Plano de Aula

Plano de aula: Identificando sinônimos e antônimos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Semelhantes e contrários

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

Materiais necessários: Texto que traga palavras em relação de antonímia, quadro, giz/pincel, atividade disponibilizada, atividade produzida por você utilizando orientações dadas aqui, lápis de cor e cartolina.

Letra do texto "O frio pode ser quente?", de Jandira Mansur, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51302. Acesso: 04 de outubro de 2018. Previamente, você deverá sublinhar algumas palavras que serão indicadas.

Atividade 1: clique aqui.

Resolução da atividade 1: clique aqui.

Atividade 2: clique aqui.

Resolução da atividade 2: clique aqui.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.

Referências sobre o assunto:

Dicionário Moderno de Sinônimos e Antônimos. Porto: Porto Editora, 2013.

“Sinônimos e antônimos”, Norma Culta, disponível em: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

TUCCI, William. A rebelião dos Sinônimos e Antônimos. São Paulo: Scipione, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto.

Orientações:

1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.

2. Pergunte se a partir do tema alguém poderia imaginar o que ocorrerá na aula; logo após ouvir as crianças, evidencie que durante a aula eles/elas terão contato com algumas palavras e aprenderão a formar outras semelhantes em alguns aspectos e diferentes em outros.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA