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Plano de Aula
Plano de aula: Explorando palavras com nasalidade
Por: Elisa Vilalta
Descrição
Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade de leitura e escrita de palavras com marcas de nasalidade (til, /M/ e /N/), utilizando um recurso digital interativo para engajar os alunos. A aula será dividida em três momentos: conversa inicial para contextualização, atividade prática com o recurso digital e um momento de reflexão e sistematização do aprendizado.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou tablets com acesso à internet.
Projetor multimídia e caixa de som. - Recursos Educacionais Digitais:
Complete as lacunas – https://learningapps.org/39140982.
Música “Se essa rua fosse minha” – Se Essa Rua Fosse Minha - Galinha Pintadinha 2 OFICIAL.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica.
Objetivos de aprendizagem
- Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, M e N).
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Comunicação.
- A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 8 fev. 2025.
- 5 dicas para desenvolver ortografia com crianças pequenas. Disponível em: https://classicalpress.com.br/5-dicas-para-desenvolver-ortografia-com-criancas-pequenas/. Acesso em 8 fev. 2025.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos.
Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade de leitura e escrita de palavras com marcas de nasalidade (til, /M/ e /N/), utilizando um recurso digital interativo para engajar os alunos. A aula será dividida em três momentos: conversa inicial para contextualização, atividade prática com o recurso digital e um momento de reflexão e sistematização do aprendizado.
Dificuldades antecipadas: A ideia de som nasal pode ser um conceito abstrato para crianças pequenas. Elas podem ter dificuldade em perceber a diferença entre os sons e em associá-los às letras e ao til. Algumas crianças podem ter dificuldade em discriminar os sons nasais dos outros sons, o que pode dificultar a identificação das palavras com nasalidade. Algumas crianças podem ter dificuldades com a escrita, o que pode interferir na realização da atividade.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 minutos.
Inicie a aula com uma roda de conversa para introduzir o tema. Pergunte aos estudantes:
- O que será que as palavras irmão, tambor e cantiga têm em comum?
- Vocês já perceberam que algumas palavras têm sons diferentes, como o som de /ão/ ou /am/? Como podemos perceber isso?
Peça que coloquem os dedos em pinça no nariz, que falem essas palavras e percebam como esses sons saem de forma diferente, pelo nariz.
Escreva no quadro ou em uma cartolina a parlenda:
Hoje é domingo, pede cachimbo.
O cachimbo é de ouro, bate no touro.
O touro é valente, bate na gente.
A gente é fraco, cai no buraco.
O buraco é fundo, acabou-se o mundo.
Pergunte:
- Quais dessas palavras têm sons que saem pelo nariz?
Espera-se que eles digam “domingo”, “cachimbo”, “valente”, “gente”, “fundo” e “mundo”. Conforme os estudantes dizem as palavras, faça duas colunas no quadro e escreva de um lado as palavras com M e no outro, palavras com N. Pergunte se eles conhecem palavras que tenham o sinal gráfico til. Anote em uma terceira coluna no quadro.
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