Instrução para montar dobradura
Instruções para montar origamis
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Folhas xerografadas, papel dobradura (cortados em formato de quadrado e de retângulo) e textos digitados em fonte maior ou cópia dos textos ampliados.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização, dessa forma, há alunos em diferentes etapas da hipótese de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é provável que os alunos que ainda não lêem apresentem dificuldade na realização da proposta. É possível, também, que alguns alunos apresentem dificuldade na execução da dobradura, visto que envolve habilidade manual com a qual nem toda criança está familiarizada.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão trabalhar com o gênero textual “instruções de montagem” para que percebam sua finalidade no cotidiano.
Tempo sugerido: 8 minutos
Antes de iniciar a aula, é importante conhecer o objeto de estudo “Texto de instruções de montagem”. Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado.
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para esta aula, recomenda-se a utilização de dois textos de instruções de dobradura. Estes textos podem ser escolhidos de acordo com sua preferência. Para acessar os textos sugeridos para esta aula, “clique aqui”
Orientações:
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
Já encaminhando a aula para a finalização:
1) Questione os alunos sobre a atividade realizada a partir do texto:
Nesse momento, os alunos podem apresentar como resposta que a dificuldade em si está nas dobras de montagem, ou ainda podem apontar a dificuldade na leitura, já que podem haver crianças ainda em processo de alfabetização. Quanto ao que facilitou, espera-se que percebam que relaciona-se ao texto de instrução que ensina como se faz a dobradura com a explicação em texto, bem como as figuras que facilitam a visualização da montagem da dobradura.
Espera-se que os alunos apontem que sem o texto não seria possível a montagem. Eles podem levantar a questão que se alguém soubesse montar não seria necessário o texto, porém, para ensinar, a pessoa precisaria fazer junto a dobradura para ilustrar as etapas.
Nesse texto especificamente, o que facilitou a montagem foram as imagens com o passo a passo de cada dobra. Mas é bom lembrar os alunos que nem todos os textos de instrução apresentam imagens, essa não é uma regra.
Aqui as crianças podem citar vários textos. Lembre-os que os textos de instruções estão relacionados a ensinar algo. Caso não citem, aponte as bulas que ensinam como tomar um remédio, as instruções de jogos que ensinam como jogar, as receitas que ensinam como preparar um alimento, os textos de montagem que ensinam como montar móveis ou outros objetos, etc.
A ideia é que os alunos percebam que os textos de montagem além de ligados ao cotidiano, tem uma funcionalidade muito específica: ensinar. Além disso, as crianças devem perceber que justamente por ter essa função, os textos de instrução seguem uma sequência de passos e que podem ser de diferentes tipos: bula, receita, instruções de jogos, entre outros.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Loom (tutorial disponível aqui); YouTube (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui) e Formulários Google (tutorial disponível aqui).
Introdução
Através do Meet, siga as orientações do slide 3 deste plano. Compartilhe as telas com ambos os textos de instruções de montagem.
Caso não seja possível, grave uma videoaula pelo Loom realizando os questionamentos propostos no plano, hospede o conteúdo no YouTube e envie o link pelo WhatsApp para a turma, solicitando as respostas dos alunos também por áudio.
Você também pode enviar um áudio para realizar os questionamentos propostos no plano e avisar as crianças sobre os aspectos do texto aos quais elas devem prestar especial atenção quando lerem. Na sequência do áudio, envie as imagens dos textos pelo WhatsApp.
Desenvolvimento
Crie um mural no Padlet com ambos os textos e com um áudio contendo os questionamentos propostos no plano. Envie o link do mural por WhatsApp ou e-mail.
Solicite o auxílio de um adulto para que as crianças registrem suas percepções em comentários no Padlet.
Caso não seja possível, envie um áudio por WhatsApp com as orientações propostas no plano. Oriente as crianças a retomarem as imagens já enviadas anteriormente e lhe enviarem um áudio, também por WhatsApp, através do qual informarão as semelhanças e diferenças que identificaram entre os textos.
Ainda no Padlet, grave um novo áudio com a leitura pausada dos textos, juntamente com as orientações propostas no plano. Finalize esse áudio com uma síntese dos conceitos trabalhados até então.
Crie um formulário ou proponha por WhatsApp a escolha da dobradura a ser feita.
Realize a dobradura junto com as crianças e a retomada dos conceitos orientada no plano, através do Meet ou de uma chamada de vídeo com a turma pelo WhatsApp Web.
Fechamento
Siga as orientações do plano através do Meet ou da chamada de vídeo com a turma pelo WhatsApp Web citados acima.
Convite às famílias
No YouTube, há vários tutoriais para dobraduras com diferentes níveis de dificuldade. Você pode escolher algumas delas para fazer com as crianças e brincar de criar histórias com esses personagens. Conforme sua disponibilidade de tempo, após a realização da dobradura, você pode convidar a criança a retomar o tutorial e, juntos, escreverem um texto com as instruções para ser enviado aos colegas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano
Finalidade da aula: A partir da comparação entre textos de instruções de montagem, localizar informações que situem sua funcionalidade no cotidiano.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instruções de montagem
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP03, EF12LP04
Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Folhas xerografadas, papel dobradura (cortados em formato de quadrado e de retângulo) e textos digitados em fonte maior ou cópia dos textos ampliados.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização, dessa forma, há alunos em diferentes etapas da hipótese de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é provável que os alunos que ainda não lêem apresentem dificuldade na realização da proposta. É possível, também, que alguns alunos apresentem dificuldade na execução da dobradura, visto que envolve habilidade manual com a qual nem toda criança está familiarizada.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: