Plano de aula: Minisseminários

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nessa atividade é a oralidade, não o tema em si.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade como um campo de estudo e pesquisas, constituída por conjunto de gêneros com características que lhe são peculiares é uma tarefa necessária, pois aproxima as aulas das práticas sociais vigentes. Sob esta perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando pelo campo investigativo, por meio da indagação e da busca, averiguando as informações. Acresce-se que, apesar de o foco estar sobre o gênero oral, considera-se para essa idade a necessidade de construção da base alfabética e demais habilidades ligadas à aquisição do letramento, com ênfase em pequenos textos. As linguagens visual e verbal são ferramentas de apoio à apresentação, assim, deve-se fazer uso de imagens, palavras-chave e suas correspondências para se divulgar o tema pesquisado.

Materiais necessários: Cartolina, folhas de papel sulfite, papel-cartão, canetas coloridas e/ou giz de cera e um boneco “O Senhor Descoberta” que tenha algo na parte da frente, como um avental de bolso ou uma barriga com entrada para colocar e tirar os cartões.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades mais comuns que os alunos deste ano do Ensino Fundamental apresentam em relação às situações comunicativas mobilizadas nesta atividade estão diretamente relacionadas ao fato de eles ainda se encontrarem em construção do letramento. Isso demandará mais do professor no preparo do ambiente externo para a apresentação dos minisseminários.

Referências sobre o assunto:

MARTINS NETO, Irando Alves. A importância do ensino de gêneros orais na formação do aluno como sujeito ativo na sociedade. In: Ave Palavra. Edição Especial do Ensino de Língua Portuguesa. Agosto, 2012. Disponível em <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/Esp0812/artigos/irando.pdf>. Acesso em: jul. 2018.

GOMES-SANTOS, S. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012. (Trabalhando com... na escola).

ZANI, Juliana Bacan & BUENO, Luzia. Os gêneros orais no programa ler e escrever do Estado de São Paulo. Revista Intercâmbio, v. XXVI: 114-128, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/15179/11321>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Preparação: Considerando como objeto da aula o minisseminário, validando a construção do conhecimento, é preciso prepará-lo.

• Converse com os alunos sobre minisseminário quando iniciar esta modalidade de exposição oral no ano.
  • Qual a sua função, características, preparação necessária para apresentá-lo.
  • Com a pergunta: Quem será nosso apresentador? Espere a sugestão de participação, tendo em vista que terá 25 minutos para a exposição oral. Assim, para cada dinâmica, será possível ter até cinco alunos apresentando seus temas.
  • Monte também um disparador de interesse. Neste caso, sugerimos um boneco, o Senhor Descoberta, para que ative imediatamente a necessidade de pesquisar sobre um tema para apresentar e colaborar com este espaço lúdico, alimentando o boneco de informação. Há outras sugestões, como aventais de descobertas, caixas de descobertas, contanto que sejam móveis com a ideia de que possa disseminar pesquisas, saberes escolhidos pelos alunos para vários lugares.
  • Trabalhe com as crianças os pontos da investigação e preparação do recurso visual, aparatos necessários no momento de preparação do minisseminário. Reflita com eles acerca do momento de apresentação: papel do apresentador, dos participantes que apresentam, de quem ouve; enfim, fale dos recursos paralinguísticos presentes no gênero oral.

b. Pesquisa:

OBS: A pesquisa é um tempo preparatório, que pode ser breve, proposto em algum período antes do dia do seminário propriamente dito. Este tempo pode variar em dias, de acordo com a maturidade da turma e a complexidade do tema proposto. O tempo de 10 minutos contados acima é para a introdução, no dia do seminário.

• Peça que escolham um tema de interesse para expor para a sala, de algum assunto que tenha despertado maior curiosidade entre os alunos. Elabore em sala, antes, uma preparação para o seminário.
  • Peça para as crianças que pesquisem sobre este tema escolhido. Oriente-as quanto aos materiais de apoio e deixe em sala sempre materiais que permitam a pesquisa ou ofereça oportunidades de seleção da informação em locais variados, inclusive meios digitais. As orientações de pesquisas são diversas e precisam atender à curiosidade temática imediata, com pequenas anotações ou representações. Combine que devem anotar os dados obtidos com a pesquisa nos cartões-descoberta, utilizando palavras ou frases curtas. Estes resultados serão sempre guardados no Senhor Descoberta.

c. O recurso visual para apoio no momento da apresentação oral:

• Combine com as crianças quais recursos irão usar para apresentar. Busque orientar no sentido de combinar linguagem verbal e não verbal. Pode combinar para cada momento quais as crianças vão apresentar. E pode combinar entre eles a ajuda para a construção do material de apoio visual.

Introdução: Para introduzir o assunto, convide os alunos a produzir um material para o Senhor Descoberta. Entregue a cada aluno que se manifestou para fazer a pesquisa um cartão-descoberta e deixe que escrevam ou representem por imagem o tema que vão estudar, validados pela pesquisa que irão fazer.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA