Plano de aula: Formação de palavras

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se faz uma palavra?

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as possibilidades de formação de palavras, excluindo, substituindo ou acrescentando sílabas iniciais, mediais ou finais.

Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.

Materiais necessários: cópias do texto “A casa e o seu dono”, de Elias José, lápis, borracha, caderno, piloto e quadro.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabetizados ou silábico-alfabetizados poderão ter mais dificuldade para substituir as sílabas mediais. Poderão, também, criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em 25 de setembro de 2018.

MORAIS, A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema desta aula explicando que as palavras podem se transformar em novas palavras mudando apenas algumas sílabas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA