Imagens para impressão
Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “estudo e pesquisa\vida pública\todos os campos”. A aula faz parte do módulo de
Materiais necessários: Recursos gráfico-visuais e textos impressos.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Leia o slide aos alunos.
2- Pergunte: O que vocês imaginam que trataremos nesta aula?
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Apresente o slide com as imagens (ou as imagens impressas) aos alunos.
2- Pergunte:
Retomando conteúdos da aula anterior, devem ser capazes de identificar que são infográficos. Solicite que observem o “Caderno de Descobertas”.
Devem perceber que fazem parte de um contexto da esfera científica.
Para conduzir as reflexões dos alunos, vale saber:
O texto apresentado para esta aula contém imagens e infográficos. Mas o que são infográficos? Veja a definição, encontrada no texto de Márcia Mendonça “Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico.” (referência bibliográfica no slide 1):
“(...) é um gênero que une texto verbal e imagem para explicar fatos, processos, fenômenos, objetos, estratégias, etc. (...) São muito comuns em livros didáticos, jornais e revistas, principalmente as de divulgação científica. “
“(...) São extremamente úteis para explicar e apresentar informações difíceis de serem entendidas apenas com o texto verbal.”
“(...) São considerados infográficos os diagramas e também os gráficos, tabelas e os mapas, todos eles gêneros multimodais, ou seja, construídos com mais de um tipo de linguagem, no caso, imagem e texto verbal.”
Material complementar:
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
1- Disponha antecipadamente os alunos em duplas, estimulando a troca de ideias.
2- Entregue a cada dupla o texto impresso, sem imagens (link a seguir).
3- Solicite que realizem a leitura compartilhada entre os alunos da dupla (um lê um trecho em voz alta ao colega, depois invertem, alternando os papéis de leitor e ouvinte).
4- Certifique-se de que todos terminaram a leitura e conduza uma roda de conversa.
Pergunte:
Devem identificar que são informações da esfera científica.
Devem perceber que as imagens fazem parte do mesmo contexto e poderiam pertencer ao mesmo, ilustrando e apresentando informações complementares ao texto verbal.
Devem concluir que se trata de um texto de divulgação científica. Neste momento, estimule-os a reforçar as características do gênero apresentadas nas aulas anteriores, nos planos 1 e 2 desta sequência de aulas.
Material complementar:
Orientações:
1- Entregue a cada dupla o texto de divulgação científica, agora na versão completa, com as imagens e infográficos, encontrado em Revista Ciência Hoje Criança, edição nº 178, páginas 2 a 6, disponível para acesso e download neste link (capa no slide).
2- Projete as questões de interpretação textual ou redija-as no quadro.
3- Realize a leitura das questões de forma coletiva, para que todos compreendam a próxima etapa da atividade.
4- Solicite que realizem novamente a leitura compartilhada do texto, agora com atenção às informações trazidas pelas imagens e texto verbal, tendo o propósito de encontrar as respostas das perguntas propostas.
5- Peça que marquem no texto, os trechos onde se encontram as respostas adequadas.
Os alunos devem utilizar e demonstrar competência leitora para identificar as informações explícitas no texto, considerando os recursos gráfico-visuais contidos no mesmo.
6- Compartilhe as respostas de forma coletiva, promovendo um debate sobre a correção das mesmas.
7- Questione:
Devem responder que localizaram na parte de texto verbal, ou seja texto escrito, identificando o parágrafo.
Devem perceber que as informações referentes às perguntas 2, 3 e 4 encontram-se nos infográficos e imagens, facilitando a compreensão. A resposta da pergunta 2 também consta na parte escrita. A resposta da 3, encontra-se somente na imagem e a pergunta 4, apresenta parte da resposta em texto e parte na imagem.
Devem concluir que algumas imagens do texto, têm as funções de complementar, facilitar o entendimento do conteúdo e trazer informações adicionais sobre o assunto. Algumas são meramente ilustrativas.
Devem ser capazes de indicar quais imagens são informativas e quais são ilustrativas.
Para responder a última questão os alunos devem ser capazes de retomar e refletir sobre as informações trazidas pelo texto e, observando o animal e suas caracte?isticas, classificá-lo. Assim, estará aplicando os conhecimentos adquiridos pelo estudo do texto, demonstrando a competência leitora ao identificar as informações e utilizá-las em um contexto real.
Para orientar a mediação do professor, vale saber que:
Material complementar:
Para mais publicações da revista “Ciência Hoje das Crianças” veja em: http://capes.cienciahoje.org.br (Acesso em 24 de agosto de 2018).
Orientações:
1- Entregue a cada dupla o texto de divulgação científica, agora na versão completa, com as imagens e infográficos, encontrado em Revista Ciência Hoje Criança, edição nº 178, páginas 2 a 6, disponível para acesso e download neste link (capa no slide).
2- Projete as questões de interpretação textual ou redija-as no quadro.
3- Realize a leitura das questões de forma coletiva, para que todos compreendam a próxima etapa da atividade.
4- Solicite que realizem novamente a leitura compartilhada do texto, agora com atenção às informações trazidas pelas imagens e texto verbal, tendo o propósito de encontrar as respostas das perguntas propostas.
5- Peça que marquem no texto, os trechos onde se encontram as respostas adequadas.
Os alunos devem utilizar e demonstrar competência leitora para identificar as informações explícitas no texto, considerando os recursos gráfico-visuais contidos no mesmo.
6- Compartilhe as respostas de forma coletiva, promovendo um debate sobre a correção das mesmas.
7- Questione:
Devem responder que localizaram na parte de texto verbal, ou seja texto escrito, identificando o parágrafo.
Devem perceber que as informações referentes às perguntas 2, 3 e 4 encontram-se nos infográficos e imagens, facilitando a compreensão. A resposta da pergunta 2 também consta na parte escrita. A resposta da 3, encontra-se somente na imagem e a pergunta 4, apresenta parte da resposta em texto e parte na imagem.
Devem concluir que algumas imagens do texto, têm as funções de complementar, facilitar o entendimento do conteúdo e trazer informações adicionais sobre o assunto. Algumas são meramente ilustrativas.
Devem ser capazes de indicar quais imagens são informativas e quais são ilustrativas.
Para responder a última questão os alunos devem ser capazes de retomar e refletir sobre as informações trazidas pelo texto e, observando o animal e suas caracte?isticas, classificá-lo. Assim, estará aplicando os conhecimentos adquiridos pelo estudo do texto, demonstrando a competência leitora ao identificar as informações e utilizá-las em um contexto real.
Para orientar a mediação do professor, vale saber que:
Material complementar:
Para mais publicações da revista “Ciência Hoje das Crianças” veja em: http://capes.cienciahoje.org.br (Acesso em 24 de agosto de 2018).
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Realize a pergunta proposta no slide e deixe que os alunos se expressem, elaborando conclusões sobre as aprendizagens da aula.
2- Finalize com a leitura do slide aos alunos.
3- Caso os alunos apresentem uma observação pertinente em relação à aula, que não esteja descrita no slide, valorize.
4- Solicite que anotem as conclusões no “Caderno de Descobertas” para consultas posteriores.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Texto para análise, disponível aqui;
Imagens para impressão.
Introdução
Envie orientações sobre a atividade aos alunos, por áudio, vídeo ou mensagem de texto. Diga que continuarão aprendendo sobre textos de divulgação científica. Apresente o infográfico e fale um pouco a respeito de suas características. Envie as imagens aos alunos – Infográfico – e solicite que as analisem a partir das questões:
- O que essas imagens representam?
- De que fala o texto?
- Para que serve esse tipo de texto?
- Onde você acha que textos como esse são publicados?
Proponha que os alunos anotem as respostas no caderno.
Desenvolvimento
Envie o texto aos alunos, sem as imagens, e oriente-os a ler com atenção, para responder algumas questões sobre o mesmo. Utilize as questões propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Nas orientações, estimule os alunos a analisar a relação entre o texto e as imagens, de modo a ajudar os alunos a identificar que as imagens fazem parte do texto e, portanto, tratam do mesmo assunto. Oriente os alunos a ler o texto para responder à atividade, e proponha que grifem os trechos que respondem a cada questão. Envie o texto completo aos alunos e solicite que analisem como a imagem complementa o texto. Proponha aos alunos que compartilhem o que aprenderam sobre o tema com os familiares.
Fechamento
Envie aos alunos a pergunta proposta no slide de Fechamento do plano de aula. Proponha que anotem no caderno o que aprenderam durante a atividade.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que contem para os familiares o que aprenderam com a leitura do texto de divulgação científica.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Leitura e análise de textos multissemióticos.
Finalidade da aula: Localizar informações explícitas em textos expositivos de divulgação científica. Comparar informações apresentadas através de recursos gráfico-visuais em textos expositivos de divulgação científica, identificando os efeitos de sentido produzidos por esses recursos.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto expositivo de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Apreciação estética / Estilo / Imagens analíticas em textos.
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP03, EF15LP04
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “estudo e pesquisa\vida pública\todos os campos”. A aula faz parte do módulo de <Leitura>
Materiais necessários: Recursos gráfico-visuais e textos impressos.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: