Plano de Aula

Plano de aula: Leitura e análise de textos multissemióticos

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “estudo e pesquisa\vida pública\todos os campos”. A aula faz parte do módulo de Leitura

Materiais necessários: Recursos gráfico-visuais e textos impressos.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos serem capazes de utilizar estratégias de leitura para compreensão do texto, com os recursos multissemióticos (infográficos), apresentado na aula, reconhecendo-o como gênero de divulgação científica.
  • Algum aluno apresentar dificuldades específicas de leitura, não estando plenamente alfabetizado.

Referências sobre o assunto:

  • MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling; Artmed;1998.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Leia o slide aos alunos.

2- Pergunte: O que vocês imaginam que trataremos nesta aula?

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos