Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?

mais ações

Descrição

Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Letras maiúsculas e minúsculas, disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/24959688

  • Materiais diversos:
    Quadro/projetor, giz/pincel, cartolina, texto escrito (MIRANDA, Sônia. Infância. In: Pra boi dormir. Rio de Janeiro: Record, 1998.). Atividade de apoio: clique aqui, nomes dos/as estudantes da turma escritos em três formatos diferentes (letra maiúscula, cursiva e impressa minúscula) apenas se for necessária a utilização da atividade de apoio.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Descobrir, em grupo, algumas regularidades da utilização de letra maiúscula em uma lista de palavras, um texto escrito e em algumas frases, especialmente em substantivos próprios e no início de frases para que possam iniciar reflexões contextualizadas dos usos de letras maiúsculas e minúsculas.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Veja outros planos que exploram a habilidade EF02CO05 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS