Atividade para impressão - Dinâmica de introdução - LPO2_13ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Corrigindo um texto: Letra maiúscula ou minúscula?
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Materiais necessários: Quadro/projetor; pincel/giz; três potes para serem utilizados na etapa de introdução (um contendo fichas com os nomes dos estudantes; um contendo os comandos “Nome de país ou cidade”, “Nome de pessoa”, “Nome de objeto” e “Nome de animal” (este pote será reaproveitado na etapa Desenvolmento com mais fichas dos mesmos comandos) e um contendo as letras do alfabeto; dinâmica de introdução, disponível aqui; e atividade de desenvolvimento, disponível aqui.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula e dificuldades de compreender a utilização da letra maiúscula no início de frases em nomes comuns.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao. Acesso em: 28 de outubro de 2018.
Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico. Acessoem: 28 de outubro de 2018.
FREY-STREIFF.;M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In:SINCLAIR,H.(org) A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, p.125-168, 1990.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia ou projete o tema da aula para a turma.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA