Atividade de apoio: Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?
Descrição
Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: Letras maiúsculas e minúsculas, disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/24959688 - Materiais diversos:
Quadro/projetor, giz/pincel, cartolina, texto escrito (MIRANDA, Sônia. Infância. In: Pra boi dormir. Rio de Janeiro: Record, 1998.). Atividade de apoio: clique aqui, nomes dos/as estudantes da turma escritos em três formatos diferentes (letra maiúscula, cursiva e impressa minúscula) apenas se for necessária a utilização da atividade de apoio.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Descobrir, em grupo, algumas regularidades da utilização de letra maiúscula em uma lista de palavras, um texto escrito e em algumas frases, especialmente em substantivos próprios e no início de frases para que possam iniciar reflexões contextualizadas dos usos de letras maiúsculas e minúsculas.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA