Plano de Aula

Plano de aula: Explorando palavras com nasalidade

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Descrição

Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade de leitura e escrita de palavras com marcas de nasalidade (til, /M/ e /N/), utilizando um recurso digital interativo para engajar os alunos. A aula será dividida em três momentos: conversa inicial para contextualização, atividade prática com o recurso digital e um momento de reflexão e sistematização do aprendizado.

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica.

Objetivos de aprendizagem

  • Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, M e N).

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Comunicação.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade de leitura e escrita de palavras com marcas de nasalidade (til, /M/ e /N/), utilizando um recurso digital interativo para engajar os alunos. A aula será dividida em três momentos: conversa inicial para contextualização, atividade prática com o recurso digital e um momento de reflexão e sistematização do aprendizado.

Dificuldades antecipadas: A ideia de som nasal pode ser um conceito abstrato para crianças pequenas. Elas podem ter dificuldade em perceber a diferença entre os sons e em associá-los às letras e ao til. Algumas crianças podem ter dificuldade em discriminar os sons nasais dos outros sons, o que pode dificultar a identificação das palavras com nasalidade. Algumas crianças podem ter dificuldades com a escrita, o que pode interferir na realização da atividade.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 10 minutos.

Inicie a aula com uma roda de conversa para introduzir o tema. Pergunte aos estudantes:

- O que será que as palavras irmão, tambor e cantiga têm em comum?

- Vocês já perceberam que algumas palavras têm sons diferentes, como o som de /ão/ ou /am/? Como podemos perceber isso?

Peça que coloquem os dedos em pinça no nariz, que falem essas palavras e percebam como esses sons saem de forma diferente, pelo nariz.

Escreva no quadro ou em uma cartolina a parlenda:

Hoje é domingo, pede cachimbo.
O cachimbo é de ouro, bate no touro.
O touro é valente, bate na gente.
A gente é fraco, cai no buraco.
O buraco é fundo, acabou-se o mundo.

Pergunte:

- Quais dessas palavras têm sons que saem pelo nariz?

Espera-se que eles digam “domingo”, “cachimbo”, “valente”, “gente”, “fundo” e “mundo”. Conforme os estudantes dizem as palavras, faça duas colunas no quadro e escreva de um lado as palavras com M e no outro, palavras com N. Pergunte se eles conhecem palavras que tenham o sinal gráfico til. Anote em uma terceira coluna no quadro.

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