Atividade para impressão - Dinâmica de introdução - LPO2_13ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Corrigindo um texto: Letra maiúscula ou minúscula?
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Materiais necessários: Quadro/projetor; pincel/giz; três potes para serem utilizados na etapa de introdução (um contendo fichas com os nomes dos estudantes; um contendo os comandos “Nome de país ou cidade”, “Nome de pessoa”, “Nome de objeto” e “Nome de animal” (este pote será reaproveitado na etapa Desenvolmento com mais fichas dos mesmos comandos) e um contendo as letras do alfabeto; dinâmica de introdução, disponível aqui; e atividade de desenvolvimento, disponível aqui.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula e dificuldades de compreender a utilização da letra maiúscula no início de frases em nomes comuns.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao. Acesso em: 28 de outubro de 2018.
Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico. Acessoem: 28 de outubro de 2018.
FREY-STREIFF.;M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In:SINCLAIR,H.(org) A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, p.125-168, 1990.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia ou projete o tema da aula para a turma.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Professor, tenha em mente que esta habilidade apresentada na BNCC envolve diferentes conhecimentos gramaticais. Para a descoberta das regularidades de uso da letra maiúscula deve ser utilizada a análise das ocorrências nos nomes da turma e nos textos lidos pelo professor, acompanhado pelo grupo ou textos lidos de forma autônoma pelos estudantes. Os conhecimentos sobre a convenção ortográfica, ao longo dos anos, podem prever o uso do dicionário, além de orientar o ensino de procedimentos como: rever a escrita para conferir a ortografia; recorrer a fontes confiáveis; anotar as regularidades observadas etc.
- Para esta aula é necessário que a turma já tenha um conhecimento sistematizado da existência de diferentes tipos de letra (caixa alta, impressa minúscula e cursiva), pois, enquanto as crianças escrevem apenas com letras maiúsculas, refletir a respeito do emprego das maiúsculas e minúsculas não faz sentido. Tão logo consigam traçar a letra cursiva com agilidade, esta reflexão começa a tornar-se possível, principalmente se o propósito for ajudá-las a usar as maiúsculas nos textos que produzem.
- Também é necessário que os estudantes já tenham tido um contato inicial com o conteúdo trabalhado aqui (uso de letra maiúscula); portanto, no momento da introdução, as reflexões servirão para retomar o conhecimento aprendido anteriormente pelas crianças, para que no desenvolvimento elas revisem um texto escrito, utilizando o conhecimento que já foi sistematizado. As crianças deverão ser organizadas em duplas para poupar tempo para a atividade a ser realizada durante o desenvolvimento (aproveitando que para a execução desta aula, os estudantes já devem ter tido contato com o conteúdo abordado, o professor saberá identificar as crianças que já demonstram familiaridade com o tema e as crianças que apresentam algumas dificuldades, opte por mesclar as duplas, levando isso em consideração).
- Em cima da mesa do professor disponibilize três potes (um contendo fichas com os nomes dos estudantes; um contendo os comandos Nome de país ou cidade, Nome de pessoa, Nome de objeto e Nome de animal e um contendo as letras do alfabeto). Mediante sorteio, quatro crianças por vez deverão inserir no quadro palavras do tema que sortearam que se iniciem com a letra também sorteada. Previamente, o professor deverá dividir o quadro em quatro colunas, uma para cada comando sorteado. Sugerimos, aqui, a utilização de apenas parte do alfabeto, já que, na língua portuguesa, não é comum o uso de ‘H’, ‘K’, ‘W’, X’,’Y’ ou ‘Z’ como letras iniciais em grande parte dos temas propostos aqui, o que pode gerar dúvidas nas crianças e dificuldades na realização da atividade.
- Explicite a atividade para as crianças: “Hoje vamos fazer uma atividade para relembrar os usos das letras maiúsculas e minúsculas. Eu tirarei deste pote quatro nomes de alguns de vocês. Depois, quem vier aqui na frente participar da atividade, deverá retirar de outro pote o tema da palavra que irá escrever; depois farei outro sorteio, agora da letra que as crianças que estiverem aqui na frente utilizarão para iniciar suas palavras. Por exemplo, se no primeiro sorteio, eu retirar os nomes Maria Eduarda, Pedro, Lucas e Raíssa do pote, eles deverão retirar uma palavra do segundo pote. Se Maria Eduarda retirar o tema Nome de país ou cidade, ela deverá escrever no quadro uma palavra que seja um nome de país ou cidade; da mesma forma, se Pedro retirar do pote o tema Nome de pessoa, ele deverá escrever no quadro um nome de pessoa; entretanto não poderão escrever qualquer nome de país ou cidade ou qualquer nome de pessoa; pois deverão esperar o terceiro sorteio. Se eu retirar do terceiro pote a letra B, Maria Eduarda deverá escrever no quadro no lugar adequado, o nome de um país ou de uma cidade que comece com a letra B; da mesma forma, Pedro deverá escrever um nome de pessoa que comece com a letra B. Depois que eu falar “valendo” as crianças terão até 1 minuto para escrever a palavra, se depois de 30 segundos o estudante não conseguir lembrar de nenhum nome, poderá ter a ajuda de mais um colega escolhido por ele.
- Depois de duas rodadas, tendo em vista o tempo sugerido nesta etapa, inicie a correção das palavras no grande grupo. Espera-se que as crianças tenham escrito os nomes de países, cidades ou pessoas com letras iniciais maiúsculas e os nomes de objetos ou animais com letras iniciais minúsculas. Focando nas palavras inseridas no quadro, pergunte ao grupo: As respostas dos colegas estão escritas de forma correta?, espera-se que aqui os estudantes corrijam ou confirmem as respostas do quadro; Há alguma palavra incorreta? Como corrigi-la?, espera-se que, caso haja alguma palavra com uso inadequado de letra maiúscula ou minúscula, as crianças tenham capacidade de perceber e corrigir os erros; O que tem de comum entre as colunas Nomes de países e cidades e Nomes de pessoas? Por que isso acontece?, espera-se que aqui, as crianças percebam que todas estas palavras devem ser escritas com letras iniciais maiúsculas; O que tem de comum entre as colunas Nomes de objetos e Nomes de animais? Por que isto acontece?, espera-se que as crianças identifiquem que as palavras destas duas colunas devem ser escritas com letras iniciais minúsculas. Corrija ou reforce as hipóteses levantadas pelas crianças.
- Por fim, questione: Além de nomes de pessoas e nome de lugares, onde devemos usar letra inicial maiúscula?. Espera-se que as crianças relembrem que as letras maiúsculas também devem ser utilizadas em início de frase. Caso nenhuma criança diga ao grande grupo essa utilização, diga uma frase e, trabalhando oralmente, pergunte: Se utilizássemos a letra cursiva para escrever a frase que acabei de pronunciar, há alguma palavra que deveria ser escrita com letra inicial maiúscula? Qual?, espera-se que as crianças consigam identificar que, além da utilização da letra maiúscula em início de nomes próprios, fazemos isso na primeira letra da primeira palavra de um texto escritos.
Materiais complementares: Dinâmica de introdução: clique aqui; fichas com os nomes dos estudantes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Não é necessário apresentar este slide às crianças.
- O desenvolvimento será dividido em duas etapas: Na primeira, cada criança construirá um texto individualmente, usando temas sorteados (como, por exemplo, Nome de objeto, Nome de animal, Nome de pessoa, Nome de um país ou cidade, escolhendo da forma que preferir, uma palavra para cada tema (palavra esta que deverá ser inserida em seu texto escrito). Para trabalhar a questão da letra maiúscula no início de frases, é necessário orientar a construção de um texto com no mínimo duas frases; por outro lado, para que o estudante revisor não fique sobrecarregado, diga às crianças que elas deverão escrever no máximo cinco frases. Além disso, para que os textos sejam bem construídos, peça para que, antes da escrita, as crianças reflitam sobre as cinco perguntas que norteiam a elaboração de uma frase completa (1. Quem? 2. O quê? (Fez o quê?) 3. Quando? 4. Por quê? 5. Onde?) não necessariamente nesta ordem. Você pode escrever estas perguntas norteadoras no quadro, para que durante o momento de produção textual, as crianças tenham acesso a elas. Na segunda etapa do desenvolvimento, cada estudante revisará o texto de um colega, observando se ele utilizou corretamente as letras maiúsculas e minúsculas.
- Explique a atividade para as crianças: Na atividade que passarei, vocês deverão construir um pequeno texto utilizando três temas que sortearão do pote que passarei nas carteiras. No pote há papéis escritos Nome de objeto, Nome de animal, Nome de pessoa, Nome de um país ou cidade, ou seja, os mesmos comandos que utilizamos na atividade realizada anteriormente. Se eu tirar do pote os papéis Nome de objeto, Nome de animal e Nome de pessoa, na minha história/no meu texto, eu precisarei colocar um objeto, um animal e uma pessoa. Posso escrever, por exemplo, Minha prima Izabel comprou uma bolinha para seu cachorro de estimação. Hoje vamos ao parque brincar com ele, notem que eu utilizei um objeto (bola), um animal (cachorro) e o nome de uma pessoa (Izabel) na minha história. Vocês farão a atividade em uma folha que entregarei, na questão número 1 deverão escrever os três temas sorteados e na questão número 2 deverão escrever a história. Depois que todos terminarem, quando eu pedir, trocarão a folha com o/a colega para fazermos a segunda parte da atividade. Portanto, agora, vocês farão apenas os números 1 e 2 da atividade”.
- Passe o pote pelos estudantes, solicitando que eles retirem apenas três papéis. Entregue a folha da atividade para que cada um já inicie a sua produção e, durante a primeira parte da atividade, observe se as crianças estão tendo dificuldades para a realização da proposta. Intervenha dando exemplos individualmente, caso haja necessidade.
- Para explicar a segunda parte da atividade, escreva no quadro o exemplo dado no início da primeira frase com alguns erros, como, por exemplo, Minha prima Izabel comprou uma bolinha para seu Cachorro de estimação. hoje vamos ao parque brincar com ele. Dê o comando: “Agora, na segunda parte da atividade, vocês deverão trocar a folha com o colega ao lado e ele deverá fazer a correção. Na frase escrita no quadro por mim, vocês conseguem identificar algum erro? Qual? Como deveriam escrever esta palavra? Por que está errada? (Espera-se que as crianças sejam capazes de identificar que na frase do exemplo dado, Minha e Hoje devem ser escritas com letras maiúsculas por estarem em início de frases e cachorro com letra minúscula por não ser um nome próprio.) Se aqui eu tirasse o nome cachorro e colocasse o nome Re’, nome que Izabel deu ao seu animal de estimação, a palavra deveria ser escrita com letra maiúscula ou minúscula? (Espera-se que as crianças notem que, neste caso, o nome do cachorro deve ser escrito com letra maiúscula). Na folha do colega, se houver alguma palavra que você acredite estar errada, você deve escrevê-la da forma que acredita estar correta em um dos espaços do número 4 da atividade, ou seja, vocês não deverão apagar o que o colega escreveu.
Materiais complementares:
Papéis temáticos: clique aqui..
Atividade: clique aqui..
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Ao terminarem a correção da atividade do colega, pergunte: Vocês gostaram de escrever os seus próprios textos? Acharam o texto do colega criativo? Tiveram mais dificuldades para criar um texto ou para corrigir o texto do outro? Escute as respostas das crianças e peça para devolverem a folha ao colega que escreveu o texto.
- As reflexões da etapa de fechamento serão direcionadas especialmente aos usos de letra maiúscula em início de frases. Para isso, faça duas colunas no quadro. Na coluna A deverão ser colocadas palavras utilizadas pelos estudantes em suas atividades que sempre deverão aparecer com letra inicial maiúscula (ou seja, os nomes de pessoas, países ou cidades), já na coluna B, deverão ser colocadas as palavras que apareceram com letra maiúscula devido ao contexto do texto criado (ou seja, as palavras que nos textos criados pelas crianças receberam letras maiúsculas apenas por iniciarem frases), enquanto uma criança dita a palavra que utilizou no texto, você deverá escrevê-la na coluna A ou B (como forma de garantir a participação da maior quantidade de estudantes durante a aula, você pode utilizar o pote com os nomes das crianças usado na etapa de introdução para sortear dois alunos que não participaram naquele momento de forma mais ativa, para, agora, lerem algumas palavras utilizadas em suas produções que você deverá inserir em uma das colunas). Peça para que, ao falar a palavra, as crianças digam em qual coluna você deverá alocá-la.
- Dê as orientações necessárias: Agora, vou sortear 2 crianças para me ajudar a completar as colunas A e B utilizando as palavras que fazem parte de seus textos. No quadro há a coluna A e a coluna B. Esses estudantes que sortearei deverão falar palavras de seus textos que sempre iniciam com letra maiúscula para que eu possa preencher a coluna A, logo depois eles deverão falar palavras do texto que criaram que levam letras maiúsculas apenas por terem aparecido no início das frases do texto que criaram, enquanto eu preencho a coluna B. Olhem a frase que criei (mostrando no quadro) Minha prima Izabel comprou uma bolinha para seu cachorro de estimação. Hoje vamos ao parque brincar com ele., Quais são as palavras deste texto que sempre levam letra maiúscula? Quais são as palavras deste texto que só levam letra maiúscula por iniciarem uma frase? (Espera-se que as crianças digam que no exemplo dado somente Izabel é sempre escrito com letra maiúscula por ser o nome de uma pessoa e que Minha e Hoje só são escritas desta forma por estarem no início de frase).
- Posteriormente, pergunte ao grande grupo: Os colegas sugeriram as palavras de forma correta?; Há algo incorreto? Como podemos corrigir?. Espera-se que as crianças sejam capazes de corrigir as palavras, caso alguma esteja localizada na coluna incorreta. Recolha as atividades para uma correção mais minuciosa.
Materiais complementares: Atividade: clique aqui..
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Formulários (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Docs (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Elabore a tabela apresentada no slide 3 em um arquivo no Google Docs.
Combine com as famílias um horário para realizar esta tarefa coletivamente através do Google Meet, compartilhando o arquivo com a tabela previamente elaborada. Considerando a possibilidade da realização desta aula de forma síncrona, você pode dedicar mais tempo a esta atividade e propor a participação de todas as crianças na escrita das palavras.
Caso não seja possível, envie antecipadamente por WhatsApp um modelo da tabela, solicitando às crianças que a copiem no caderno. Faça uma chamada de vídeo em grupo pelo WhatsApp Web e proponha a realização da tarefa, solicitando a algumas crianças que preencham a tabela em seus cadernos, conforme orientado no plano, e apresentem ao grupo através do vídeo.
Desenvolvimento
Faça o sorteio pelo WhatsApp. Enumere os itens apresentados no plano (Nome de pessoa, Nome de país ou cidade, Nome de objeto e Nome de animal), porém, não divulgue ainda para as crianças. Peça que cada criança lhe envie uma mensagem com dois ou três números de 1 a 4. Envie os itens enumerados para as crianças visualizarem os temas que cada uma deverá contemplar na sua produção escrita, e anote-os em separado para que você possa fazer o acompanhamento posterior.
Crie um formulário no Google com os dados do material complementar 2 (campo para o registro dos temas sorteados; campo para a redação do texto e campo para o registro da revisão). Você pode abrir uma seção para cada criança.
Envie as orientações para a escrita do texto através de áudio ou vídeo pelo WhatsApp, juntamente com o link para o formulário. Combine uma data para a conclusão da etapa de redação.
Após a redação, grave outro áudio ou vídeo com as orientações para a revisão do texto do colega e informe, por escrito, qual será o texto que cada criança revisará. Atente para as orientações propostas nesta etapa do plano. Combine uma data para a conclusão desta etapa.
Fechamento
Selecione poucos textos para esta etapa (considere as características de sua turma para esta seleção).
Combine com as famílias um horário para realizar esta tarefa coletivamente através do Meet, compartilhando o arquivo com a tabela previamente elaborada e a tela com os textos selecionados.
Caso não seja possível, fotografe os textos selecionados, envie às crianças por WhatsApp e grave um áudio com as orientações para que elas identifiquem as palavras de acordo com a proposta do plano. Solicite o auxílio da família nesta etapa. Finalize com uma chamada de vídeo em grupo pelo WhatsApp Web para fazer as reflexões orientadas no plano.
Convite às famílias
Nem sempre as crianças estão dispostas a realizar as tarefas escolares, seja por cansaço, seja por outro motivo. Nesses momentos, jogar Stop Falado em família é uma boa alternativa para fazer uma pausa e continuar a estudar ao mesmo tempo! O jogo acontece assim: uma pessoa recita mentalmente o alfabeto e, em dado momento, outra pessoa fala “Stop” em voz alta. Todos os participantes devem falar uma frase que tenha uma palavra com essa letra inicial maiúscula e uma frase que tenha essa palavra com a letra inicial minúscula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Corrigindo um texto: Letra maiúscula ou minúscula?
Finalidade da aula: Espera-se que cada estudante revise, em um texto escrito pelo colega, os usos das letras maiúsculas e minúsculas.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP01
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Materiais necessários: Quadro/projetor; pincel/giz; três potes para serem utilizados na etapa de introdução (um contendo fichas com os nomes dos estudantes; um contendo os comandos “Nome de país ou cidade”, “Nome de pessoa”, “Nome de objeto” e “Nome de animal” (este pote será reaproveitado na etapa Desenvolmento com mais fichas dos mesmos comandos) e um contendo as letras do alfabeto; dinâmica de introdução, disponível aqui; e atividade de desenvolvimento, disponível aqui.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula e dificuldades de compreender a utilização da letra maiúscula no início de frases em nomes comuns.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao. Acesso em: 28 de outubro de 2018.
Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico. Acessoem: 28 de outubro de 2018.
FREY-STREIFF.;M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In:SINCLAIR,H.(org) A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, p.125-168, 1990.