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Plano de Aula
Plano de aula: Separando sílabas
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de sistematização
Por: Claudia Novais Lima
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
Materiais necessários: Papel metro, cartolina, caneta hidrográfica colorida, fita adesiva, atividades impressas.
Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem confundir a quantidade de letras com a de sílabas de uma palavra, pois os alunos das hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SSV, por exemplo, para a palavra CAFÉ escrever CF, pois ainda não percebe que para formar a sílaba CA é necessário a consoante (C) + a vogal (A), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Portanto, é importante refletir sobre a quantidade de sílabas e de letras, mostrando que, via de regra, temos mais letras do que sílabas nas palavras. Para as crianças que compreendem os princípios básicos da escrita, mas ainda escrevem palavras com duas letras, é interessante fazer comparação de palavras com igual número de sílabas, mas com diferente número de letras.
Referências sobre o assunto:
Descobrindo a gramática: nova proposta. Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Geonice Valério. FTD, 2006.
https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono5.php Acesso em 27 de setembro de 2018.
Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.
Morais, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
Brandão, Seal, A. C. P. A; Ferreira, A. T. B.; Albuquerque, E. B. C. de; Leal, T. F. (orgs.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.
https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula para as crianças. Diga que iremos separar palavras em sílabas, comparar a quantidade de sílabas e identificar sílabas iniciais, mediais e finais em diferentes palavras.
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