Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 2ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de criar palavras substituindo, acrescentando ou excluindo sílabas.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Google Apresentações e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Pelo WhatsApp, agende um horário para esta aula e inicie fazendo o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre a possibilidade de se formarem novas palavras: é possível criar novas palavras mudando apenas algumas sílabas? Quais sílabas podemos alterar? Espera-se que respondam que é possível alterar as sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. Desafie-os a darem exemplos e registre no Google Apresentação ou Padlet, ou, se preferir, utilize a lista sugerida no plano, disponível aqui, e as possibilidades de novas palavras a partir da lista disponível aqui.
Desenvolvimento
Organize duplas de alunos no WhastApp considerando os saberes de cada um, conforme orientações do plano. Encaminhe para cada dupla uma lista de palavras pertencentes ao mesmo campo semântico (nomes de frutas, animais, plantas etc.). Peça que anotem no caderno a palavra que serviu de base e, ao lado, escrevam as novas palavras criadas. Mesmo a distância, esteja disponível para ajudar os alunos e incentive-os a chamá-lo caso precisem dirimir dúvidas.
Fechamento
Determinado um tempo para realização da atividade em duplas, chame-os novamente por videochamada e questione: quem conseguiu criar novas palavras retirando alguma sílaba? E acrescentando? Quem conseguiu alguma palavra mudando uma ou mais sílabas? Alguém conseguiu formar novas palavras substituindo alguma sílaba do meio da palavra?
Convide algumas duplas para apresentarem as palavras que conseguiram criar, lendo-as e explicando qual sílaba foi substituída, acrescentada ou retirada. Os demais alunos devem observar as palavras que as duplas criaram e verificar se na lista deles aparecem outras; caso haja, podem compartilhar com toda a turma as diversas possibilidades de novas palavras.
Convite às famílias
Proporcionar um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentivar e auxiliar quando necessário, no entanto, sem fazer pela criança, são ações que favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.