Plano de aula: Atividades com E e I em final de palavra

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre E ou I?

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.

Materiais necessários: 1. Texto para o cartaz “Lista de compras” para ser confeccionado em tamanho grande, disponível aqui. 2. Palavras da lista de compras para serem recortadas, colocadas em saquinhos e usadas durante a brincadeira “Telefone sem fio” disponível aqui. 3. Atividade lista de compras - palavras em sílabas- disponível aqui. Caderno de produção textual, lápis, borracha. Quadro, giz ou pincel.

Dificuldades antecipadas: Emprego da letra I no lugar do E por apoiarem-se na oralidade, exemplo: AMACIANTI. Terem dificuldade em segmentar as palavras e/ou identificarem a tonicidade das sílabas.

Referências sobre o assunto: MORAIS.;A.G. (org). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e fale para os alunos: Na aula de hoje, vamos descobrir se conseguimos identificar quando uma palavra termina com E e quando termina com I. Será que conseguiremos? Quem topa esse desafio? Então, vamos descobrir?

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA