencial a releitura do texto produzido, verificando se a escrita atende a todos os aspectos necessários à caracterização do gênero.
3- Solicite que anotem suas conclusões no “caderno de descobertas”, recurso utilizado para a retomada de conteúdos e descobertas pedagógicas realizadas durante as aulas propostas nesta sequência de 15 aulas envolvendo o gênero expositivo de divulgação científica.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recurso indicado
Necessário:
Canal de comunicação: WhatsApp.
Introdução
Envie aos alunos, por meio de áudio, vídeo ou mensagem de texto, uma orientação sobre a atividade de produção escrita de um texto expositivo de divulgação científica. Diga a eles que chegou a hora de colocar a mão na massa e escrever o texto. Retome as características do texto, trabalhadas nas aulas anteriores, e explicite para os alunos o propósito comunicativo, que pode ser o sugerido no plano de aula original ou outro, como, por exemplo: publicação nas redes sociais da escola, envio a outras turmas etc. Solicite aos alunos que tenham em mãos as anotações sobre o tema estudado na aula 13 e o roteiro com o planejamento do texto.
Desenvolvimento
Diga aos alunos que os textos que eles vão produzir têm a finalidade de levar a informação sobre o tema para muitas pessoas. Proponha aos alunos que escrevam o texto lembrando-se que é apenas um rascunho, e oriente que consultem o planejamento do texto para escrever. Utilize as orientações propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Oriente que, depois de escrever o texto, realizem a leitura do mesmo e façam os ajustes que considerarem necessários, mas que ainda não precisam passá-lo a limpo.
Fechamento
Solicite que os alunos escrevam sobre o que aprenderam na atividade de produção do texto. Para isso, proponha a seguinte questão: “Para produzir a primeira versão do texto de divulgação científica, o que foi essencial para você?"
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem a primeira versão de seus textos com os familiares e peçam sugestões para qualificar a escrita.