Plano de Aula

Plano de aula: Jogo da Memória com sinônimos e antônimos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Semelhantes e contrários

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

Materiais necessários: Pote, quadro, giz/pincel, relógio/celular para você cronometrar o tempo da dinâmica de introdução.

Dinâmica de introdução

Jogo da memória

Atividade (a mesma para todos os grupos)

Resolução da atividade (grupo 1)

Resolução da atividade (grupo 2)

Resolução da atividade (grupo 3)

Resolução da atividade (grupo 4)

Resolução da atividade (grupo 5)

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.

Referências sobre o assunto:

Dicionário Moderno de Sinônimos e Antônimos. Porto: Porto Editora, 2013.

“Sinônimos e antônimos”, Norma Culta, disponível em: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

TUCCI, William. A rebelião dos Sinônimos e Antônimos. São Paulo: Scipione, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto.

Orientações:

1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados