Plano de Aula

Plano de aula: Letra cursiva

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Entre curvas, nós e laçadas

mais ações

Descrição

Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a grafia de letras cursivas.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo da memória - letra cursiva: https://wordwall.net/pt/resource/80206577

  • Materiais diversos:
    Pen drive, notebook, data show, caneta piloto, envelopes, fichas de palavras escritas com diferentes grafias, atividade impressa, cartaz com o alfabeto com diferentes grafias, tabela individual com o alfabeto com diferentes tipos de letras.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a grafia de letras cursivas.

Competências gerais

5. Cultura digital

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 min

Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a grafia de letras cursivas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabetizados poderão apresentar dificuldade para reconhecer as letras escritas de forma cursiva porque, de modo geral, eles já estão habituados com a letra de imprensa, especialmente as maiúsculas.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 10 min

Reconhecendo palavras com letras cursivas

Projete ou registre no quadro o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão analisar palavras com diferentes tipos de letras. Ressalte que o foco desta aula é o reconhecimento das letras cursivas e a observação do traçado das mesmas.

Palavras com diferentes grafias

Inicie a aula levantando os conhecimentos dos alunos sobre os diferentes tipos de letras.

Questione:

- Quais os tipos de letras que vocês conhecem?

Espera-se que os alunos respondam que conhecem a letra de imprensa e a letra cursiva. Caso eles não deem essa resposta, explique que existem diferentes tipos de letras, dentre elas, a letra de imprensa e a letra cursiva.

- Onde podemos encontrar textos com a letra de imprensa?

Espera-se que os alunos respondam que é possível encontrar textos com esse tipo de letra em revistas, jornais, livros, teclados, rótulos, gibis, etc... Caso eles não consigam citar esses exemplos, você pode citá-los.

- E onde podemos encontrar textos com a letra cursiva?

Espera-se que os alunos respondam que é possível encontrar textos com esse tipo de letra em bilhetes, cartas, etc... Caso eles não consigam citar esses exemplos, cite para eles.

Projete ou registre no quadro algumas palavras com diferentes grafias (letra de imprensa maiúscula e minúscula e letra cursiva).

Escolha palavras pertencentes ao mesmo campo semântico (frutas, material escolar, animais, brinquedos, brincadeiras, profissões, etc..).

Solicite que os alunos leiam as palavras. Espera-se que os alunos alfabetizados consigam ler todas as palavras independente da grafia utilizada, já os recém-alfabetizados ou com hipótese silábico-alfabético podem apresentar dificuldade para ler as palavras com letra cursiva. Nessa situação, o professor pode pedir que os alunos consultem um cartaz ou uma tabela individual com o alfabeto com os diferentes tipos de letras.

Pergunte aos alunos:

- Vocês perceberam que as palavras foram escritas com diferentes tipos de letras?

Espera-se que os alunos respondam que as palavras foram escritas com a letra de imprensa e com a letra cursiva. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação.

- Quais são as características dessas letras?

Espera-se que os alunos respondam que as letras de imprensa são escritas de forma separada, enquanto que as letras cursivas são ligadas umas às outras na palavra. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação e ressalte que, pelo fato de as letras cursivas aparecerem ligadas umas às outras na palavra, a escrita fica mais ágil quando se tem prática, pois não se tira o lápis do papel ao escrever cada palavra.

Aponte para cada palavra do quadro e fale qual tipo de letra foi utilizada, por exemplo, a palavra “PROFESSORA” está escrita com a letra de imprensa maiúscula, a palavra “médico” está escrita com letra de imprensa minúscula, “pintor” escrita com a letra cursiva.

Organize a turma em pequenos grupos com quatro alunos cada. Os grupos devem ser heterogêneos, de modo que os alunos com diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita possam debater e compartilhar saberes.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar um modelo de cartaz com o alfabeto escrito com diferentes grafias. Clique aqui para acessar uma sugestão de tabela individual com o alfabeto com diferentes tipos de letras.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA