Plano de Aula

Plano de aula: Como se formam as palavras?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Removendo e substituindo sílabas

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Descrição

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a possibilidade de segmentar palavras em sílabas, removendo e substituindo sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo das frutas: https://learningapps.org/37290584

  • Materiais diversos:
    Atividade para impressão “Na Ilha das Frutas” disponível aqui. Resolução da atividade como apoio para o professor, disponível aqui. Lápis, borracha, lápis de cor, quadro do professor e projetor de slides. Sílabas para serem impressas e usadas durante a correção feita no cartaz, disponíveis aqui. Sugestão de texto e montagem do cartaz, disponível aqui. Cartolinas, pincel atômico para a confecção do cartaz.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Através da leitura de um texto, analisar algumas palavras destacadas e perceber a possibilidade de segmentação silábica bem como criar novas palavras a partir da manipulação e combinação das sílabas.

Competências gerais

5. Cultura digital

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a possibilidade de segmentar palavras em sílabas, removendo e substituindo sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Dificuldades antecipadas: Não conseguirem compreender a segmentação das palavras em sílabas ou não fazerem as junções silábicas necessárias para a formação de novas palavras.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 10 min

Como se formam as palavras?

Leia o tema da aula para as crianças e explique que na aula de hoje vão analisar as partes de que são feitas as palavras.

As partes que são feitas as palavras!

Forme duplas produtivas, levando em consideração a hipótese de escrita dos alunos, deixando sempre alunos em hipótese de escrita diferentes juntos, de modo que um possa auxiliar o outro na leitura de palavras e na sistematização das descobertas.

Escreva no quadro duas palavras que se iniciam com a mesma sílaba. Podem ser nomes de alunos como CAMILA e CAROLINA, MARIA e MATEUS, ou a sugestão: MAÇÃ e MARACUJÁ.

Pergunte às crianças se elas percebem alguma semelhança na escrita dessas palavras. Ouça suas hipóteses e escreva algumas delas no quadro. Se preciso, encoraje-as.

- Que sequência de letras temos nesta palavra que também encontramos na outra?

Espera-se que as crianças percebam que M e A aparecem no início das duas palavras na mesma sequência.

- E elas estão na mesma ordem nas duas palavras, certo?

Essa pergunta pode contribuir para que crianças que ainda não estejam no nível alfabético, avancem em suas hipóteses e participem da análise, ouvindo o que os colegas tem a dizer, confrontando suas percepções com várias outras.

- Vocês acham que isso é comum? Encontrarmos as mesmas letras na mesma ordem, em palavras diferentes? Por que será?

Espera-se que dentre as hipóteses levantadas, algumas crianças tenham percebido que essas letras, nesta ordem, representam um som, que é o mesmo som inicial nas duas palavras. Caso essa questão não seja levantada, prossiga indagando.

- Vamos falar em voz alta as duas palavras? MAÇÃ - MARACUJÁ. Tem algum som semelhante nas duas palavras? Foi no início ou no fim da palavra? Se foi no início, será que tem relação com a sequência de letras iguais?

Espera-se que as crianças cheguem à conclusão de que há esta relação e a indagação pode contribuir nos casos em que alguma criança estiver na hipótese de escrita pré-silábica, silábica sem valor ou silábica com valor convencional, ajudando-a a perceber que a escrita está diretamente ligada ao som da fala e que para conseguirmos alguns sons, precisamos de mais de uma letra.

Escreva a sílaba que se repete, mas agora de forma isolada. Seguirei com o exemplo das frutas e caso escolha outras palavras, pense em um repertório maior de palavras com a sílaba a ser destacada. Faça perguntas para que as crianças percebam que as sílabas são formadas por letras organizadas em determinadas ordens para conseguirmos determinados sons.

- Como vocês perceberam, foram essas letras que se repetiram e nessa ordem. Qual é o som dessas letras quando as lemos juntas?

- Muito bem, é MA. Vocês sabem como se chamam esses pedacinhos das palavras que são formadas por uma ou mais letras? Quando juntamos, por exemplo, a letra M com a letra A e fica MA, ou M com E e fica ME, M com I, M com O, M com U?

Se necessário escreva no quadro as sílabas e as leia. É altamente provável que ao menos uma criança se lembre que denominamos essas partes de sílabas, pois já trabalhamos com a formação de sílabas desde o início da alfabetização. Se nenhuma delas se lembrar, você pode dizer a nomenclatura para eles.

- Quando nós falamos uma palavra, seja pequena ou grande, nós precisamos abrir a boca para emitir os sons. Quando nós falamos uma palavra devagar, acabamos por falar ela em pedacinhos, pois cada vez que movimentamos os lábios emitimos um som diferente, uma parte da palavra, e fica mais fácil de distinguir as sílabas que são cada uma dessas partes. Vamos tentar com a palavra MAÇÃ?

Fale devagar MA-ÇÃ contando nos dedos ou batendo palmas a cada sílaba emitida.

- Quantas sílabas temos em maçã? Muito bem, temos duas sílabas. Vou escrever essas sílabas dentro de quadradinhos para que possamos visualizar melhor.

- E a primeira sílaba, MA, é a mesma sílaba que temos em MARACUJÁ. O som é igual, não é mesmo?

- Agora vamos voltar a olhar somente para a sílaba MA. Alguém consegue se lembrar de mais palavras que têm essa sílaba?

Deixe que as crianças falem de 2 a 3 palavras que comecem com MA, fale as palavras silabando-as oralmente e contando nos dedos, depois as escreva no quadro, separando-as em sílabas, destacando a sílaba analisada.

- Essa sílaba MA não precisa estar só no início da palavra. Por exemplo, no nome da parte amarela do ovo, como chama, mesmo? Isso mesmo, em gema, ela está no início ou no final? Muito bem, no final.

- E na palavra AMARELO? Está no início, no meio ou no final?

Se preciso, fale mais pausadamente para que fique claro para as crianças que há sílabas/sons emitidos antes de MA e depois de MA.

- Vamos falar essas palavras e tentar separá-las em sílabas contando os sons nos dedos? Para isso, precisamos falar as partes da palavra mais devagar. GE-MA. Duas sílabas. Vou escrever no quadro, dentro de quadradinhos novamente, para que vocês compreendam bem como podemos dividir as palavras em sílabas.

- A-MA-RE-LO tem três sílabas.

Escreva no quadro, dentro de quadradinhos.

- Vocês perceberam que a primeira sílaba de amarelo só tem uma letra? É uma vogal ou consoante?

- Em todas essas palavras que escrevi no quadro, dentro de quadradinhos, você vai encontrar pelo menos 1 vogal, pois todas as sílabas precisam de uma vogal. Vamos relembrá-las? A-E-I-O-U. Em algumas palavras elas podem ter acentos, não é mesmo? Em MAÇÃ temos o til para que o A fique com som de Ã.

Explique que na atividade principal desta aula, eles vão analisar algumas palavras e as sílabas delas, pois pode-se analisar e brincar com as sílabas das palavras como já fizeram ao se lembrarem de mais palavras que tenham a sílaba MA.

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