Plano de Aula
Plano de aula: Leitura e reflexão de texto curto sem e com pontuação
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cadê o ponto?
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.
Materiais necessários: Letra de um texto escrito (O eco, de Cecília Meireles. Fonte: “Os melhores poemas de Cecília Meireles para crianças”, Blog da Leiturinha, disponível em: http://leiturinha.com.br/blog/os-melhores-poemas-de-cecilia-meireles-para-criancas/. Acesso em: 3 de setembro de 2018), trechos do mesmo texto reescrito utilizando diferentes pontuações, quadro ou projetor, giz ou pincel, cartolina, computador com acesso à internet para, durante a etapa de fechamento da aula, passar um clipe sobre os sinais de pontuação.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em utilizar os pontos adequados, de acordo com o sentido solicitado, por não saber qual ponto usar (desconhecimento dos sinais de pontuação); confundir os aspectos gráficos dos sinais de pontuação (exclamação e interrogação em particular), utilizando-os de forma trocada, ainda que demonstrem conhecimento do sentido que determinada frase deveria ter.
Referências sobre o assunto: Fonte: “Como usar a pontuação para melhorar a compreensão de um texto”, Fundação Lemann, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n8HF8jxnBNY. Acesso em: 3 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA