Plano de aula: O uso do E e do I

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre E ou I?

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.

Materiais necessários: Projetor multimídia com caixas de som para projeção dos slides da aula e acesso à internet para assistir ao videoclipe da música Fome-Come no canal oficial do grupo Palavra Cantada no Youtube, podendo ser acessado no seguinte link (Acesso em 07 de setembro de 2018). Cópias para todos os alunos da atividade com a letra da música, disponível aqui. Material de apoio para o professor sobre tonicidade e separação silábica das palavras, disponível aqui. Caderno de produção textual das crianças, lápis, borracha e quadro do professor.

Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade no uso do E em final de palavra, apoiando-se na oralidade. Ex: (DOCI). Terem dificuldade em segmentar as palavras e/ou identificarem a tonicidade das sílabas.

Referências sobre o assunto: MORAIS.;A.G. (org). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte para os alunos: Vocês acham que a gente sempre fala como escreve e sempre escreve como se fala?

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA