Atividade para impressão - Complete as palavras
Plano de Aula
Plano de aula: Formando palavras
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Removendo e substituindo sílabas
Descrição
Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade é perceber a possibilidade de segmentar palavras em sílabas, removendo e substituindo sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Materiais diversos:
- Folhas de atividades
- Lápis
- Borracha - Equipamentos e dispositivos:
Dispositivo com acesso à internet para jogar o jogo “Sílabas - completar as palavras” - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: “Sílabas - completar as palavras”
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Segmentar palavras em sílabas, removendo e substituindo sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
Competências gerais
5. Cultura digital
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Inicie realizando uma contextualização para aferir se todos os alunos sabem o que é uma sílaba, se já compreendem que uma mesma sílaba pode ser utilizada na composição de várias palavras e que palavras diferentes podem ter composições parecidas. Um exemplo interessante para contextualização é apresentar para as crianças 3 palavras que contenham a mesma sílaba, uma no início, outra no meio e outra no fim como JOGO - TIJOLO - AZULEJO ou CAJU - JABUTICABA - JACA.
Você pode escrever as palavras no quadro, com a sílaba inicial completa (JOGO ou CAJU) e as demais palavras, omitindo as sílabas que se repetem. Peça para que as crianças analisem essas palavras e tentem descobrir que sílaba da 1º palavra poderia ser usada para completar as outras duas.
Leve as crianças a perceberem que essa sílaba pode ser usada em várias palavras, podendo desafiá-las a darem um exemplo de palavra com aquela sílaba, que essa sílaba apresenta o mesmo som em todas as palavras e que as letras dentro da sílaba são escritas na mesma ordem.
Explique também que, para descobrirmos quantas sílabas há numa palavra, podemos dizê-la devagar, contando os sons nos dedos ou nas palmas. Faça isso com as palavras do quadro e descubra, junto com a turma, quantas sílabas cada palavra tem.
Você pode colocar essas palavras em quadradinhos distintos ou separadas por hífen.
Dentro das palavras JABUTICABA e AZULEJO podemos encontrar outras palavras como JABUTI, ABA, AZUL. Desafie as crianças a encontrarem essas palavras e, se necessário, as ajude no processo.
Após esse momento de retomada de ideias e conceitos, proponha uma atividade explorando os recursos educacionais digitais. Divida a turma em duplas e proponha que elas joguem o jogo “SÍLABAS - COMPLETAR AS PALAVRAS”, disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/18883923/s%C3%ADlabas-completar-as-palavras.
Solicite que eles tentem ler as palavras, observando as figuras que as representam e selecionem as sílabas que as completam. Caminhe entre as duplas, realizando mediações que julgar pertinente. Caso a dupla sinta dificuldade de encontrar a sílaba correta, peça que eles leiam as palavras pausando em cada sílaba e, na sílaba que está faltando, pergunte quais letras formam essa sílaba. Aponte para as possibilidades que aparecem no jogo e solicite que elas leiam cada uma das sílabas em voz alta.
Após todos os grupos finalizarem o jogo, peça que eles formem frases oralmente usando cinco das palavras formadas no jogo e escreva-as na lousa deixando a sílaba que estava faltando no jogo em branco. Chame duplas para irem à lousa completar as palavras com as sílabas que estão faltando.
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