Plano de Aula - A oralidade em foco: apreciação de textos orais
A oralidade em foco: apreciação de textos orais
Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
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Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos Expositivos de Divulgação Científica, no campo de atuação Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Recursos audiovisuais para acesso aos materiais de pesquisa, como vídeos, áudios, textos e imagens; computador disponível para elaboração da apresentação oral ou cartolinas, canetas e demais recursos para elaboração de cartazes.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- Acesso aos recursos audiovisuais.
- O aluno ser capaz de expor oralmente de forma clara e objetiva, os pontos principais do tema tratado.
- Que o assunto desperte a curiosidade e mantenha uma concentração necessária para a escuta, a compreensão e realização da exposição oral.
- Realizar a gravação da exposição oral proposta, necessitando um aparelho celular disponível.
Referências sobre o assunto:
BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 14 nov. 2018.
CAVALCANTE, M. C. B.; TEIXEIRA, C.T.V. Gêneros orais na escola. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M.C.B (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2018.
GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. A exposição oral: nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.
GOULART, CLÁUDIA. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. Dissertação (Mestrado em Linguística) - UNICAMP. Campinas - SP, 2005. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/270428/1/Goulart_Claudia_M.pdf >. Acesso em: 20 nov. 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, v. 9, n. 1, p. 119-146, set. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/7396/5262>. Acesso em: 18 nov. 2018.
MARCUSCHI, L.A, DIONISIO, A. P. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.
ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006, 60 p. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Segundo Goulart (2005, p. 12, grifo nosso) “Diante desse fato, se formos pensar no quadro interacional estabelecido por meio de uma atividade de linguagem oral na escola, aquela em que os alunos apresentam um seminário para os próprios colegas de sala, podemos assumir que tal atividade representa uma estratégia de ensino que deveria favorecer a interação entre os alunos e, assim, contribuir para a aprendizagem.”
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Plano de Aula - A oralidade em foco: apreciação de textos orais
A oralidade em foco: apreciação de textos orais
Plano de aula - A oralidade em foco: planejando uma exposição oral
A oralidade em foco: planejando uma exposição oral
Atividade para impressão - Roteiro de autoavaliação
Roteiro de autoavaliação
Atividade para impressão - Avaliação do desempenho do grupo
Avaliação do desempenho do grupo
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail.
Introdução
Envie aos alunos um áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo e-mail ou pelo whatsApp, orientando sobre a atividade. Diga a eles que chegou a hora de realizar a apresentação do seminário e, para isso, precisarão de um aparelho de celular para filmar e de um familiar para auxiliar na gravação. Oriente os alunos a ler novamente os textos sobre o tema e voltar ao roteiro do planejamento do texto, produzido na aula 11. Proponha aos alunos que deixem tudo pronto para a apresentação e oriente que, se quiserem, podem produzir um cartaz para se apoiar.
Desenvolvimento
Oriente os alunos a realizar a apresentação do seminário sobre o tema, gravando um vídeo com a ajuda de um familiar. Proponha que, após a gravação, convidem os familiares a assistir ao vídeo e fazer uma breve avaliação. Caso considerem necessário, podem realizar a filmagem novamente, ajustando o que acharem melhor. Solicite que os alunos compartilhem o vídeo entre eles e com professores de outras turmas, para que a apresentação cumpra sua função social. Utilize as filmagens como instrumento de avaliação formativa.
Fechamento
Proponha aos alunos que assistam ao vídeo e realizem uma autoavaliação com o apoio da tabela disponível nos slides 2 e 3 do Desenvolvimento.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares a colaborar na gravação e assistir ao vídeo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Desenvolvendo a oralidade: apresentação de seminário.
Finalidade da aula: Desenvolver a oralidade em situações formais, respeitando as condições de produção e os recursos estilísticos e composicionais de textos expositivos de divulgação científica
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades.
Objeto(s) do conhecimento: Exposição oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP20
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos Expositivos de Divulgação Científica, no campo de atuação Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Recursos audiovisuais para acesso aos materiais de pesquisa, como vídeos, áudios, textos e imagens; computador disponível para elaboração da apresentação oral ou cartolinas, canetas e demais recursos para elaboração de cartazes.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- Acesso aos recursos audiovisuais.
- O aluno ser capaz de expor oralmente de forma clara e objetiva, os pontos principais do tema tratado.
- Que o assunto desperte a curiosidade e mantenha uma concentração necessária para a escuta, a compreensão e realização da exposição oral.
- Realizar a gravação da exposição oral proposta, necessitando um aparelho celular disponível.
Referências sobre o assunto:
BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 14 nov. 2018.
CAVALCANTE, M. C. B.; TEIXEIRA, C.T.V. Gêneros orais na escola. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M.C.B (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2018.
GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. A exposição oral: nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.
GOULART, CLÁUDIA. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. Dissertação (Mestrado em Linguística) - UNICAMP. Campinas - SP, 2005. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/270428/1/Goulart_Claudia_M.pdf >. Acesso em: 20 nov. 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, v. 9, n. 1, p. 119-146, set. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/7396/5262>. Acesso em: 18 nov. 2018.
MARCUSCHI, L.A, DIONISIO, A. P. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.
ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006, 60 p. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.
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