Atividade para impressão - Descobrindo letras maiúsculas e minúsculas - LPO2_13ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Materiais necessários: Quadro/projetor, giz/pincel, cartolina, texto escrito (MIRANDA, Sônia. Infância. In: Pra boi dormir. Rio de Janeiro: Record, 1998.). Atividade de apoio: clique aqui, nomes dos/as estudantes da turma escritos em três formatos diferentes (letra maiúscula, cursiva e impressa minúscula) apenas se for necessária a utilização da atividade de apoio.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades ao relacionar diferentes formatos das mesmas letras (cursivas com caixa alta, por exemplo); dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao>. Acesso em: 28 out. 2018.
Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico>. Acesso em: 28 out. 2018.
FREY-STREIFF, M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In: SINCLAIR, H.(org). A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990. p.125-168.
Tema da aula
Tempo sugerido: 01 minuto.
Orientações:
- Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientações:
- Tenha em mente que essa habilidade apresentada na BNCC envolve diferentes conhecimentos gramaticais. Para a descoberta das regularidades de uso da letra maiúscula deve ser utilizada a análise das ocorrências nos nomes da turma e nos textos lidos pelo/a professor/a, acompanhado/a pelo grupo ou textos lidos de forma autônoma pelos/as estudantes. Os conhecimentos sobre a convenção ortográfica, ao longo dos anos, pode prever o uso do dicionário, além de orientar o ensino de procedimentos como: rever a escrita para conferir a ortografia; recorrer a fontes confiáveis; anotar as regularidades observadas, etc.
- Para esta aula é necessário que a turma já tenha um conhecimento sistematizado da existência de diferentes tipos de letras (caixa alta, impressa minúscula e cursiva), pois, enquanto as crianças escrevem apenas com letras maiúsculas, refletir a respeito do emprego das maiúsculas e minúsculas não faz sentido. Tão logo consigam traçar a letra cursiva com agilidade, essa reflexão começa a tornar-se possível, principalmente se o propósito for ajudá-las a usar as maiúsculas nos textos que produzem.
- Organize a turma em formato de meia lua para a melhor visualização do quadro/projeção e interação entre estudantes e professor/a. Durante as atividades propostas para esta aula, as crianças deverão refletir de forma individual em alguns momentos e, posteriormente compartilharem suas conclusões com a turma.
- Projete/insira no quadro duas listas de palavras, uma utilizando nomes próprios e outra utilizando nomes comuns. Para isso, você pode utilizar as palavras do texto que será trabalhado na etapa de desenvolvimento (aqui, utilizaremos palavras do texto ‘Infância’, de Sônia Miranda) mescladas com outras palavras que as crianças tenham familiaridade.
- Peça para que as crianças observem as duas listas e pergunte:
- Por que vocês acham que o/a professor/a separou essas palavras em duas listas?
- Vocês conseguem perceber algumas diferenças entre elas? Quais? Espera-se que as crianças consigam identificar que a lista 1 é composta por nomes de pessoas e de lugares e que a lista 2 traz nomes comuns, ainda que não utilizem a nomenclatura formal.
- Comparando as duas listas, vocês percebem alguma diferença na forma como essas palavras foram escritas? Espera-se que as crianças digam que sim e comentem sobre o uso da letra maiúscula e minúscula. Confirme ou conteste as hipóteses das crianças e explique que durante a aula elas compreenderão melhor os usos das letras.
- Pergunte também se elas conhecem os nomes que damos para o tipo de letra que inicia as palavras da lista 1 e caso, não conheçam, diga que essas são as letras maiúsculas, fazendo a contraposição com as letras minúsculas.
- Caso as crianças tenham apresentado muitas dificuldades na etapa inicial de introdução no reconhecimento da letra cursiva e você precise retomar as diferenças entre os diferentes tipos de letras (caixa alta, imprensa minúscula e cursiva), há um material complementar para auxiliá-lo/a nesse sentido.
Materiais complementares:
Atividade de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hQqvTDHCRXGn48syw36H2sh23nCp7QSdzQet2pskHfcveDQqvgeGhRQ8j8ew/atividade-para-impressao-descobrindo-letras-maiusculas-e-minusculas-lpo2-13ats01.pdf .
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Projete/insira no quadro duas versões do texto que será utilizado, um usando a letra impressa minúscula, para que as crianças possam sanar dúvidas pontuais e outra utilizando a letra cursiva. Destaque dessa vez as letras maiúsculas.
- Solicite que, juntos/as, leiam em voz alta o texto. Posteriormente, trabalhe com a interpretação dele, fazendo perguntas, como, por exemplo: “Qual é o tema do texto?”; “Vocês sabem que tipo de texto é esse?”; “Por que acreditam que esse texto é (complete com as respostas das crianças)?”; “Vocês poderiam me dizer algumas brincadeiras citadas no texto?”; “Vocês conhecem essas brincadeiras? Gostam delas?”. Espera-se que as crianças tenham conseguido interpretar o texto e que algumas citem que ele é um poema, justificando sua resposta falando do uso de rimas ou da melodia obtida no momento da leitura em voz alta, por exemplo. Modere as colocações realizadas durante as respostas sobre as brincadeiras para que a turma não perca o foco da aula e corrija ou confirme as respostas dos/as estudantes.
- Posteriormente, foque os questionamentos nas aparições das letras maiúsculas, com perguntas como, por exemplo, “Por que vocês acham que o/a professor/a trouxe algumas letras na cor vermelha?”; “Alguém saberia identificar os motivos?”. Espera-se que as crianças reconheçam que as letras em destaque são as maiúsculas e digam que elas foram utilizadas em nomes próprios ou no início de um novo período, já que a frase anterior sempre termina com um ponto.
- Foque em três nomes próprios, questionando os/as estudantes, com perguntas como, por exemplo, “Por que Aninha aparece com letra maiúscula no primeiro e no segundo texto?’; “Por que Marcelo aparece com letra maiúscula no primeiro e no segundo texto?; “Por que João aparece com letra maiúscula no primeiro e no segundo texto?”. Espera-se que as crianças respondam que nomes de pessoas são escritos com letra inicial maiúscula. Logo após, faça perguntas como, por exemplo, “Por que será que todas as frases da primeira e da segunda versão do texto (aponte para os textos) começam com letra maiúscula?”; “Por que vocês acham que ‘E’, ‘Eu’ e ‘Você’ também levam letra maiúscula?. Dê 1 minutos para as crianças pensarem e trocarem informações com os/as colegas ao lado. Espera-se que eles/as percebam que as frases de um texto devem ser iniciadas com letra maiúscula. Confirme ou conteste as respostas dos/as estudantes e focando em ‘E’ e ‘Você’, diga que após um ponto final, dá-se início a uma nova frase, e, portanto, é necessário o uso das letras maiúsculas. Da mesma forma, diga que ‘Eu’ leva letra maiúscula porque depois do ponto de exclamação a frase anterior foi finalizada, e, portanto, ‘Eu’ dá início a uma nova frase. Aproveitando o ponto de interrogação que finaliza o texto, evidencie que se o texto tivesse uma frase a mais, a primeira palavra deveria ser iniciada com uma letra maiúscula, pois, assim como viram no caso do ponto final e do ponto de exclamação, o ponto de interrogação também finaliza uma frase.
- Retome o que aprenderam até aqui e questione, “Até agora, vimos que as letras maiúsculas podem ser utilizadas em dois momentos, alguém poderia me dizer quais são?”. Espera-se que as crianças digam que as letras maiúsculas são usadas em nomes de pessoas como viram no texto utilizado no desenvolvimento ou nome de lugares, como viram na lista 1 do momento da introdução e em início de frases. Evidencie que no próximo slide vocês continuarão trabalhando com isso e elas terão um desafio.
Materiais complementares: MIRANDA, Sônia. Infância. In: Pra boi dormir. Rio de Janeiro: Record, 1998.
Desenvolvimento
Orientações:
- Dê condições para que a turma reflita de forma autônoma sobre as relações existentes entre substantivos próprios e comuns e, para isso, utilize pares como o exemplo do slide, trazendo uma atividade em formato de desafio. Para isso, projete ou insira no quadro frases que tragam substantivos próprios e comuns. Aqui, as crianças deverão ler as frases e identificar o par a ser analisado, mediante orientação do/a professor/a.
- Diga às crianças que elas terão um desafio e oriente a atividade: “Vocês deverão ler as frases e pensar no motivo que faz uma palavra com a mesma pronúncia aparecer com a primeira letra de forma diferente (maiúscula e minúscula)”; “Qual é essa palavra? Alguém poderia me dizer?”, espera-se que as crianças identifiquem que as palavras de mesma pronúncia são Rosa/rosa, após obter essa resposta, grife no quadro ou aponte na projeção. Dê 2 minutos para as reflexões das crianças e peça para que, a medida que forem terminando, levantem as mãos, mas não atrapalhem os/as demais a obterem suas próprias conclusões; respeite o tempo dado. Espera-se que as crianças consigam perceber (ainda que não utilizem essa nomenclatura) a relação de substantivos comuns e próprios. Peça que o/a primeiro/a estudante explique suas conclusões aos/às demais, espera-se que ele/a diga que em um dos casos, a palavra rosa se refere a uma flor e, no outro, Rosa é o nome de uma menina. Pergunte se todos/as concordam e, se for necessário, faça as correções adequadas. Para finalizar o trabalho com essas frases, questione ainda o motivo de ‘Minha’ aparecer com letra maiúscula, espera-se que os/as estudantes digam que isso ocorre porque a palavra, em ambos os casos, ocorre no início das frases.
Desenvolvimento
Orientações:
- Fomente reflexões como no slide anterior, agora com a mesma palavra em diferentes contextos (início e final de frase). Para isso, escreva no quadro ou projete frases como as exemplificadas no slide, dando o seguinte desafio: “Observem as palavras das frases e pensem nos motivos que fazem a mesma palavra ser escrita com letra maiúscula e minúscula em diferentes partes do texto”. Novamente, dê 2 minutos para a turma analisar as frases e solicite que quando terminarem, levantem as mãos, sem atrapalhar os/as colegas que ainda estão refletindo sobre as palavras.
- Quando todos/as terminarem ou o tempo dado (2 minutos) acabar, solicite que o/a primeiro/a estudante que levantou as mãos tente explicar aos/às demais as observações realizadas, ficando responsável por discorrer sobre a questão levantada. Espera-se que ele/a diga que a palavra ‘país’ em sua primeira ocorrência é escrita com letra inicial minúscula por não aparecer no começo da frase e não ser o nome de nenhum país específico e que a palavra ‘País’ no segundo caso, apesar de não ser o nome de nenhum país específico, inicia uma frase. Pergunte se todos/as concordam e faça as correções adequadas.
- Peça ainda para que, juntas, as crianças pensem em como ficaria a primeira frase se substituíssemos ‘país’ pelo nome do nosso país. Solicite um/a voluntário/a para ir até o quadro e escrever o que a turma dirá. Espera-se que juntas, as crianças cheguem a conclusão de que a palavra correta é ‘Brasil’. Solicite que as crianças expliquem o porquê de ‘Brasil’ levar uma letra maiúscula, relacionando o fato com as regras aprendidas até aqui. Corrija ou reforce as hipóteses levantadas pelas crianças.
Fechamento
Tempo sugerido: 06 minutos.
Orientações:
- Pergunte para as crianças: “Vamos relembrar o que aprendemos hoje? Quando utilizamos as letras maiúsculas?”, espera-se que as crianças digam que utilizamos as letras maiúsculas no início de nomes de pessoas e de países e também em início de frases. Registre as conclusões alcançadas pela turma em uma cartolina e depois solicite que os/as estudantes digam exemplos de palavras que levem letra maiúscula, como nomes de pessoas e de países. Deixe o cartaz exposto na sala para que as crianças possam consultá-lo sempre que apresentarem dúvidas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações das atividades da forma que for mais acessível.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Antes de iniciar esta aula, atente-se ao tópico “Dificuldades antecipadas”, no item “Sobre este plano” (slide 1), e, caso seja necessário, inicie pelas atividades complementares, disponíveis através do link apresentado no slide 3.
Se houver possibilidade de realizar uma aula síncrona, você pode apresentar a imagem do slide Introdução (slide 3), lançar oralmente o desafio proposto no slide 2 e, em seguida, apresentar as questões propostas no slide 3.
Caso a aula seja assíncrona, envie por WhatsApp ou e-mail, em formato de texto ou foto do slide, as listas do slide 3. Logo a seguir, envie um áudio por WhatsApp ou outro canal de comunicação convidando crianças e familiares a resolverem o desafio proposto no slide 2, Tema da Aula, e orientando a análise comparativa entre ambas as listas.
Procure manter em mente que o objetivo desta etapa é levar as crianças a identificarem as diferenças entre as listas e elaborarem uma hipótese para essa diferença, por isso, fale pausadamente, estimulando as crianças a refletirem.
Desenvolvimento
Envie, por WhatsApp ou e-mail, em formato de texto ou foto do slide, o texto do slide 4.
Grave um áudio ou vídeo fazendo a leitura do texto INF NCIA. No mesmo áudio/vídeo, comente brevemente o conteúdo do texto (brincadeiras) e algumas das características desse gênero textual (citadas no plano). Lance, pausadamente, os questionamentos propostos no slide 4, finalizando com uma síntese sobre os usos da letra maiúscula no texto.
Você pode utilizar o mural do Padlet para postar o desafio proposto nos slides 5 e 6, solicitando que as crianças registrem nele as suas respostas.
Caso não seja possível, envie a foto dos slides 5 e 6 por WhatsApp e solicite às famílias que enviem fotos das respostas que as crianças registraram no caderno.
Fechamento
Envie a mensagem do slide de Fechamento (slide 7) por escrito, no WhatsApp, e solicite que as crianças respondam através de áudio.
Convite às famílias
Você pode convidar as famílias a brincar com as crianças de descobrir, dentro de casa, o que deve ser nomeado na escrita com letras maiúsculas e minúsculas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases
Finalidade da aula: Espera-se que em grupo, as crianças descubram algumas regularidades da utilização de letra maiúscula em uma lista de palavras, um texto escrito e em algumas frases, especialmente em substantivos próprios e no início de frases para que possam iniciar reflexões contextualizadas dos usos de letras maiúsculas e minúsculas.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP01
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Materiais necessários: Quadro/projetor, giz/pincel, cartolina, texto escrito (MIRANDA, Sônia. Infância. In: Pra boi dormir. Rio de Janeiro: Record, 1998.). Atividade de apoio: clique aqui, nomes dos/as estudantes da turma escritos em três formatos diferentes (letra maiúscula, cursiva e impressa minúscula) apenas se for necessária a utilização da atividade de apoio.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades ao relacionar diferentes formatos das mesmas letras (cursivas com caixa alta, por exemplo); dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao>. Acesso em: 28 out. 2018.
Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico>. Acesso em: 28 out. 2018.
FREY-STREIFF, M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In: SINCLAIR, H.(org). A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990. p.125-168.