Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.

Materiais necessários: Quadro/projetor, giz/pincel, cartolina, texto escrito (MIRANDA, Sônia. Infância. In: Pra boi dormir. Rio de Janeiro: Record, 1998.). Atividade de apoio: clique aqui, nomes dos/as estudantes da turma escritos em três formatos diferentes (letra maiúscula, cursiva e impressa minúscula) apenas se for necessária a utilização da atividade de apoio.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades ao relacionar diferentes formatos das mesmas letras (cursivas com caixa alta, por exemplo); dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao>. Acesso em: 28 out. 2018.

Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico>. Acesso em: 28 out. 2018.

FREY-STREIFF, M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In: SINCLAIR, H.(org). A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990. p.125-168.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto.

Orientações:

  • Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA