Plano de Aula

Plano de aula: Alterando sílabas para criar novas palavras

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se faz uma palavra?

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é criar palavras substituindo, acrescentando ou excluindo sílabas.

Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.

Materiais necessários: Cópias da lista de palavras, lápis, borracha, caderno, quadro e caneta para quadro.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabéticos ou silábicos-alfabéticos poderão ter mais dificuldade para substituir, acrescentar ou excluir as sílabas mediais. Poderão, também, criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em 25 de setembro de 2018.

MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema desta aula.

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