Plano de aula: Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.

Materiais necessários: Quadro/projetor, giz/pincel, cartolina, texto escrito (MIRANDA, Sônia. Infância. In: Pra boi dormir. Rio de Janeiro: Record, 1998.). Atividade de apoio: clique aqui, nomes dos/as estudantes da turma escritos em três formatos diferentes (letra maiúscula, cursiva e impressa minúscula) apenas se for necessária a utilização da atividade de apoio.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades ao relacionar diferentes formatos das mesmas letras (cursivas com caixa alta, por exemplo); dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao>. Acesso em: 28 out. 2018.

Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico>. Acesso em: 28 out. 2018.

FREY-STREIFF, M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In: SINCLAIR, H.(org). A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990. p.125-168.

Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto.

Orientações:

• Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA