Plano de Aula

Plano de aula: Atividade de exercitação de utilização das letras maiúsculas e minúsculas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.

Materiais necessários: Projetor; quadro/giz; texto escrito; pequenas caixinhas (uma para cada dupla); cartões de duas cores diferentes; tesouras; colas.

Acesso à internet para reproduzir do site da UOL o texto Maurício de Sousa Produções, Sem nome, disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/index.php?a=46. Acesso em: 5 de novembro de 2018.

Atividade disponibilizada: clique aqui.

Fichas com palavras para completar as lacunas da atividade: clique aqui..

Resolução da atividade: clique aqui..

Dificuldades antecipadas: Dificuldades ao relacionar diferentes formatos das mesmas letras (cursivas com caixa alta, por exemplo); dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula.

Referências sobre o assunto: BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao. Acesso em: 28 de outubro de 2018.

Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico. Acesso em: 28 de outubro de 2018.

FREY-STREIFF.;M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In:SINCLAIR,H.(org) A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, p. 125-168, 1990.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA