Atividade 1 - Identificando sinônimos e antônimos
Plano de Aula
Plano de aula: Identificando sinônimos e antônimos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Semelhantes e contrários
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).
Materiais necessários: Texto que traga palavras em relação de antonímia, quadro, giz/pincel, atividade disponibilizada, atividade produzida por você utilizando orientações dadas aqui, lápis de cor e cartolina.
Letra do texto "O frio pode ser quente?", de Jandira Mansur, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51302. Acesso: 04 de outubro de 2018. Previamente, você deverá sublinhar algumas palavras que serão indicadas.
Atividade 1: clique aqui.
Resolução da atividade 1: clique aqui.
Atividade 2: clique aqui.
Resolução da atividade 2: clique aqui.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
Dicionário Moderno de Sinônimos e Antônimos. Porto: Porto Editora, 2013.
“Sinônimos e antônimos”, Norma Culta, disponível em: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
TUCCI, William. A rebelião dos Sinônimos e Antônimos. São Paulo: Scipione, 2004.
Tema da aula
Tempo sugerido: 01 minuto.
Orientações:
1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.
2. Pergunte se a partir do tema alguém poderia imaginar o que ocorrerá na aula; logo após ouvir as crianças, evidencie que durante a aula eles/elas terão contato com algumas palavras e aprenderão a formar outras semelhantes em alguns aspectos e diferentes em outros.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA