Atividade para impressão - Dinâmica de introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo da Memória com sinônimos e antônimos
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Semelhantes e contrários
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).
Materiais necessários: Pote, quadro, giz/pincel, relógio/celular para você cronometrar o tempo da dinâmica de introdução.
Atividade (a mesma para todos os grupos)
Resolução da atividade (grupo 1)
Resolução da atividade (grupo 2)
Resolução da atividade (grupo 3)
Resolução da atividade (grupo 4)
Resolução da atividade (grupo 5)
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
Dicionário Moderno de Sinônimos e Antônimos. Porto: Porto Editora, 2013.
“Sinônimos e antônimos”, Norma Culta, disponível em: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
TUCCI, William. A rebelião dos Sinônimos e Antônimos. São Paulo: Scipione, 2004.
Tema da aula
Tempo sugerido: 01 minuto.
Orientações:
1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Para esta aula, é importante que as crianças já tenham alguma noção dos conceitos de sinônimos e antônimos. Além disso, em momento anterior, elas já devem ter iniciado algumas reflexões sobre como a substituição de palavras por seus sinônimos em textos não ocorre preservando integralmente o sentido original, mas em relação de similaridade. Em relação aos antônimos, as crianças já devem saber que as palavras da Língua Portuguesa podem apresentar diferentes antônimos, em alguns casos, formados com e sem o acréscimo de prefixos de negação (focando nas palavras que recebem in-/im-), como ocorre com FELIZ/INFELIZ/TRISTE, por exemplo.
- Inicie a aula com os alunos organizados em 5 grupos (isso facilitará o trabalho realizado na etapa de desenvolvimento). Opte por mesclar alunos com diferentes habilidades/dificuldades (os que apresentam mais desenvoltura para expressar oralmente suas ideias com os mais tímidos, ou os com um bom nível de leitura com outros que ainda estão desenvolvendo essa habilidade, por exemplo).
- Para retomar o conhecimento já adquirido pelas crianças sobre o conteúdo desta aula, na introdução trabalhe palavras antônimas e sinônimas através de um jogo parecido com o STOP. Pergunte aos alunos se eles conhecem, se sabem como ele funciona e se compreendem o significado da palavra STOP, caso seja necessário, explicite que STOP significa PARE e que essa compreensão será importante para que eles compreendam as regras do jogo. Disponibilize, na sua mesa, um pote com alguns papéis (modelo disponibilizado); mediante um sorteio realizado por um aluno de um grupo, eles deverão oralmente compartilhar com a turma os antônimos das palavras sorteadas, e ao final, considerando os registros que você inseriu no quadro de acordo com as respostas das crianças, medie as reflexões sobre os sinônimos. Explique o comando da atividade a eles, ressaltando que não precisarão escrever os antônimos das palavras sorteadas, mas apenas falar em voz alta e que você, à medida em que eles forem falando, fará o registro no quadro.
- Para que as crianças compreendam melhor o que será realizado, diga que a atividade será como o jogo ‘STOP’ e dê um exemplo, “Se a palavra sorteada pelo(a) colega for GRANDE, vocês deverão falar os antônimos dessa palavra, quais são eles?”. Espera-se que os alunos respondam com palavras como PEQUENO ou BAIXO, por exemplo. Nesse momento, registre no quadro as palavras mencionadas por eles, ou seja, PEQUENO e BAIXO (essas palavras serão trabalhadas posteriormente como sinônimos). Diga ainda que deverão seguir falando o máximo de palavras que pensarem, mas que quando você falar STOP, todos devem parar imediatamente. Para organizar as falas dos alunos, de maneira que todos os grupos tenham igualmente o direito à fala e possam compartilhar seus conhecimentos antes de você falar “STOP”, diga que cada grupo terá alguns segundos para expressar suas ideias (cronometre o tempo de cada um e somente após todos os grupos terem dado suas sugestões, dê o comando de interrupção. Caso note que algum aluno confundiu os conceitos de antônimos e sinônimos, retome com a turma o que cada conceito significa com perguntas como “Alguém poderia me dizer o que é antônimo?”, “Alguém poderia me dizer o que é sinônimo?”, “Quem poderia citar exemplos de palavras antônimas? E de palavras sinônimas?”. Caso um grupo não consiga dizer o antônimo da palavra sorteada, ele poderá passar a vez para o grupo seguinte).
- Após trabalhar os antônimos, foque nas palavras mencionadas pelos alunos e inseridas no quadro para trabalhar os sinônimos e fomente questionamentos como, “Vocês apontaram que PEQUENO e BAIXO pode ser antônimos de GRANDE, e agora, olhando somente para as palavras PEQUENO e BAIXO, qual a relação existente entre elas?”. Espera-se que aqui as crianças percebam que PEQUENO e BAIXO são sinônimos. Repita a etapa com todas as palavras listadas anteriormente.
- Para a atividade, sugerimos que no pote de palavras sejam disponibilizadas palavras que serão trabalhadas no jogo da memória da etapa de desenvolvimento, portanto, opte por palavras como SATISFEITO(A), SUJO(A), GRANDE, CHEIO(A), DISPOSTO(A), LONGE, FECHADO(A), PEQUENO(A), PIEDOSO(A), DORMIR, COCHICHAR GRITAR, JOVEM, PURO(A), DOENTE, QUENTE, QUIETO(A), SOZINHO(A), GELADO(A), VELOZ, etc.
- Repita a atividade até que um integrante de cada grupo tenha feito o sorteio, ou seja, pelo menos 5 palavras antônimas serão trabalhadas nesse momento inicial, já a quantidade de sinônimos dependerá das respostas deles. Para cada palavra, dê mais ou menos 1 minuto para que eles citem seus antônimos, utilizando o tempo que sobrar para trabalhar os sinônimos mencionados. Dessa forma, a atividade terá um ritmo um pouco acelerado, parecido com o ritmo do jogo STOP.
- Para trabalhar o conteúdo desta aula, tenha em mente que a habilidade da BNCC focada aqui propõe a análise das diferenças entre os sinônimos em contextos situados, para desconstruir a ideia de que eles são sempre idênticos, e a formação de antônimos pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-. Ambos conceitos devem ser trabalhados durante as práticas de leitura de textos, levando em consideração a autonomia dos alunos, que deve ser progressivamente alcançada.
Materiais complementares: Dinâmica de introdução
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- A etapa de desenvolvimento será dividida em duas partes. Na primeira, com os mesmos grupos da etapa da introdução, através de um jogo da memória (com imagens e textos) as crianças deverão formar pares de antônimos e sinônimos (2 de cada). Cada grupo receberá cartelas diferentes (modelo disponibilizado), de modo que na etapa de fechamento, quando eles já tiverem realizado a segunda etapa do desenvolvimento, a turma seja exposta ao máximo de palavras diversificadas.
- Evidencie aos alunos, no momento de explicar o comando da atividade, que eles deverão formar os pares com sinônimos e antônimos e que para isso, além das palavras, também terão o auxílio das imagens. Caso acredite ser necessário, você pode disponibilizar um dicionário por grupo, para eles consultarem caso tenham dúvidas sobre o significado de alguma palavra (essa estratégia será válida para turmas que tenham certa quantidade de alunos alfabetizados e se você já tiver trabalhado, em momento anterior, o uso do dicionário).
- Explique a atividade e evidencie que quando o aluno virar uma cartela contendo uma palavra em vermelho, significa que o par que deve procurar é um antônimo; por outro lado, quando a palavra estiver disposta em azul, a procura será de um sinônimo. Para facilitar na hora do jogo, escreva essas orientações no quadro para que os alunos possam retomá-las em caso de dúvidas (PALAVRAS EM AZUL: PROCURAR OS SINÔNIMOS. PALAVRAS EM VERMELHO: PROCURAR OS ANTÔNIMOS.). Explicite que, ao contrário do jogo da memória tradicional, onde quem acerta segue na procura pelos pares, cada um terá apenas 1 jogada por vez, ou seja, mesmo que acerte o par, logo após sua jogada, deverá passar a vez para outro colega de seu grupo.
- Na segunda etapa, após os grupos encontrarem os pares de sinônimos e antônimos, os alunos deverão preencher as tabelas da atividade (modelo disponibilizado) e logo após formar frases escritas com algumas palavras do jogo. Deixe claro que, apesar de estarem em grupos, as frases criadas devem ser individuais.
- Reserve os 5 minutos finais da etapa de desenvolvimento para que os alunos compartilhem suas frases com um colega do grupo. Caso julgue interessante, após um aluno ler a frase para o colega, pergunte para a turma outros possíveis sinônimos e antônimos das palavras utilizadas.
Materiais complementares:
Atividade (a mesma para todos os grupos)
Resolução da atividade (grupo 1)
Resolução da atividade (grupo 2)
Resolução da atividade (grupo 3)
Fechamento
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos as impressões que eles tiveram das atividades realizadas com perguntas como, por exemplo, “Vocês gostaram da atividade de hoje?”, “O que acharam? Difícil? Fácil?”, “Tiveram dificuldades em saber o significado de alguma palavra? Como lidaram com isso?”.
- Peça para que cada grupo leia em voz alta a tabela preenchida com as palavras encontradas. Se os sinônimos encontrados forem ALTO e GRANDE, a leitura deverá ser “ALTO é sinônimo de GRANDE”. Da mesma forma, se os antônimos encontrados foram GRANDE e PEQUENO, a leitura deverá ser “ALTO é antônimo de PEQUENO”.
- Sane as dúvidas que aparecerem nessa correção e logo após solicite que um voluntário de cada grupo leia as frases que formou. Aproveite esse momento para retomar com a turma alguns antônimos e sinônimos. Assim, se o primeiro voluntário do grupo 1 tiver criado a frase “PAULO FICOU SATISFEITO COM O ALMOÇO”, pergunte como ficaria a frase usando o antônimo de SATISFEITO, espera-se que os alunos citem, por exemplo, palavras como INSATISFEITO, DESGOSTOSO ou mesmo TRISTE. Se achar necessário, escreva as palavras mencionadas no quadro para que as crianças reflitam sobre o uso dos sinônimos no contexto trabalhado, fazendo perguntas como, por exemplo, “As palavras INSATISFEITO, DESGOSTOSO e TRISTE têm sempre significados semelhantes?”, retomando a ideia de que os sinônimos não são perfeitos. Sobre os antônimos, relembre que eles também podem ser formados por outros prefixos de negação além do in-/im-.
- Recolha as folhas dos alunos para uma correção mais minuciosa.
Materiais complementares:
Atividade (a mesma para todos os grupos)
Resolução da atividade (grupo 1)
Resolução da atividade (grupo 2)
Resolução da atividade (grupo 3)
Para o aluno
Atividade para impressão - Jogo da memória de sinônimos e antônimos
Atividade para impressão - Jogo da memória com sinônimos e antônimos
Para o professor
Resolução da atividade - (grupo 1) Jogo da memória com sinônimos e antônimos
Resolução da atividade - (grupo 2) Jogo da memória com sinônimos e antônimos
Resolução da atividade - (grupo 3) Jogo da memória com sinônimos e antônimos
Resolução da atividade - (grupo 4) Jogo da memória com sinônimos e antônimos
Resolução da atividade - (grupo 5) Jogo da memória com sinônimos e antônimos
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o segundo de um conjunto de três planos, com a finalidade de trabalhar as relações de sinonímia e antonímia - focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
Introdução
Para esta aula, é importante que as crianças já tenham alguma noção dos conceitos de sinônimos e antônimos. Devem saber que as palavras da Língua Portuguesa podem apresentar diferentes antônimos, em alguns casos, formados com e sem o acréscimo de prefixos de negação (focando nas palavras que recebem in-/im-), como ocorre com FELIZ/INFELIZ/TRISTE, por exemplo. Inicie a aula por videochamada, pelo WhatsApp, para retomar o conhecimento já adquirido sobre o conteúdo, e brinque, de forma breve, com palavras antônimas e sinônimas através de um jogo parecido com o STOP, descrito no plano original. Se optar por fazer o registro, utilize o mural do Padlet. Para a atividade, foram sugeridas palavras que serão trabalhadas no jogo da memória, na etapa de desenvolvimento (disponível aqui). Porém, de acordo com o tempo disponível da aula síncrona, podem ser selecionadas apenas algumas.
Desenvolvimento
Ainda de forma síncrona, explique que será disponibilizado um jogo da memória (com imagens e textos). Eles deverão formar pares de antônimos e sinônimos (2 de cada) e jogar com suas famílias. Ao contrário do jogo da memória tradicional, em que quem acerta segue na procura pelos pares, cada um terá apenas 1 jogada por vez, ou seja, mesmo que acerte o par, logo após sua jogada, o jogador deverá passar a vez para outro. Na segunda etapa, após encontrarem os pares de sinônimos e antônimos, os alunos deverão preencher as tabelas da atividade (no modelo disponibilizado) e formar frases escritas com algumas palavras do jogo. Envie por WhatsApp, e-mail ou impresso, para ser retirado na escola, o jogo da memória (disponível aqui) e a folha de atividade (disponível aqui).
Atenção, professor: o plano original orienta a formação de grupos; portanto, o jogo da memória está composto por 5 grupos com diferentes palavras/imagens, sendo importante que os organizem em arquivos separados para enviar apenas um jogo a cada aluno.
Fechamento
Pelo WhatsApp, pergunte as impressões que tiveram das atividades realizadas, convide-os a socializarem através de áudios ou vídeos. Faça algumas reflexões sobre o uso dos sinônimos e antônimos no contexto trabalhado.
Convite às famílias
Convite especial! Para esta atividade, é importante que dois integrantes da família disponibilizem um tempo para brincar com o jogo da memória junto com a criança.